FALTAM R$ 199 PARA O FRETE GRÁTIS
o que causa a perda auditiva

O que causa a perda auditiva? Quando a razão não está relacionada simplesmente à idade, os fatores mais comuns são infecções, perfurações do tímpano, uso indevido de tecnologias e barulho intenso no trabalho.

A audição possibilita novos aprendizados, tranquiliza a mente e ajuda-nos a melhorar a visão de mundo. Tudo isso faz da capacidade de ouvir uma das principais dádivas do ser humano.

Apesar de todas as maravilhas desse sentido inato, muita gente não toma os devidos cuidados para manter a sensibilidade aos sons bem apurada. Assim, existem várias causas da perda auditiva, que atingem não só idosos, mas também jovens e adultos.

Atualmente, ouvir músicas em volume muito alto, por meio dos fones de ouvido,  é um dos principais fatores responsáveis por inúmeros problemas na audição. Para você cuidar adequadamente da sua audição, mostraremos, neste post, o que deve ser evitado para que as consequências negativas não atinjam a sua vida. Acompanhe!

Como é o funcionamento do ouvido?

Responsável por um dos cinco sentidos humanos, o ouvido nos possibilita perceber os sons de formas variadas. Afinal, existem pessoas que têm o órgão mais apurado, com uma maior sensibilidade. Basicamente, o ouvido humano é composto por três áreas: a externa, a média e a interna.

Assim, as ondas sonoras são coletadas e encaminhadas à parte interna, estimulando os receptores do nervo auditivo. Além de coletar, processar e enviar os sinais sonoros ao cérebro, o órgão também tem um papel de ajudar no equilíbrio do indivíduo.

Sendo extremamente delicada, a audição precisa ser devidamente cuidada para evitar problemas, como a temida perda total desse sentido.

Quais são as principais causas da perda auditiva?

O que causa perda auditiva? Quando a razão não está relacionada simplesmente à idade, os fatores mais comuns são infecções, perfurações do tímpano, uso indevido de tecnologias e barulho intenso no trabalho.

Algumas situações que causam a perda auditiva podem ser facilmente evitadas. No entanto, há casos que ocorrem por problemas que necessitam de um tratamento médico e acompanhamento de um profissional especializado.

A perda da audição pode acontecer de maneira repentina ou gradual. Abaixo, entenda melhor as variáveis que envolvem as principais causas da perda auditiva.

Infecções

Entre os principais problemas que levam à perda da audição, estão as infecções, como a otite. Elas podem ser causadas por bactérias ou vírus, principalmente como sintoma de outras doenças: por exemplo, uma forte gripe ou uma alergia.

Uma das infecções mais comuns é a otite média, que é a infecção do ouvido médio, localizado atrás do tímpano. O acúmulo de líquido ou de impurezas na tuba auditiva, região ligada à parte posterior da garganta, facilita a inflamação, gerando um incômodo terrível.

Perfuração do tímpano

A perfuração do tímpano pode acontecer por meio de atitudes pouco saudáveis. Entre elas, podemos citar a limpeza da orelha com materiais pontiagudos, como tubo de caneta, grampo de cabelo e até hastes flexíveis. Vale lembrar que existem métodos mais saudáveis para manter o ouvido limpo e longe do excesso de cera.

No entanto, a causa mais comum da perfuração do tímpano também é a otite média, em razão das infecções. O paciente sente uma intensa dor e sofre com sangramentos, coceira, zumbidos, diminuição da audição e presença de secreções amarelas. A dica é procurar um médico no momento em que os primeiros sintomas começarem a aparecer.

Uso indevido de tecnologias

Mesmo sendo muito úteis no dia a dia, as novas tecnologias também podem ser vilãs da nossa saúde, caso não sejam utilizadas com cuidado. Entre as ferramentas mais modernas, estão os fones de ouvido. Hoje, existem modelos que transmitem sons em volumes altíssimos e com a possibilidade de duração por horas, inclusive fones autônomos, que salvam as músicas em suas memórias internas.

Por isso, quem curte correr, caminhar ou fazer musculação com o som em alto volume deve tomar muito cuidado. A orientação é sempre manter o volume em uma escala agradável.

Essa é uma das principais causas da perda auditiva entre os jovens. Esse tipo de lesão causada pelo fone de ouvido provoca uma perda auditiva irreversível  e que só pode ser corrigida por meio do uso de aparelhos auditivos.

Muitos smartphones, quando conectados aos fones de ouvido, alertam para o volume que pode ser prejudicial. Portanto, vale a pena seguir essa indicação. Caso o som seja percebido por quem está ao seu lado, também acenda o sinal de alerta. Previna-se!

Barulho intenso no trabalho

Outra causa da perda auditiva é a exposição a barulhos intensos no ambiente de trabalho, como aqueles provenientes de máquinas, soldas, furadeiras, guitarras, baterias, baixos e afins.

É dever dos supervisores garantir que todos os profissionais tenham acesso e, portanto, possam fazer uso dos EPIs (Equipamentos de Proteção Individual), que são acessórios (como máscaras, óculos e cinto de segurança) usados por quem atua em profissões que oferecem algum tipo de risco à saúde física.

O protetor auricular faz parte dos EPIs. O seu formato e o tecido de silicone protegem a audição de altas intensidades sonoras e garantem o conforto do trabalhador.

Quais são os principais sintomas da perda auditiva?

A nossa audição muda conforme o tempo. Entre o “escutar tudo muito bem” e o “ouvir absolutamente nada”, há um espaço extenso, com diferentes níveis de perda auditiva. Veja quais são os principais sintomas:

  • perceber que os sons estão muito fracos e ter dificuldade de identificá-los: por exemplo, necessidade de manter o volume da TV muito alto e impossibilidade de escutar sons a distância;
  • escutar e falar com dificuldade em ambientes ruidosos: dificuldade de manter uma conversa em ambientes com grande fluxo de pessoas e impossibilidade de dirigir com segurança, por exemplo;
  • fazer muito esforço para conduzir e manter conversas;
  • escutar apenas sons fortes: esse já é um sinal de perda auditiva severa, o que torna impossível escutar sem um aparelho auditivo.

É importante ficar atento aos sinais que apontam para a perda auditiva. É dessa forma que se pode buscar uma ajuda especializada o mais cedo possível.

Qual é a solução para a perda auditiva?

A solução mais comum, após uma consulta ao médico otorrinolaringologista e ao fonoaudiólogo,  é o uso de um aparelho auditivo. De maneira geral, o aparelho atua corrigindo a perda auditiva, ou seja, amplificando as ondas sonoras e permitindo que o paciente volte a perceber e escutar os sons que ele havia deixado de ouvir.

O “segredo” também está em sempre procurar ajuda médica e fonoaudiológica especializada e não se deixar abalar por causa da perda de audição, afinal, existe solução!

Seja você um músico, seja você um soldador, valorize sempre a utilização do protetor auricular. Agora que você já sabe o que causa a perda auditiva e como evitar danos ao ouvido, certamente, esse problema estará bem distante da sua realidade.

E aí, gostou do nosso post? Continue a visita ao nosso blog, agora, para conhecer os principais tipos de aparelhos auditivos.

10 Comentários

  1. Marinalva PEREIRA de Santana

    Ha uma semana atrás comecei a sentir zumbido no ouvido direito fiz exames e deu perda auditiva.lrve

    Responder
    • Comunicare

      Olá, Senhora Marinalva, bom dia! Tudo bem com a Senhora?
      Você pode agendar online agora mesmo um teste gratuito, você leva o aparelho auditivo para um teste, sem compromisso. Você teria interesse? Agende no link: http://www.queroouvirbem.com.br/contato Estamos à sua disposição, conte com a gente!

      Responder
  2. camila Rodrigues da Silva

    Bom dia,então eu escutou escutando pouco com o ouvido direito,gostaria de saber se tem como tratar ou oq eu faço

    Responder
    • Comunicare

      Prezada Sra. Camila, boa noite! Tudo bem com você?
      Obrigado pelo envio da sua mensagem.

      Aqui na Comunicare Aparelhos Auditivos realizamos a reabilitação auditiva de nossos pacientes, por isso, todo paciente realiza uma avaliação gratuita com um de nossos fonoaudiólogos para verificar como está a audição do paciente e assim ser feita a orientação de acordo com cada caso.

      Converse com a nossa equipe de atendimento, clique no botão do WhatsApp no canto direito da tela e fale direto com nossa central de Atendimento para agendar o seu teste. Ou se preferir, você pode preencher o formulário e nós entramos em contato com você,Sra. Camila, basta acessar: bit.ly/atendimento-distancia

      Será um prazer atendê-la.
      Atenciosamente, equipe Comunicare

      Responder
  3. MAURICIO FRANCO AFONSO

    Tenho que aumentar o volume da teve, caso contrário não entendo a frase inteira, não escuto de longe, se tiver mais pessoas falando ao mesmo tempo fica difícil distinguir o sentido da conversa, a nitidez das palavras não são boas, entendo outras palavras no lugar das que foi dita, troco as palavras, a frase fica sem sentido, não entendo o que uma criança fala por ser muito agudo o som, tá feio!

    Responder
    • Comunicare

      Prezado Sr. Mauricio, boa tarde! Tudo bem com o Senhor?

      Agradecemos a sua mensagem!

      O senhor sabia que podemos ajudar você?

      Podemos agendar uma avaliação auditiva gratuita, devido à pandemia do corona vírus, estamos realizando consultas online e o senhor pode testar nossos aparelhos auditivos de forma gratuita. Enviamos para a sua casa, e nossos fonoaudiólogos irão lhe dar o suporte necessário.

      Entre em contato conosco e agende agora mesmo a sua consulta à distância.

      O senhor por preencher o formulário e nós entramos em contato com o senhor, basta acessar: bit.ly/atendimento-distancia

      Ou se preferir, pode ligar para o telefone: 0800.001.4050

      E também no nosso canal de atendimento via WhatsApp: (11) 971375015 – ou basta o Sr. clicar no ícone do WhatsApp na nossa pagina inicial aqui no site.

      Aguardamos o senhor.

      Será um prazer atendê-lo!
      Att, equipe Comunicare

      Responder
  4. Izidro Bento Alves

    Estou com uma zumbido dentro do ouvido direito estou preocupado

    Responder
    • Comunicare

      Prezado Sr. Izidro, boa noite! Tudo bem com o senhor?
      Obrigado pelo envio da sua mensagem.

      Somos Centro de Referência no Tratamento do Zumbido, e na Comunicare, trabalhamos com fonoaudiólogos experientes focados em uma reabilitação auditiva de excelência. O recomendado é ser feita uma avaliação com um de nossos fonoaudiólogos. A avaliação é gratuita e nesse período devido à pandemia do corona vírus, estamos realizando Teleconsulta onde o senhor poderá conversar com a nossa equipe de atendimento.

      Entre em contato conosco e agende agora mesmo a sua consulta à distância, basta acessar neste link: bit.ly/atendimento-distancia
      E também no nosso canal de atendimento via WhatsApp, basta o Sr. clicar no ícone do WhatsApp no canto direito da tela aqui no site.

      Aguardamos o seu contato, Sr. Izidro.
      Att, equipe Comunicare

      Responder
  5. Christiane

    Olá! Meu caso é diferente, gostaria de perder um pouco da minha audiçao….escuto demais….as vezes me da desespero de ouvir tantos barulhos e sons diferentes….quem poderia me ajudar?

    Responder
    • Comunicare

      Prezada Sra. Christiane, boa noite! Tudo bem com você?
      Obrigado pelo envio da sua mensagem.

      O recomendado seria uma avaliação auditiva para um diagnóstico correto para maiores orientações.

      Entre em contato conosco e agende agora mesmo a sua consulta à distância, basta acessar neste link: bit.ly/atendimento-distancia
      E também se você preferir pode clicar no ícone do WhatsApp no canto direito da tela aqui no site para conversar com a nossa equipe de atendimento.

      Aguardamos o seu contato.
      Att, equipe Comunicare

      Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

M

Onde você está?

Dessa forma você terá acesso aos produtos e serviços da sua região.

M

Localizando...

Unidade mais próxima

Agendar Teste Gratuito
M

Informe seus dados para iniciar seu atendimento.