7 dicas aparelhos auditivos

Você sabia que existem cuidados essenciais para que os usuários de aparelhos auditivos possam aproveitar o verão de forma segura? Isso se deve ao fato de que os aparelhos auditivos são maravilhas tecnológicas e, portanto, nos ambientes de praia e piscina demandam atenção extra. Neste artigo você vai conhecer 7 coisas que você precisa saber para garantir a durabilidade e não danificar os aparelhos auditivos na temporada de verão. Confira!

1. Nunca molhe ou se banhe com os aparelhos auditivos

Hoje em dia, a maioria dos modelos de aparelhos auditivos contam com certificação de resistência à água. Porém, isso não quer dizer que eles podem ser submetidos a banhos de chuveiro ou de imersão como em piscinas, banheiras e até mesmo banho de mar. A questão é que esses banhos envolvem um alto risco para o aparelho e por isso não são recomendados.Para você ter uma ideia, no chuveiro, por exemplo, além da água caindo, há a utilização do shampoo e outros produtos com composição química que podem danificar o aparelho. Da mesma forma, na praia, a maresia e água salgada e até mesmo o suor em excesso (que também contém sal) podem oxidar o aparelho auditivo. E em relação à piscina existe o cloro na água, que também é prejudicial.

Assim, não há contra indicação no que diz respeito a estar no ambiente da piscina ou mesmo ir à praia. O que não se pode fazer é molhar, mergulhar ou tomar banho com o aparelho auditivo.

2. Atenção ao suor

O suor excessivo, como já mencionamos, pode se infiltrar no aparelho auditivo e causar danos em suas funcionalidades. Nesse sentido, uma alternativa indicada é o uso do desumidificador para aparelhos auditivos, acessório essencial, que pode ser encontrado na versão elétrica ou com sílicas em gel. É, sem dúvidas, muito importante para aumentar a vida útil do aparelho auditivo e garantir a saúde dos ouvidos do usuário.

3. Use o desumidificador eletrônico

Então, conforme já explicamos, depois desse contato do aparelho com o suor e a umidade, principalmente em ambientes de praia e piscina, é necessário colocar o aparelho no desumidificador e fazer a sua desumidificarão de maneira adequada, evitando assim que o seu funcionamento seja afetado.

Você vai perceber que toda a umidade, mal cheiro e até possíveis bactérias que estejam presentes no aparelho auditivo serão removidos. Ao final, seu aparelho estará seco e em perfeito estado de funcionamento. Essa higienização é fundamental para garantir a durabilidade do aparelho auditivo.

4. Proteja os aparelhos auditivos da exposição solar extrema

Essa é outra dica valiosa. Para preservar o funcionamento dos seus aparelhos auditivos, procure mantê-los longe do calor. Você também deve atentar para nunca os deixar em lugares onde exista exposição solar extrema. E lembre-se também de retirar seus aparelhos auditivos antes de fazer sauna.

5. Limpeza diária

Uma boa limpeza é sempre bem-vinda quando se trata de aparelhos auditivos. Isso porque, o excesso de cerume também interfere no bom funcionamento do dispositivo e pode ocasionar a diminuição da amplificação do som no aparelho.

Para prevenção desse problema também recomendamos visitas constantes à sua (ou seu) fonoaudióloga(o) especialista. Isso significa uma consulta a cada seis meses. Lembrando que para o caso de produção de cera acentuada, as visitas devem ser feitas com maior frequência.

6. Evite quedas

Ao retirar seus aparelhos auditivos para ir nadar, por exemplo, redobre a atenção para evitar as quedas, visando ao seu perfeito funcionamento e durabilidade. Recomendamos que você opte por fazer isso em locais bem iluminados e com superfícies macias ou que não apresentem muito risco de acidentes. Tenha em mente ainda que a embalagem original é o melhor lugar para guardar seus aparelhos.

7. Xô, otite!

Os aparelhos auditivos precisam estar em dia. E os seus ouvidos também! No verão é muito comum a incidência de otites. Esse tipo de inflamação no canal auditivo tem como causa, na maioria dos casos, os germes e fungos presentes na água. Por isso é fundamental secar bem os ouvidos regularmente, apenas com a ponta de uma toalha macia, e se identificar sintomas, procurar um especialista para tratamento rápido e adequado.

Por fim, outro ponto muito importante: nunca use cotonetes para secar ou limpar os ouvidos, além de machucar a delicada pele do canal auditivo, eles podem empurrar a cera ainda mais. Fique atento!

Como vimos ao longo deste artigo, a manutenção do aparelho, principalmente no verão, precisa ser diária e o acompanhamento com fonoaudiólogo também é muito relevante. Na Comunicare você esclarece essas e muitas outras dúvidas, além de contar com atendimento especializado, realizado por um time de fonoaudiólogos de ponta. Agende agora mesmo um atendimento sem compromisso, nossa equipe está aqui para ajudar.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

M

Onde você está?

Dessa forma você terá acesso aos produtos e serviços da sua região.

M

Localizando...

Unidade mais próxima

Agendar Teste Gratuito