FALTAM R$ 199 PARA O FRETE GRÁTIS

LIBRAS, ou Língua Brasileira de Sinais, é a maneira pela qual muitos deficientes auditivos se comunicam entre eles e com os outros indivíduos ao seu redor. Cada vez mais pessoas querem dicas para aprender LIBRAS online e, com isso, expandir o seu conhecimento geral e a sua comunicação.

Os cursos online, os aplicativos e os tutoriais em vídeo podem possibilitar uma grande variedade de alternativas para quem quer aprender o idioma. A principal vantagem disso é ter a oportunidade de estudar em casa, além de definir os seus próprios horários.

Se você quer conhecer alguns cursos de LIBRAS online e como aprender a linguagem de maneira fácil e prática, não perca o nosso post. Boa leitura!

Quais são os principais cursos de LIBRAS online?

Existem diversos cursos de LIBRAS online. Confira, a seguir, alguns deles.

1. Curso de LIBRAS básico online – Prime Cursos

Uma boa opção de curso de LIBRAS gratuito e online é o material disponibilizado pela Prime Cursos. Com ele, é possível aprender alguns tópicos, como:

  • o alfabeto manual e como usá-lo;
  • as categorias gramaticais e como são formadas as palavras em LIBRAS;
  • como as sentenças se estruturam;
  • como é a estrutura linguística em LIBRAS;
  • qual a diferença entre LIBRAS e a Língua Portuguesa.

O curso é introdutório e é ideal para quem trabalha ou convive com deficientes auditivos e profissionais e estudantes de Assistência Social, Pedagogia e Letras.

2. Curso de LIBRAS – USP

A USP (Universidade de São Paulo) oferece um curso de LIBRAS gratuito principalmente para os iniciantes. São oferecidas 10 videoaulas disponíveis na plataforma da universidade que podem ser baixadas no computador.

O criador pensou no curso a distância como uma maneira de as pessoas terem contato com a língua de sinais, com um conteúdo relacionado à surdez e com a cultura surda e a educação dos surdos, o que facilita a comunicação caso o indivíduo trabalhe ou conviva com alguém com deficiência auditiva.

O curso não precisa de vínculo ou cadastro com a USP, mas também não oferece certificado no final. Para ter acesso, visite a plataforma Stoa e confira o conteúdo.

3. Curso 99 sinais mais usados da LIBRAS – Universidade da LIBRAS

A Universidade da LIBRAS é uma plataforma direcionada para o ensino da linguagem de sinais. O 99 sinais mais usados da LIBRAS é voltado para os ouvintes que desejam aprender LIBRAS para se comunicar com os surdos.

O conteúdo é inicial, gratuito e recomendado, até mesmo, para quem já faz um curso de LIBRAS, pois é possível conhecer muitas coisas novas. No curso, são abordados frases, sinais e dicas de gramática.

4. Librazuka

O Librazuka é um aplicativo que foi desenvolvido por um grupo de estudantes. A ideia é simplificar a comunicação com indivíduos que apresentam deficiência auditiva. Com linguagem simples e conteúdo lúdico, o aplicativo auxilia na fixação das informações teóricas por meio de animações, jogos e exercícios.

O aplicativo apresenta módulos teóricos (gramática, números e alfabeto) e jogos que ajudam a fixar o conteúdo. Além disso, há dois dicionários (Configuração de Mão e Ordem alfabética) e opção com realidade aumentada.

Assim, ao posicionar a câmera do celular sobre uma imagem, é exibida uma animação 3D, que demonstra o gesto em LIBRAS para a palavra. O Librazuka pode ser baixado gratuitamente e está disponível para Android.

5. Hand Talk

O Hand Talk é um excelente aplicativo para quem deseja aprender LIBRAS online de maneira prática. Além de apresentar vários sinais, o app tem um tradutor de voz e texto para LIBRAS e conta com uma sessão de vídeos do Hugo, um intérprete virtual muito simpático da Hand Talk que auxilia a guiar o usuário.

É possível aprender vários termos, como sinais de saudação, cores, profissões, entre outros. O aplicativo pode ser utilizado como um tradutor de bolso. Ademais, existe uma plataforma educativa conhecida como Hugo Ensina. Nela, a pessoa acessa diversos vídeos que ensinam os sinais e expressões principais em LIBRAS para adultos e crianças.

Como aprender LIBRAS de maneira prática?

Após baixar os aplicativos ou inscrever-se em algum curso de LIBRAS online, é necessário aprender algumas dicas que podem ajudar você a entender melhor tudo que envolve essa forma de comunicação gestual.

Memorize os sinais

Uma das melhores maneiras para aprender LIBRAS é memorizando os sinais que serão usados durante a conversa e, para isso, basta fazer anotações. Assim, quanto mais palavras forem memorizadas, melhor será a fluidez da conversa.

Tente começar aprendendo os sinais mais comuns e simples e avance aos poucos, sempre retornando ao básico para que exista uma boa memorização. Além disso, faça desenhos de todos os sinais em um papel e escreva algumas informações úteis sobre eles, auxiliando na revisão e gravação dos dados.

Utilize músicas

Utilizar músicas e associá-las aos sinais é uma boa dica para o aprendizado de LIBRAS, já que isso pode ajudar bastante no momento de memorizar os códigos. Logo, tente escolher uma música da sua preferência para repeti-la diversas vezes, o que reforça a configuração e a memorização das mãos.

Esse processo de aprendizado é bastante utilizado nas escolas, pois, assim como em outros idiomas, o melhor jeito de aprender uma nova língua é aplicando o aprendizado em situações conhecidas. Logo, sempre que você escutar a música, se lembrará dos sinais, tornando tudo mais prático.

Tenha atenção com a configuração das mãos

Uma boa dica para aprender LIBRAS rapidamente é observar quem entende do assunto. Caso tenha alguma dúvida, pergunte e não se esqueça de praticar. Assim, é necessário prestar atenção para não errar nos sinais, pois muitos deles são parecidos.

Um professor especializado e capacitado poderá ensinar as melhores dicas para o aprendizado de LIBRAS e auxiliá-lo no processo, corrigindo possíveis erros. O mais importante é fazer a configuração das mãos de maneira correta desde o começo, pois, assim, fica mais fácil lembrar depois.

Como vimos, é muito importante aprender LIBRAS online para melhorar a comunicação com pessoas surdas. Por isso, não deixe de fazer os cursos e baixar aplicativos no celular. Além disso, para aprender LIBRAS de maneira prática, tente memorizar os sinais, use músicas e tenha cuidado com a configuração das mãos.

Gostou deste conteúdo e quer complementar a sua leitura? Então, saiba quando é possível fazer a reabilitação auditiva!

5 Comentários

  1. Nadjane Oliveira de Souza

    Gostaria dê aprender libras pois tenho que ler mais os lábios .Sé à pessoa falar pondo à mão na frente dos lábios ñ consigo entender direito. Ñ sou surda. Mas tenho essa dificuldade. Gostaria dê saber também sê pode fazer lavagem nó ouvido, tenho muita oleosidade e alergia nó próprio. Uma vez fiz e saiu muita cera.

    Responder
    • Comunicare

      Prezada Sra. Nadjane, boa noite! Tudo bem com você? Esperamos que sim.
      Obrigado pelo envio da sua mensagem.

      Veja em nosso artigo “Como aprender Libras online? Confira as nossas 5 dicas” nele tem dicas muito boas que irão lhe ajudar nesse processo de aprendizado.
      Quanto ao seu questionamento sobre “lavagem nos ouvidos” o recomendado é ser feita uma avaliação com um médico otorrinolaringologista para que ele possa verificar às necessidades desse procedimento e melhor lhe orientar.

      Obrigado pelo seu contato, ficamos à disposição.
      Atenciosamente, equipe Comunicare

      Responder
  2. Maria de Fátima Soares de Oliveira

    Sou auditiva com grau severo disacusia mista gostaria de aprender libras não consigo ouvi nada Nei som

    Responder
    • Comunicare

      Prezada Sra. Maria de Fátima, boa tarde! Tudo bem com você?
      Obrigado por seu contato.

      Confira as nossas dicas aqui em nosso artigo para saber como e onde você pode aprender Libras.
      Se precisares realizar uma avaliação auditiva, contate a nossa equipe de fonoaudiólogos através da nossa Central de Atendimento. Essa avaliação é gratuita.

      Você pode entrar em contato pelo link abaixo ou também pelo nosso atendimento telefônico.
      https://comunicareaparelhosauditivos.com/contato

      Ligue gratuitamente: 0800.001.4050
      De segunda a sexta-feira, das 08h30 às 19h

      Ficamos à disposição.
      Atte. equipe Comunicare

      Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

M

Onde você está?

Dessa forma você terá acesso aos produtos e serviços da sua região.

M

Localizando...

Unidade mais próxima

M

Informe seus dados para iniciar seu atendimento.