5 ações que você precisa evitar para preservar a saúde auditiva

A Organização Mundial de Saúde (OMS) divulgou em 2021 em seu Relatório Mundial Sobre Audição que o número de pessoas que sofrem com a perda auditiva tende a aumentar muito nos próximos anos. Estima-se que até 2050 aproximadamente 2,5 bilhões de pessoas tenham algum grau de perda de audição.

As causas que podem levar a esse cenário, entretanto, podem ser prevenidas com a adoção de hábitos de vida mais saudáveis. No artigo de hoje, trazemos a você 5 ações que devem ser evitadas para cuidar da sua saúde auditiva.

1. Abusar dos fones de ouvido

O primeiro hábito que costuma ser reproduzido por grande parte da população é a utilização frequente de fones de ouvido. Abusar do uso desse dispositivo eletrônico, ficando muito tempo com ele conectado aos ouvidos, pode ser muito prejudicial para a saúde auditiva.

Além do tempo de uso, a altura em que o som é reproduzido também é outro fator que interfere na saúde dos ouvidos. Há um volume seguro em que a reprodução do som não deve passar de 75 decibéis. Isso quer dizer que se a pessoa ao seu lado consegue ouvir o que você está escutando em seus fones, provavelmente você esteja acima do volume indicado.

2. Esquecer as consultas de rotina

O check up tem a importante missão de verificar como anda a saúde. Essa ação é fundamental para prevenir possíveis complicações aos ouvidos e para diagnosticar precocemente qualquer problema. Isso diminui muito a possibilidade de se ter uma perda auditiva, uma vez que o tratamento é iniciado mais cedo.

Para usufruir desse benefício, contudo, é necessário não se esquecer de agendar uma consulta de rotina com um especialista. Essa frequência pode variar a cada 6 meses, 12 meses ou o tempo que for indicado pelo médico. Depende muito da idade e da necessidade de cada um. Lembrando que também não é indicado usar qualquer tipo de remédio sem a prescrição de um profissional capacitado.

3. Usar cotonete da forma errada prejudica a saúde auditiva

Outra ação corriqueira que deve ser evitada para que a saúde dos ouvidos seja preservada é usar o cotonete de forma errada. Embora muitas pessoas não saibam, não é correto introduzir a haste flexível dentro do ouvido.

Essa atitude pode ter como consequência danos aos ouvidos. Dependendo do quão profundo o cotonete for inserido, pode ocasionar uma perfuração do tímpano. Além disso, esse movimento tende a retirar a cera que protege o canal auditivo ou empurrá-la para dentro, podendo ter uma infecção como consequência.

4. Expor os ouvidos a ruídos altos sem proteção

A quarta situação que deve ser evitada para cuidar da saúde auditiva é a exposição intensa a ruídos. Essa condição pode levar a perda auditiva induzida por ruído (PAIR) e costuma ser frequente no Brasil. Ela atinge principalmente pessoas que trabalham em ambientes com um volume elevado.

Apesar disso, o ruído alto, como o de uma caixa de som, também pode ser bastante prejudicial. Para evitar que os ouvidos sejam atingidos pelo volume elevado, é indicado o uso de protetores auriculares.

5. Falar muito tempo ao celular pode prejudicar a saúde auditiva

O telefone celular é o companheiro da maioria das pessoas hoje em dia. Com o avanço da tecnologia, ele tem facilitado a vida de muita gente. Entretanto, o seu uso em excesso e de forma constante pode ser prejudicial para os ouvidos.

Isso porque sempre que uma ligação é feita, ela expõe o canal auditivo as ondas eletromagnéticas. Com o passar dos anos isso pode levar a problemas de audição. Por isso, maneirar no uso dos celulares é uma prevenção que vai se refletir em uma melhor qualidade de vida no futuro.

A audição é um dos sentidos dos seres humanos. Quando ela fica prejudicada, a qualidade de vida e o bem-estar são comprometidos. Por isso, é necessário cuidar com carinho da saúde auditiva. As ações que citamos hoje são hábitos corriqueiros, que devem ser diminuídos e, sempre que der, evitados.

A perda auditiva decorrente de hábitos ruins pode acontecer lentamente. Para que ela não se agrave, é preciso cuidar com atitudes prejudiciais aos ouvidos. E agora que você já sabe o que é necessário para preservar a saúde dos ouvidos, que tal aprender um pouco mais sobre o assunto? Confira aqui o post especial sobre os tabus que envolvem a perda de audição.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

M

Onde você está?

Dessa forma você terá acesso aos produtos e serviços da sua região.

M

Localizando...

Unidade mais próxima

Agendar Teste Gratuito