FALTAM R$ 199 PARA O FRETE GRÁTIS
cera de ouvido

Retirar a cera de ouvido nem sempre é uma escolha saudável.

Isso acontece por um motivo simples: essa é uma proteção natural gerada pelo corpo.

Quando decidimos retirar a tal “sujeira” com o cotonete, o prejuízo pode ser ainda maior.

cera de ouvido, também conhecida como cerúmen ou cerume, é produzida pelas glândulas sebáceas, localizadas na região mais externa do canal auditivo. Ela tem a função de limpar, lubrificar e proteger o canal auditivo, atuando principalmente como uma barreira contra impurezas e corpos estranhos.

Devido à cor escurecida e ao aspecto pegajoso, é normal que a primeira reação quando o cerume se torna aparente seja retirá-lo, quase sempre com o cotonete. Porém, saiba que, na maioria das vezes, o próprio corpo expele a cera naturalmente, quando produzida de modo excessivo.

Além do mais, retirar a cera com o cotonete agride a região do canal auditivo, causando uma série de riscos à saúde, como veremos a seguir. Esperamos que você se convença da importância de manter essa proteção natural do sistema auditivo. Acompanhe!

Proteção contra infecções no canal auditivo

Retirar a cera de ouvido diminui uma proteção natural do corpo contra a ação bacteriana e fúngica.

Vale lembrar que o canal auditivo pode ser comparado à região bucal, pois ambos apresentam micro-organismos bons e ruins para o funcionamento do corpo. Portanto, tentar limpar totalmente o ouvido, faz mal à saúde, pois você retira a sua proteção natural.

Eliminar a cera localizada na parte interna do ouvido deixa a região desprotegida contra corpos estranhos, poeira, bactérias e fungos. Isso aumenta o risco de infecções dolorosas que precisam de acompanhamento médico e do uso de antibióticos para serem tratadas.

Prevenção a doenças graves

O ouvido é uma região sensível do corpo que exige certos cuidados para não se tornar o início de problemas sérios de saúde. Uma das precauções é conservar o cerume no interior do ouvido e não tentar remover com qualquer tipo de objeto, como por exemplo o cotonete.

Além de ajudar a prevenir a infecção (otite externa), que causa inflamação e até obstruções, a cera ajuda a prevenir doenças, como a irritação da pele (eczema) no meato acústico externo.

Prevenção de dor e coceira no canal auditivo

O aspecto oleoso da cera não é por acaso, já que ela é um composto rico em gordura e descamação de pele. Essa característica a torna extremamente importante não só para proteger o ouvido de micro-organismos, mas também para impedir o ressecamento do interior da cavidade.

Sem essa proteção, a região fica bastante seca, o que gera uma sensação incômoda de dor e coceira.

Os otorrinolaringologistas recomendam que, no lugar de usar o cotonete, sejam utilizados outros métodos para retirar o excesso de cera de ouvido (o excesso é a parte que fica mais aparente na região externa). Por exemplo, usar óleos para bebês, recorrer à limpeza profissional com um otorrinolaringologista ou simplesmente enrolar uma toalha seca no dedo após o banho e passá-la levemente no ouvido.

Os cuidados com a audição não terminam por aqui. Continue a visita ao nosso blog, agora, para entender quais são os 7 principais sinais de surdez.

5 Comentários

  1. Izabel

    Minha filha nunca espeliu cera do ouvido, mas dentro tem uma massa que mais parece pedra e geralmente ela reclama de dor!

    Responder
    • Comunicare

      Prezada Sra. Izabel. Obrigado pelo contato.

      Recomendamos que a senhora procure um médico otorrinolaringologista para ser feita uma avaliação adequada ao caso da sua filha. Caso precise de orientações, a senhora pode entrar em contato conosco por meio do preenchimento do formulário deste link: queroouvirbem.com.br/contato

      Atte. equipe Comunicare

      Responder
  2. WANDA MARIA SILVEIRA DE MOURA

    Meu marido está tendo tonteiras.O médico diagnosticou como labirintite,mas recomendou uma limpeza,pois está com bolo de cera ressecado.isso provoca tonteiras?

    Responder
    • Comunicare

      Não conseguimos responder sua pergunta sem entender o caso, acreditamos que a melhor escolha seria buscar por um otorrinolaringologista para te auxiliar.

      Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

M

Onde você está?

Dessa forma você terá acesso aos produtos e serviços da sua região.

M

Localizando...

Unidade mais próxima

Agendar Teste Gratuito
M

Informe seus dados para iniciar seu atendimento.