FALTAM R$ 199 PARA O FRETE GRÁTIS
5 Principais sintomas de problemas no ouvido

Cuidar da saúde auditiva é muito importante para se ter uma boa qualidade de vida. Pessoas que sofrem com problemas relacionados à audição costumam ter o bem-estar afetado, e isso interfere e traz prejuízos na vida como um todo.

Devido a importância desse tema, o nosso artigo de hoje foi desenvolvido especialmente para você conhecer 5 sintomas que podem apontar que algum problema auditivo está acontecendo. Confira a seguir!

1. Dor nos ouvidos

O primeiro principal sintoma de que algo não vai bem com os ouvidos é a dor. Sentir qualquer tipo de incômodo na região pode indicar um problema auditivo. Normalmente, as infecções, como a otite, são as causas mais comuns desse sintoma.

A otite média e a otite externa são causadas por fungos ou bactérias, que podem afetar os ouvidos mais externamente, no caso da otite externa, ou mais internamente, no caso da otite média, causando dor e desconforto.

Se você está com dor nos ouvidos, o mais indicado é procurar um médico para que ele possa dar o correto diagnóstico. O tratamento vai mudar conforme a causa da dor. Por isso, nunca se medique sozinho.

2. Zumbido

O zumbido é um sintoma muito comum, que pode indicar alguma disfunção na audição, e que muitas pessoas ignoram. A principal característica dele é que a pessoa ouve um barulho constante ou intermitente, mesmo que não haja nenhum som no ambiente.

Quando isso acontece é muito importante consultar um profissional especializado para que ele possa encontrar a causa do zumbido e tratá-la corretamente. Existem muitas possibilidades como: início de perda auditiva, acúmulo de cera, exposição a barulhos com volume excessivo, etc.

Atualmente, há tecnologias avançadas para tratar o zumbido. Com os aparelhos da Signia, por exemplo, existem entre várias opções: a terapia sonora com sinais estáticos, os sinais modulados “ocean waves” e a terapia Notch. Já os aparelhos da Widex utilizam o Programa Widex Zen, que promove um som fractal, minimizando a percepção do zumbido pelo usuário.

3. Dificuldade de se comunicar

Um sintoma marcante que pode significar perda auditiva é a dificuldade de se comunicar. Quando uma pessoa começa a ter a sua audição diminuída, ela precisa que os outros repitam mais vezes as falas para que possam entender uma conversa. Essa dificuldade de compreensão pode levar a muitos outros problemas, incluindo o isolamento, que pode causar depressão.

Para este sintoma há mais um agravante: a demora em buscar ajuda. O principal motivo para isso acontecer é a vergonha e a tristeza por não se fazer entender. Muitas pessoas convivem com o problema sem procurar um tratamento adequado.

Essa falta de diagnóstico atrasa a reabilitação. Portanto, se você está tendo dificuldade de se comunicar ou se percebeu que alguém próximo está passando por isso, busque ajuda de um profissional para poder começar o tratamento.

4. Secreção

A secreção nos ouvidos é um sinal de alerta. Quando esse sintoma aparece pode significar uma infecção grave nos ouvidos. Normalmente, ela costuma surgir quando há uma quantidade elevada de fluidos na orelha média, que perfura o tímpano e sai pelo canal auditivo.

A secreção pode vir acompanhada de um mau cheiro. Nesses casos, é sempre indicado procurar ajuda médica. Não tentem “limpar” a secreção com haste flexível. O uso do famoso “cotonete” pode empurrar para dentro a secreção, causando outros danos ao ouvido.

5. Ouvido inchado

Por fim, o último dos principais sintomas que indica algum problema no ouvido é o inchaço. Ele costuma vir acompanhado de dor, inflamação e normalmente corresponde a algum tipo de infecção. Mais uma vez, esse é um sintoma que necessita avaliação médica.

Lembre-se que sentir dor não é normal. Os especialistas provavelmente vão indicar algum medicamento para diminuir a inflamação e vão avaliar o que pode estar causando o problema.

Os sintomas de que há algo de errado com os ouvidos podem indicar a perda auditiva. Nesses casos, quanto mais cedo for realizado um diagnóstico, maiores são as possibilidades de a pessoa conseguir a sua reabilitação. Em grande parte das vezes é necessário utilizar aparelhos auditivos. A boa notícia é que as tecnologias estão cada vez mais avançadas, fazendo com que o usuário consiga manter a sua qualidade de vida.

Se você desconfia de algum problema no ouvido, consulte um especialista e realize exames! Se estiver com dúvidas, confira aqui o texto especial que preparamos para você sobre audiometria.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

M

Onde você está?

Dessa forma você terá acesso aos produtos e serviços da sua região.

M

Localizando...

Unidade mais próxima

Agendar Teste Gratuito