FALTAM R$ 199 PARA O FRETE GRÁTIS
Ouvido abafado

Você já sentiu o seu ouvido abafado? Uma das situações mais comuns que podem causar essa sensação é quando subimos a serra e mudamos de altitude. Grande parte da população já experimentou essa nada agradável sensação de estar com os ouvidos tapados.

Além da troca de pressão atmosférica, que pode ser resolvida com movimentos mandibulares ao abrir e fechar a boca ou mascar chicletes, existem ainda muitas outras causas que podem resultar no abafamento do ouvido. No post de hoje vamos trazer as 5 principais e mostrar os tratamentos recomendados para cada uma delas.

1. Excesso de cera é uma das principais causas

Isso mesmo! O ouvido abafado muitas vezes ocorre devido ao acúmulo de cera. Esse elemento é importante para a saúde auditiva, pois impede que microrganismos como bactérias entrem nos ouvidos. Apesar da proteção, a grande quantidade de cera também pode abafar o som, causando a sensação de ouvido entupido.

Nesse caso, o tratamento indicado é a consulta com otorrino para que o médico especialista possa realizar a limpeza de forma adequada e com segurança. Não é indicado utilizar cotonete na parte interna, pois ele pode empurrar mais a cera para dentro e machucar os ouvidos.

2. Tenha atenção a uma possível obstrução do tímpano

Outro problema frequente que pode deixar o ouvido abafado é a obstrução do canal de audição, mais precisamente do tímpano. Ela pode acontecer devido à inserção do cotonete e o desprendimento do algodão em uma área mais profunda do ouvido. Crianças também podem colocar de modo intencional algum objeto por brincadeira e acabar causando a obstrução.

O indicado nessa situação também é procurar auxílio médico para que aquilo que estiver obstruindo o tímpano seja removido com segurança. Tentar retirar pode causar o efeito contrário, empurrando mais para dentro.

3. Evite ao máximo as otites e inflamações

A otite diz respeito a uma infecção no sistema de audição e é uma das causas do ouvido abafado. Essa sensação acontece, pois a inflamação do canal auditivo faz com que o som não passe facilmente, podendo fazer a pessoa sentir o ouvido entupido. Outros indícios de infecção são: dor, febre, coceira e calor na orelha.

O ouvido abafado em decorrência da otite é outro caso em que é necessário consultar um especialista. É necessário que a causa da infecção seja tratada, e como os motivos são muitos, somente um médico pode dar o diagnóstico e o tratamento correto.

4. Bruxismo tem relação com ouvido abafado

A ação de ranger os dentes, popularmente conhecida como bruxismo, pode ser uma das causas do ouvido abafado. Esse movimento mandibular pode afetar o bom funcionamento do sistema de audição, levando ao entupimento.

O tratamento deve ser realizado em conjunto com um médico otorrino, que avalia e cuida da parte auditiva, e um dentista, que deve tratar a causa do bruxismo a fim de cessar o problema.

5. Acúmulo de água é muito prejudicial

Por fim, outra grande causa de ouvido abafado é o acúmulo de água. Com a chegada do verão, é necessário redobrar os cuidados com os banhos de mar e piscina. Caso a água entre no ouvido e não saia, há grandes chances de se ter uma infecção, causando o abafamento.

A prevenção para que isso não aconteça é usar tampão nos ouvidos. Já o tratamento consiste em secar bem os ouvidos a cada banho ou exposição à água para manter a região seca. Além disso, sempre que o ouvido ficar entupido durante um banho, é necessário inclinar a cabeça e balançar para baixo, para que a água acumulada escorra.

O ouvido abafado pode prejudicar a audição e trazer grandes desconfortos. Por isso, sempre que essa condição surgir, é necessário identificar a sua causa para que o tratamento mais adequado possa ser realizado.

Achou útil esse conteúdo sobre ouvido abafado e seus tratamentos? Para não perder nenhuma postagem, siga as nossas páginas no Facebook, Instagram e Youtube e fique por dentro de tudo o que diz respeito à saúde auditiva!

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

M

Onde você está?

Dessa forma você terá acesso aos produtos e serviços da sua região.

M

Localizando...

Unidade mais próxima

Agendar Teste Gratuito
M

Informe seus dados para iniciar seu atendimento.