Água no ouvido

O verão é a estação mais convidativa para um bom banho de mar, piscina ou cachoeira. Devido às altas temperaturas, muitas pessoas aproveitam para curtir as férias com os amigos e se refrescar. Apesar de proporcionar momentos alegres e serem muito relaxantes, os banhos podem afetar a audição, caso a água entre nos ouvidos.

Para que isso não aconteça existem algumas ações que podem ser colocadas em prática. No artigo de hoje mostraremos o que fazer quando entrar água no ouvido e quais os problemas que isso pode ocasionar. Acompanhe!

O que a água nos ouvidos pode causar?

Nas estações mais quentes, em que as pessoas ficam mais tempo em contato com a água, há uma probabilidade elevada de haver acúmulo de água dentro dos ouvidos. Essa situação pode levar a infecções na região, sendo que a mais comum delas é a otite externa, que é justamente causada pela água parada no canal auditivo.

Os principais sintomas, que acendem o sinal de alerta para otite externa, são a diminuição da audição, dor, coceira e vermelhidão nos ouvidos. Além deles, é possível também ter mal-estar acompanhado de febre.

Apesar de a otite externa ter tratamento, a água parada nos ouvidos pode causar alguns desconfortos como:

  • O aumento das chances de que fungos e bactérias se proliferem no canal auditivo;
  • A perda da barreira de cera protetora do canal auditivo;
  • Dor;
  • Perda auditiva;
  • Surdez nos casos em que os microrganismos não são combatidos.

Como prevenir a entrada de água nos ouvidos?

O contato com a água abre as portas para a entrada de água nos ouvidos. Apesar disso, ninguém vai ficar fora da piscina ou do mar nas férias, certo? Existem outras formas de prevenir a entrada de água, que permitem aproveitar o melhor do verão.

Confira algumas ações que podem ser feitas para proteger o canal auditivo:

  • Utilizar protetores de ouvidos, também conhecidos como “tampão”;
  • Não retirar a camada protetora de cera dos ouvidos;
  • Após o banho, secar a parte externa dos ouvidos com uma toalha.

Além disso, é importante não colocar hastes flexíveis, (os famosos cotonetes), dentro do ouvido. Isso porque eles tendem a tirar a barreira protetora de cera e empurrar para dentro o cerume, aumentando as chances de haver infecções.

O que fazer quando entrar água nos ouvidos?

Mesmo tomando todos os cuidados para prevenir a entrada de água nos ouvidos, no verão essa situação pode acontecer. Neste caso, é preciso agir para evitar que ela fique parada no local e cause infecção.

A ação mais simples a ser feita sempre que sentir que tem água nos ouvidos é inclinar lateralmente a cabeça e sacudir de forma gentil para que o líquido possa escorrer.

Se mesmo após essa manobra sintomas que indiquem infecção se manifestem como dor, perda auditiva e vermelhidão é preciso consultar um médico especialista. Ele vai examinar e indicar a conduta correta a ser tomada para tratar o acúmulo de água no ouvido e a provável otite externa.

Quais os cuidados para quem usa aparelho auditivo?

Pessoas que usam aparelho auditivo devem ter cuidado especial no verão para que eles não molhem e estraguem. Uma estratégia que deve ser recorrente nas estações mais quentes é utilizar a sílica durante as noites para retirar a umidade e o suor acumulado durante o dia.

Além disso, caso o aparelho auditivo entre em contato com a água, é preciso tomar cuidados especiais para que ele não estrague. A primeira medida a ser tomada é desligar o aparelho. Em seguida é necessário retirar a bateria, secar o dispositivo, utilizar o desumidificador para que o excesso de água saia e, por fim, testar para ver se está funcionando corretamente.

As férias de verão costumam ser muito esperadas por grande parte das pessoas. Após um ano de trabalho, é nessa época que elas aproveitam para descansar, e recarregar as energias. Estragar esse período tão bom com uma otite externa não é o ideal, não é mesmo? Por isso, tome os cuidados necessários e não deixe acumular água nos ouvidos. Caso aconteça, faça a manobra para a retirada e sempre que necessário consulte um médico.

Você também está contando os dias para aproveitar o verão?Caso utilize aparelho auditivo, confira o nosso artigo especial sobre aparelho auditivo molhado e proteja o seu dispositivo!

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

M

Onde você está?

Dessa forma você terá acesso aos produtos e serviços da sua região.

M

Localizando...

Unidade mais próxima

Agendar Teste Gratuito