Conheça 6 acessórios para aparelhos auditivos

Os acessórios para aparelho auditivo são soluções para problemas que afetam o cotidiano de quem ainda sofre com a perda de audição, mesmo fazendo uso do aparelho.

Quem convive com pessoas que passam por essa situação sabe que é triste vê-las se isolarem em meio a conversas e não quererem mais sair de casa. A perda da audição vem acompanhada de uma vergonha por não entender mais tudo o que está sendo dito, o que só piora quando é necessário pedir para alguém repetir uma fala.

Contratempos desse tipo já demonstram a importância dos acessórios para aparelho auditivo. Para entender melhor as vantagens desses itens e conhecer os principais acessórios do mercado, continue a leitura abaixo!

A importância dos acessórios para aparelho auditivo

É normal que o paciente, depois de começar a fazer uso do aparelho auditivo, apresente algumas queixas específicas ao seu fonoaudiólogo e também procure meios de fazer a manutenção do seu equipamento. É para essas requisições que servem os acessórios para aparelho auditivo.

O acessório é uma segunda solução à perda da audição. A primeira é o próprio aparelho auditivo, que capta o som externo por meio do microfone e, depois de converter as ondas sonoras em sinais elétricos, envia-o para o amplificador. Em seguida, o amplificador envia os sinais para o ouvido pelo receptor. Tudo isso acontece simultaneamente dentro do aparelho.

Nesse contexto, a função dos acessórios é melhorar a experiência de quem já utiliza o aparelho, potencializar o uso do equipamento e garantir o seu máximo desempenho. É dessa forma que problemas persistentes do dia a dia desaparecem de vez; como ligar a TV e sentir os ruídos incomodarem a audição.

Os 6 principais acessórios para aparelhos auditivos

Os acessórios são itens fundamentais para quem quer fazer a manutenção do aparelho auditivo e melhorar o seu desempenho. Saiba como eles funcionam a seguir!

1. Desumidificador de aparelho auditivo

A umidade gera consequências ruins não só para o funcionamento do equipamento, mas também para o ouvido do paciente. A função do desumidificador é retirar a umidade acumulada dentro do aparelho auditivo e evitar a proliferação de bactérias decorrentes desse problema.

O desumidificador pode ser encontrado na versão elétrica ou com sílicas em gel. É, sem dúvidas, um acessório importante para aumentar a vida útil do aparelho e garantir a saúde dos ouvidos de quem usa o equipamento.

2. Bateria para aparelho auditivo

É importante que a bateria usada no aparelho tenha uma boa amplificação. Isso garante uma boa performance em todos os momentos do dia. O material deve garantir a qualidade da pilha, ter o selo de proteção triplo e não apresentar mercúrio (substância danosa ao meio ambiente).

3. Carregador de bateria

O carregador é uma alternativa interessante à compra frequente de novas baterias para o aparelho auditivo. Além de ser um gasto que pode pegar você de surpresa, o grande consumo de baterias não é uma prática a favor do meio ambiente. O descarte desse material exige uma série de cuidados para não contribuir para a poluição urbana.

Powered by Rock Convert

Por outro lado, estima-se que, com o uso do carregador, é necessário adquirir apenas duas baterias por ano. O carregador contribui para a natureza e é muito fácil de usar! Basta colocar o aparelho auditivo dentro do equipamento à noite e esperar, em média, 6 horas para voltar a usá-lo ao longo do dia.

4. Conector à TV para aparelho auditivo

Já existem acessórios que convertem o aparelho auditivo em um fone de ouvido sem fio para assistir à TV sem problemas sonoros. Ou seja, trata-se de um conector que transmite o som da TV diretamente no aparelho auditivo, de forma clara e limpa.

Esse acessório, geralmente, trabalha com conexão via bluetooth e garante a quem está usando o aparelho auditivo qualidade sonora para curtir seus canais favoritos.

5. Microfone sem fio

Os ruídos representam um dos grandes problemas de quem, mesmo com o aparelho, sofre com a perda de audição. O barulho dificulta a distinção dos sons e acaba comprometendo a participação em eventos, palestras e reuniões. São nessas ocasiões que o microfone que se conecta ao aparelho via bluetooth é um grande aliado.

O microfone se ajusta aos níveis de ruído do ambiente e dos interlocutores para entregar ao aparelho auditivo sons limpos e claros para o ouvinte. Dessa forma, os ruídos deixam de ser um problema na comunicação e a pessoa se vê livre para interagir e aprender.

6. Escova de limpeza para aparelho auditivo

A limpeza do aparelho auditivo deve acontecer todo dia para o prolongamento da vida útil do equipamento. Esse cuidado pode ser feito com um pano macio e seco, sem o uso de substâncias de limpeza, álcool ou qualquer líquido que possa gerar danos do aparelho.

Para tornar a limpeza mais eficaz, é recomendável o uso de uma escova específica, voltada para o aparelho auditivo. Essa escova apresenta cerdas maciais e compactas para limpar todas as partes do aparelho e eliminar qualquer resíduo presente.

A busca por informações sobre aparelhos auditivos

Encontrar as melhores sugestões para o dia a dia de quem usa aparelhos auditivos não é uma tarefa fácil. Apesar de a internet ser um mar de fontes e dicas, nem sempre vale a pena aderir ao que se vê pela frente.

É importante ir atrás de sites seguros e instituições sérias, comprometidas com informações de qualidade, principalmente quando se trata da saúde da audição. Ao se deparar com ofertas extravagantes e dados exagerados, desconfie.

No blog da Comunicare Aparelhos Auditivos, você encontra um acervo de conteúdos elaborados pensando em quem sofre com a perda auditiva. A empresa está no mercado desde 2004 e traz dicas e sugestões para melhorar a saúde auditiva das pessoas.

Os acessórios para aparelho auditivo são uma solução para quem sente dificuldade de assistir à televisão e conversar ao telefone, por exemplo, mesmo com o uso do aparelho. Como vimos, os acessórios atendem a queixas específicas e melhoram exponencialmente a experiência de quem usa aparelho auditivo.

Gostou das dicas? Para receber no seu e-mail mais informações sobre como cuidar da sua saúde auditiva, assine a nossa newsletter.

Sem comentários
Publicar um comentário
Name
E-mail
Website