Causas da perda auditiva

Principais causas da perda auditiva. Conheça alguns níveis de exposição que ocasionam a perda auditiva temporária e a deficiência auditiva permanente

Causas da perda auditiva, voz, sons, som, rádio, música, tv, ligação, ligacao, perda auditiva, deficiência auditiva, causas da perda auditiva, o que causa a perda auditiva, surdez causas, causas da surdez, causa da perda auditiva

As causas da perda auditiva podem ser originadas por diversos fatores. A perda auditiva é a incapacidade parcial ou total de perceber um som em uma ou ambas as orelhas. Algumas pessoas nascem com deficiência auditiva, mas outras podem vir a desenvolvê-la gradualmente durante a vida, em muitos casos, sem que a pessoa perceba. Então, veja quais são as principais causas de perda auditiva:

seta, item, bullet Exposição a ruído excessivo;
seta, item, bullet Hereditariedade;
seta, item, bullet Doenças;
seta, item, bullet Reações a medicamentos;
seta, item, bullet Danos;
seta, item, bullet Cerúmen;
seta, item, bullet Envelhecimento.

Perda auditiva induzida por ruído (PAIR)

As causas da perda auditiva pode ser gerada por níveis contínuos de exposição de 85dB (decibéis, dB). Se você ouvir música em volume muito alto em um show ou no seu MP3, por exemplo, você pode sentir que não está ouvindo muito bem. Isso ocorre porque as sensíveis células ciliadas do seu organismo auditivo estão temporariamente danificadas. Mas após um período de silêncio, elas se recuperam. Isto é chamado de mudança temporária de limiar auditivo (TTS).
No entanto, se repetidamente você se expuser a períodos longos em ambientes com altos níveis de ruído, as células ciliadas ficarão permanentemente danificadas sem possibilidade de recuperação. Isto é chamado de mudança permanente de limiar auditivo (PTS).

Efeitos do ruído

Os sons que podem danificar sua audição são diversos. Ouvir música em um volume alto em shows, discotecas ou fones de ouvido pode ser bem perigoso porque a alta frequência sonora por um período curto, como, por exemplo, 30 minutos em um show em uma intensidade de 110 dB (decibéis) é uma das causas da perda auditiva. A intensidade sonora através dos fones de ouvido, por exemplo, pode facilmente atingir 110-120dB (decibéis). Além disso, barulhos altos e repentinos como fogos de artifícios também podem causar perda auditiva induzida por ruído.

Pessoas que trabalham em ambientes barulhentos também correm risco, como, por exemplo, trabalhadores de construções, fábricas, pistas de aeroportos e músicos. Porque estão expostos diariamente a causadores da perda auditiva, esses profissionais devem usar protetor auditivo. Outro efeito do ruído pode ser o zumbido. Isso ocorre quando uma ou as duas orelhas percebem sons pelos quais não há fonte sonora correspondente externa. Em outras palavras, os sons ouvidos na realidade não existem. Por isso o zumbido é um sintoma e não uma doença. É comumente descrito como “apito” no ouvido e pode ocorrer em diferentes níveis de som. Entretanto, não significa que uma pessoa que possui zumbido terá perda auditiva porque são situações distintas.

O que você pode fazer?

A única alternativa é a prevenção da perda auditiva. Então, use protetor auditivo. Existem inúmeras possibilidades, por exemplo, desde os comerciais protetores de ouvido até tampões customizados com diferentes tipos de filtros.

O diagnóstico é fundamental porque sua função é determinar a gravidade da perda auditiva. Apesar de não ter cura, a perda auditiva pode ser tratada. O tratamento correto e o acompanhamento constante feito por um fonoaudiólogo certamente lhe trará uma vida muito mais fácil e tranquila. Os fonoaudiólogos da Comunicare são focados no cliente proporcionando um tratamento e atendimento de excelência. Nossos profissionais poderão ajuda-lo a partir do diagnóstico e formas de como melhorar a audição para você ouvir bem.

Fontes: http://www.siemens.com.br/audiologia
http://deficienciaauditiva.com.br/voce-conhece-causas-de-perda-auditiva/

Digite seu e-mail para receber as melhores dicas sobre
reabilitação auditiva, zumbido e aparelhos auditivos.


Agende uma avaliação auditiva gratuita!

Antes de realizar a compra do seu aparelho auditivo, leve-o para um teste gratuito no conforto da sua casa.
Preencha o formulário e entraremos em contato para agendar o teste.