Perda de audição

A perda auditiva pode ser classificada, conforme o seu grau, em: leve, moderada, severa e profunda. Por ser o que menos afeta a audição, muitas vezes, as pessoas ficam em dúvida se realmente é necessário tratar perda de audição leve.

A resposta para esse questionamento é sim, vale a pena investir no tratamento de uma perda de audição, mesmo que ela seja leve. Por esse motivo, no artigo de hoje escolhemos trazer muitas informações sobre esse assunto.

Confira a seguir o que é, quais são os principais sintomas, como realizar o diagnóstico e como tratar perda de audição leve. Acompanhe!

O que é a perda auditiva leve?

A perda de audição classificada conforme o seu grau é medida por meio de um cálculo realizado a partir da percepção de frequências sonoras. Nesse sentido, pessoas com perda auditiva leve apresentam dificuldade em ouvir sons abaixo de uma intensidade de 30 decibéis.

Nos outros graus de perda auditiva, a intensidade em que a pessoa não consegue ouvir sons é:

  • abaixo de 50 decibéis para a perda auditiva moderada;
  • abaixo de 80 decibéis para a perda severa;
  • abaixo de 95 decibéis para a perda profunda.

Quais são os sintomas da perda de audição leve?

Para que você consiga perceber melhor os sinais de uma perda auditiva leve, separamos neste tópico os principais sintomas dessa condição. Confira a seguir.

  • Dificuldade de ouvir algumas vogais e consoantes com sons mais suaves como f, s, v e t;
  • Dificuldade em ouvir determinados sons mais leves como uma conversa em um baixo tom de voz;
  • Necessita aumentar o volume da televisão;
  • Dificuldade de entender as pessoas em ambientes mais ruidosos;
  • Percepção de que as pessoas vivem “cochichando”;
  • Percepção de que os sons estão “abafados”

Quais são as causas da perda auditiva leve?

A perda auditiva leve pode acontecer por diferentes motivos, sendo que as principais causas para o aparecimento dessa condição são:

  • Infecções nos ouvidos;
  • Acúmulo de cera;
  • Fatores genéticos;
  • Envelhecimento;
  • Uso de medicamentos ototóxicos.

Como tratar perda de audição leve?

Perda de audição leve

Muitas pessoas ficam em dúvida se é necessário tratar perda de audição leve. Mesmo nos casos menos graves, os pacientes podem se beneficiar de um tratamento. Isso porque a perda auditiva quando não tratada, ainda que seja leve, pode evoluir para um grau mais elevado.

Sendo assim, é importante que quando algum sinal de perda auditiva leve se manifeste seja agendada uma consulta com um especialista da área. Um médico otorrinolaringologista ou um fonoaudiólogo poderão indicar como tratar perda auditiva leve da melhor forma, de acordo com cada caso.

Dentre as principais opções para tratar perda de audição leve estão o uso de medicamentos e de aparelho auditivo. Veja a seguir um pouco sobre cada uma delas.

Medicação

Caso a perda auditiva seja consequência de alguma infecção, como a otite, o uso de medicação é a melhor forma para tratar perda de audição leve. Para tanto, é necessário realizar o diagnóstico com um médico para que ele possa receitar o remédio adequado para cada caso.

Aparelhos auditivos

Quando falamos em um dano irreversível na audição, que não pode ser reparado com medicamentos, o uso de aparelhos auditivos, na maioria das vezes, é a melhor opção para tratar perda de audição leve.

Atualmente, existem muitos modelos discretos e altamente tecnológicos, capazes de fazer o paciente voltar a ouvir. Além disso, eles proporcionam maior qualidade de vida e evitam que a perda auditiva leve progrida para um grau mais elevado.

Se você chegou até aqui, aprendeu a importância de tratar perda de audição leve. Sendo assim, não ignore os sintomas. Sempre que desconfiar de qualquer problema auditivo, realize uma consulta com um especialista para poder ter um diagnóstico correto e ser encaminhado para o melhor tratamento.

Esse artigo ajudou você a entender como tratar perda de audição leve? Compartilhe aqui nos comentários e, caso tenha alguma dúvida, ficaremos felizes em ajudar.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

M

Onde você está?

Dessa forma você terá acesso aos produtos e serviços da sua região.

M

Localizando...

Unidade mais próxima

Agendar Teste Gratuito