FALTAM R$ 199 PARA O FRETE GRÁTIS

A música costuma nos acompanhar a todo momento: no deslocamento de ônibus ou de carro, em caminhadas/exercícios, na limpeza da casa, em um encontro com os amigos, ao relaxar na praia, etc. Essa ação é uma prática cotidiana, presente na vida de praticamente toda a população.
O que muitos não sabem é que o som da música está diretamente ligado ao nosso cérebro e pode trazer muitos benefícios. Se você tem curiosidade sobre o assunto, este post é para você! Nele falaremos sobre como a música afeta o nosso cérebro e as nossas emoções. Acompanhe!

Como o cérebro se comporta quando ouvimos música?
Quando ouvimos música, a audição e o processamento do som pelo cérebro são diferentes de quando escutamos algum barulho ou conversamos. No caso da música, o cérebro reconhece a harmonia dos sons captados e deixa em estado de alerta todas as suas regiões.
Dentro do córtex auditivo há uma área específica que consegue identificar somente sons provenientes das músicas. A partir disso, as outras regiões cerebrais são ativadas para analisar o ritmo, o volume do som, o timbre e todas as características que envolvem as canções.
Além do processamento do som musical em si, as partes do cérebro responsáveis pelas emoções, memória, movimento também trabalham durante todo o processamento auditivo da música. Isso faz com que o som musical, ao ser escutado, provoque diferentes reações que podem estar ligadas a sentimentos, boas memórias, lembranças de pessoas ou momentos, relaxamento, etc.
Diversos estudos indicam que esse conjunto de acontecimentos provenientes da captação do som cantado torna a música um importante aliado da saúde mental, trazendo emoções positivas e fazendo com que ela tenha o poder de alterar o nosso estado de espírito.

Quais os benefícios de ouvir música?
Além de manter em equilíbrio a saúde mental, ouvir música também traz inúmeros outros benefícios para o ser humano, ligados principalmente a sensações positivas. A seguir destacamos alguns dos principais.

Melhor humor
Uma das reações do cérebro quando o ser humano ouve músicas que gosta é a liberação de dopamina. Esse neurotransmissor é responsável por promover sensação de bem-estar e prazer, melhorando o humor e deixando as pessoas mais felizes.

Diminuição do estresse
Outro benefício que a música proporciona a partir da liberação da dopamina e das respostas psicofisiológicas que o cérebro transmite ao ouvi-la é a redução do estresse. Ritmos mais relaxantes e lentos são ótimos para ajudar a acalmar a mente e aflorar bons sentimentos.

Aumento da motivação para exercícios
Quem nunca colocou um som alto para se animar durante o treino? A música é uma grande aliada daqueles que praticam exercício físico. Ao colocar uma música que gosta durante o treino é possível seguir um ritmo, ajudando a manter a intensidade. Além disso, a percepção de esforço é diminuída por meio da liberação dos hormônios que trazem satisfação e bem-estar.

É possível ouvir música com aparelho auditivo?
Uma das principais dúvidas de quem usa aparelho auditivo é se é possível aproveitar todos os benefícios de se escutar música, mesmo fazendo o uso de aparelho auditivo. A resposta é sim, é possível! Atualmente, existem aparelhos de última geração que se conectam com dispositivos eletrônicos e transmitem os sons musicais de forma clara e com o mínimo de ruídos.
Ouvir música é uma das atividades de lazer preferida de muitas pessoas. Além disso, como vimos, ela está presente em diversos momentos da nossa vida. Qualquer pessoa pode ter a música como aliada em seu cotidiano, até mesmo aquelas que sofrem com algum grau de perda de audição.

Gostou de saber um pouco mais sobre como as canções afetam as emoções, o humor e os sentimentos? Compartilhe conosco como a música melhora o seu estado de espírito deixando um comentário neste post!

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

M

Onde você está?

Dessa forma você terá acesso aos produtos e serviços da sua região.

M

Localizando...

Unidade mais próxima

Agendar Teste Gratuito
M

Informe seus dados para iniciar seu atendimento.