Audição e Perda Auditiva

Uma visão geral sobre a Audição e Perda Auditiva para saber as causas da deficiência auditiva, como funciona, tipos de perda auditiva e o que fazer para iniciar um tratamento auditivo

conversa, amigos, almoço, jantar, família, familia

Sua vida, seu mundo, sua audição.

Uma boa audição é muito importante no nosso dia a dia. No entanto, geralmente, a audição só é valorizada apenas quando há a perda auditiva. Poder ouvir bem, conversar com os amigos, escutar os sons da natureza e apreciar músicas muitas vezes são tão quotidianos que não são notados por alguém com audição normal, mas é muito importante para alguém com perda auditiva.

Então, podemos ver que a nossa audição tem um papel importante em como somos relacionados com as situações ao nosso redor. A audição facilita os relacionamentos e dá abertura para uma série de experiências sensoriais. Por isso, além de outros motivos que veremos a seguir, a audição é muito complexa e extremamente sensível.

Por isso, vamos dar a importância que a audição e a perda auditiva merecem.

Como funciona a audição:

A orelha é um fantástico orgão que executa a maravilhosa e complexa função da audição. Ela pode distinguir entre 7.000 diferentes sinais e permite que o cérebro localize as fontes sonoras.

ouvido, estrutura ouvido humano, estrutura interna do ouvido, ouvido estrutura, ouvido, ouvido parte interna, ouvido externo, ouvido interno, audição, audicao, perda auditiva

Estrutura do ouvido

A orelha humana é dividida em três partes – a externa, média, e a orelha interna.

seta Orelha externa: A orelha externa capta o som e transmite para o tímpano pelo canal auditivo.

seta Orelha média: As ondas sonoras fazem o tímpano vibrarem. Os ossículos, chamados de martelo, bigorna e estribo, passam a vibração para a orelha interna.

seta Orelha interna:  A cóclea converte os movimentos dos ossículos em sinais elétricos. O nervo auditivo transmite os sinais para o cérebro.

Perda Auditiva

perda auditiva, audicao, audição, audição e perda auditiva

A perda auditiva geralmente se desenvolve vagarosamente sem que a pessoa perceba durante muitos anos. Por isso, os efeitos se tornam aparentes de forma gradual. Então, há a dificuldade de as pessoas reconhecerem que estão atualmente sofrendo com a perda auditiva. Por isso, parentes, amigos ou colegas são geralmente os primeiros a notarem que há algo de errado.

No entanto, há claros sinais que sua audição não está inteiramente como deveria. Por exemplo, você encontra dificuldade em entender conversas ao telefone claramente? Ou ainda, sua família reclama do volume quando você está ouvindo rádio ou televisão? Ou você encontra dificuldade de acompanhar uma conversa em um restaurante ou quando há muito ruído nas ruas ao seu redor? Você geralmente se sente exausto após as celebrações em família porque ouvir demanda muito esforço? Ou então, você ouve melhor quando é possível olhar a pessoa falando com você?

Todos essas perguntas, em caso afirmativo, são típicos sinais de uma audição com perda auditiva. Mas não se preocupe, a perda auditiva não é algo para ser simplesmente suportado. Você pode – e deve – tomar alguma ação relacionada a isso. No entanto, muitas pessoas acham difícil aceitar a ideia de usar aparelhos auditivos. Eles abandonam essa decisão e apenas fazem algo quando o problema associado à perda auditiva simplesmente se torna demais para suportarem. Então, quanto mais cedo você tomar uma atitude quanto à perda auditiva, melhor. Ou seja, mesmo quando a audição está apenas começando a se deteriorar, os aparelhos auditivos ajudam a manter as viras neurais no cérebro responsáveis por ouvir todos os sons ao seu redor. Então, quanto maior a demora para aceitar os aparelhos auditivos, mais difícil será se adaptar quando você realmente precisar usá-los, e o mais importante, mais momentos ainda você irá perder na vida.

Possíveis impactos da perda auditiva:

seta Queda de atenção;
seta Diminuição no entendimento de fala;
seta Problema ao conversar com outras pessoas;
seta Diminuição de memória;
seta Menos disposição para enfrentar uma situação desconhecida;
seta Queda de performance no trabalho;
seta Falta de reconhecimento de um som;
seta Irritabilidade, estresse, depressão;
seta Ausência de vida social, isolamento.

A perda auditiva pode ocorrer em qualquer uma das partes da orelha. Disfunções da orelha média e externa podem ser tratadas geralmente com medicação ou cirurgia. No entanto, cerca de 80% de todas as deficiências auditivas são causadas por disfunções ou danos na orelha interna. Hoje, os aparelhos auditivos da Comunicare podem compensar a maioria dos danos causados à orelha interna. Seja no primeiro ou no segundo caso, podemos ajudá-lo por meio de indicações a uma médico ou efetuarmos uma tratamento auditivo. Dispomos de tecnológicos aparelhos auditivos Signia e um atendimento de excelência com foco no cliente.

No entanto, nunca os dois casos de perda auditiva serão os mesmos. Geralmente, pessoas com deficiência auditiva não estão aptas para distinguir tons suave ou de alta frequência e ainda possuem dificuldades de ouvir sons como assovios, vozes de crianças e sons emitidos por pássaros.

Audição Binaural: duas orelhas ouvem melhor que uma

A natureza nos deu dois ouvidos por uma razão: audição binaural, ou a audição com os dois ouvidos, nos ajuda a localizar sons não importa de onde eles vêm. Ela também nos permite focar precisamente no que queremos ouvir, deixando-nos perceber certos sons como a fala mais alta e mais clara, ignorando os outros sons ao redor. De modo mais detalhado, alguns dos processos binaurais mais importantes incluem redundância binaural, silenciador binaural e a escuta direta binaural. A Comunicare possui aparelhos auditivos que ajudam a localizar a fonte dos sons e focar em uma pessoa, diminuindo reverberações e também o ruído ambienteAgende uma consulta, que os nossos fonoaudiólogos o ajudarão em seu caso.

Redundância Binaural

Quando ouvimos um som em ambos os ouvidos, é como ouvir o mesmo som duas vezes. Isso ajuda o nosso cérebro a criar uma imagem para a melhor percepção do som. Então, com a perda de audição, este efeito é significativamente reduzido. O uso de dois aparelhos auditivos ajuda a trazer de volta o benefício de audição binaural. Se você tiver perda auditiva unilateral, temos também aparelhos auditivos que transmitem o som para o outro ouvido. Agende uma consulta, pois os nossos fonoaudiólogos o ajudarão em seu caso.

Silenciador Binaural

Em situações em que há muito barulho e fala, ouvir com os dois ouvidos ajuda o nosso cérebro a não dar preferência ao ruído. Isso faz com que a fala pareça mais alta do que ela realmente é. Com a perda auditiva, este efeito é significativamente reduzido. Usar dois aparelhos auditivos ajuda a trazer de volta o benefício de silenciador binaural. Para que você possa ouvir bem, possuímos tecnológicos aparelhos auditivos Signia e um atendimento de excelência focado no cliente.

Escuta Direta Binaural

Devido à audição por meio das duas orelhas, identificamos de onde um som está vindo. Em ambientes ruidosos com muitos sons diferentes provenientes de diferentes lugares, ouvir com os dois ouvidos ajuda o nosso cérebro escolher a fonte de som que mais nos interessa para nos concentrarmos. Entretanto, com a perda auditiva, este efeito é significativamente reduzido. Por isso, usar dois aparelhos auditivos ajuda a trazer de volta o benefício da escuta direta binaural.

ruido, barulho, audição, audicao, aparelho auditivo, aparelhos auditivos, perda auditiva

Tome uma atitude agora

Audição e perda auditiva são temas muito importantes porque só quando a audição começa a se deteriorar notavelmente que percebemos o quanto é importante o uso de aparelhos auditivos nas nossas vidas e como nós sentimos falta quando não conseguimos mais ouvir bem.

Por que tomar uma atitude o quanto antes?

Perda auditiva é um processo gradual

Perda auditiva é geralmente um processo gradual que leva muitos anos. Isso porque ela é tão gradual que nós, sem um especialista como um médico ou fonoaudiólogo para diagnosticar e cuidar da audição e perda auditiva, não identificamos imediatamente os efeitos negativos nas nossas vidas. A perda auditiva não tratada impacta em nossas vidas porque problemas de comunicação com a família, amigos e colegas podem acarretar em irritabilidade, estresse, isolamento e também depressão. Então, agende uma consulta com nossos fonoaudiólogos focados no cliente para a resolução do seu caso e proporcionando um atendimento de excelência.

Quanto mais cedo, melhor

fonoaudiólogo, fono, fonoaudiologo, fonoaudiologa, fonoaudióloga, aparelho auditivo, aparelhos auditivos, audição, perda auditiva, audicao

Quanto mais cedo os aparelhos auditivos forem adaptados, melhor, mesmo que você apenas tenha uma perda auditiva extremamente leve. Ou seja, é possível você ouvir bem porque nossos fonoaudiólogos são focados no cliente e proporcionam os melhores aparelhos auditivos para você. Agende uma consulta agora mesmo para saber se você precisa de um tratamento auditivo e quais são as melhores soluções para o seu caso.

Existem inúmeras opções de aparelhos auditivos disponíveis no mercado com alta tecnologia e diferentes estilosrecursos e soluções estéticas, capazes de melhorar significantemente o seu dia a dia sem interferir no seu estilo de vida.

Características dos aparelhos auditivos para melhorar a audição

Existem inúmeras opções de aparelhos auditivos disponíveis no mercado com alta tecnologia e diferentes estilosrecursos e soluções estéticas, capazes de melhorar significantemente o seu dia a dia sem interferir no seu estilo de vida. Mas todos os aparelhos auditivos possuem algumas características comuns. Eles são desenvolvidos para seletivamente aumentar o volume dos sons que você deseja ouvir. Eles podem tornar os sons suaves mais audíveis e, ao mesmo tempo, tornar confortáveis os sons moderados a altos, oferecendo assim conforto auditivo em ambientes com ou sem presença de ruídos. Nenhum aparelho auditivo é capaz de resolver todos os problemas auditivos ou restaurar a audição normal, mas eles são desenvolvidos para oferecer amplificação de forma que você seja capaz de ouvir melhor.

Basicamente, um aparelho auditivo é um sistema de amplificação miniatura que possui os seguintes componentes:

seta Microfone;

seta Amplificador (a maioria com processamento digital de sinal);

seta Receptor (mini alto falante);

seta Molde de ouvido (uma peça de acrílico ou silicone feita customizada para se encaixar no ouvido) ou uma concha, no caso dos aparelhos intracanais ou microcanais;

seta Bateria.

Treine seu cérebro

Quando você volta a ouvir bem com os aparelhos auditivos, o cérebro é estimulado e a vitalidade mental é mantida.

Aproveite mais a vida

qualidade de vida é aumentada, resultando em uma comunicação interpessoal e interação social sem restrições.

Então, voltar a ouvir bem novamente traz muitos efeitos positivos. Estudos mostram que a grande maioria dos usuários de aparelhos auditivos estão muito ou extremamente satisfeitos com seus aparelhos. Ainda, usuários mais experientes dizem que seus contatos sociais, assim como o físico e mental tem melhorado significativamente. Eles se sentem adaptados e muito mais preparados para enfrentarem novos desafios. Esteja aberto a novas experiências auditivas. Isso irá melhorar sua qualidade de vida.

Portanto, tome uma atitude. Agende uma consulta pelo link ou ligue agora mesmo:
Agendar consulta;
4007 2366 Capitais e Regiões Metropolitanas;
0800 001 4050 Demais Regiões.
Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira das 8h30 às 18h30.

Fonte: signia-ouvir.com.br/hearing-and-hearing-loss/

Digite seu e-mail para receber as melhores dicas sobre
reabilitação auditiva, zumbido e aparelhos auditivos.


Agende uma avaliação auditiva gratuita!

Antes de realizar a compra do seu aparelho auditivo, leve-o para um teste gratuito no conforto da sua casa.
Preencha o formulário e entraremos em contato para agendar o teste.