deficiência auditiva unilateral

A deficiência auditiva unilateral é a perda da audição em apenas um dos ouvidos e coloca os pacientes em riscos permanentes, pois dificulta a identificação da direção do som. Dessa forma, o simples ato de atravessar uma rua torna-se um grande obstáculo para essas pessoas.

A despeito das dificuldades encontradas no dia a dia, muitos pacientes são resistentes em buscar ajuda profissional, principalmente pela falta de informação quanto a possíveis tratamentos.

Para ajudar a entender melhor o assunto, elaboramos este artigo no qual abordamos os principais aspectos da surdez unilateral, comentando sobre como ela afeta a vida dos pacientes, as causas e os tratamentos da deficiência. Continue a leitura para saber mais!

Como a deficiência auditiva unilateral afeta a vida dos pacientes?

Conforme comentamos, a principal característica dessa deficiência é a dificuldade em detectar a direção dos sons, o que representa um grande problema em situações cotidianas. Além disso, ela impede que o paciente entenda as conversas em ambientes com ruídos, sendo esse um dos sintomas mais comuns.

Embora a deficiência afete apenas um dos lados, ela provoca um desequilíbrio, já que o cérebro utiliza ambos os lados para fornecer a direção do som que envolve a intensidade e a velocidade com que a onda sonora chega aos ouvidos. Mesmo sem percebermos, uma das nossas orelhas capta mais rapidamente o som emitido. Dessa forma, conseguimos identificar o local do ruído com exatidão. Essa é a capacidade que falta aos pacientes com surdez unilateral.

Alguns pacientes aprendem a conviver com esse problema — outros necessitam de um esforço maior para sentirem-se confortáveis no ambiente de trabalho e na convivência com familiares e amigos.

Esse tipo de deficiência é cercado por diversas verdades e mitos sobre ser reconhecida como doença ou deficiência. Entretanto, os pacientes têm direitos adquiridos e preservados.

Direitos do portador de surdez unilateral

Os direitos do portador de surdez unilateral são os mesmos dos que apresentam a deficiência bilateral. Entretanto, em 2018, foi promulgada a Lei nº 16.769, que reconhece uma pessoa com deficiência quando ela é diagnosticada com perda de audição em um só ouvido.

Nesse sentido, o Tribunal Superior do Trabalho definiu que a deficiência unilateral igual ou superior a 41 decibéis é considerada suficiente para garantir o direito do portador a concorrer a vagas destinadas às pessoas com deficiência.

Quais as causas da surdez unilateral?

A deficiência auditiva unilateral pode ter diversas causas e algumas são as mesmas que provocam a surdez bilateral, como a otosclerose, a otite aguda, a exposição a ruídos excessivos, tumores, entre outras doenças.

Veja, a seguir, as principais causas dessa deficiência!

Acidentes

Acidentes e traumatismos graves, como agressões, ferimentos por arma de fogo e acidentes de carro, podem causar a perda unilateral da audição por lesões no nervo acústico em um dos ouvidos.

Surdez súbita

A perda repentina e brusca da audição sem causa definida pode ocorrer em ambos os lados ou em apenas um ouvido. Essa ocorrência pode ser precedida de zumbido. As causas mais comuns são as predisposições genéticas e as doenças autoimunes, infecciosas e vasculares.

Surdez congênita

Doenças infecciosas no período de gestação ou mutações genéticas podem provocar a surdez unilateral. Nesse sentido, é importante observar possíveis atrasos na fala do bebê, já que esse pode ser um sintoma da deficiência.

Doenças

O neuroma do acústico (tumor benigno) pode ser uma das causas da perda unilateral da audição. Ele ocorre no nervo de audição e pode se expandir até o cérebro. Embora não consiga invadir outros tecidos (metástase), pode provocar zumbidos no ouvido e surdez.

A síndrome de Ménière é outra causa muito comum da deficiência em um ou ambos os lados e ocorre quando há aumento na pressão da endolinfa — líquido localizado na parte interna do ouvido. Trata-se de uma doença com diferentes sintomas de fundo desconhecido que podem alterar o equilíbrio corporal e a audição.

Como se dá o tratamento?

Há muitos tratamentos para a surdez unilateral, porém, alguns pacientes são resistentes, por falta de informação sobre a possibilidade de ajuda profissional, por desconhecimento da deficiência e por ausência de apoio de familiares.

Em alguns casos, a pessoa com perda auditiva pode demorar até 7 anos para buscar um tratamento e, nesse período, a deficiência gera danos irreversíveis. Esse agravamento ocorre tendo em vista o atrofiamento do nervo por falta de estímulos.

 

Aparelhos auditivos

O aparelho auditivo é a principal opção das pessoas que apresentam surdez unilateral. Atualmente, há diversos modelos no mercado que captam os sons de forma nítida e natural.

Em geral, o equipamento mais indicado para as pessoas com a deficiência é de amplificação sonora individual (AASI). Além de possibilitar a audição, ele também alivia o zumbido, mas é necessário utilizá-lo nos dois ouvidos.

Esses aparelhos auditivos apresentam outros benefícios aos usuários, como a conectividade de ligações telefônicas e sons da TV para o equipamento. Também é possível controlá-los por aplicativo.

CROS

O sistema CROS é composto por 2 aparelhos, um colocado no ouvido surdo como um aparelho auditivo normal. Ele capta o som do ambiente e o transmite para o aparelho auditivo que está no outro lado, o lado que possui uma audição melhor.

Então, o CROS capta os sons que chegam na pior orelha e envia para o aparelho que está na melhor orelha, assim o paciente poderá perceber e compreender tudo que chega no lado da sua pior audição.

É indicado quando umas das orelhas (a pior) não tem benefício com o uso dos aparelhos tradicionais.

Gostou do artigo? Então, assine a newsletter para receber periodicamente conteúdos sobre deficiência auditiva e tratamentos para a melhoria da qualidade de vida.

13 Comentários

  1. Luciana

    Meu filho d 9 anos de idade tem perda unilateral e usa aparelho auditivo será q ele tem direito ao benefício loas

    Responder
  2. Maria Cristina Faria

    Muito bom essa matéria. Tenho surdez unilateral e não sabia disso.

    Responder
    • Comunicare

      Prezada Sra. Maria Cristina, boa tarde! Tudo bem com a senhora?
      Gostaríamos de agradecer pela sua mensagem e seu feedback.

      Ficamos muito felizes que o nosso artigo foi esclarecedor e agradou a senhora.

      Ficamos à sua disposição.
      Conte conosco!

      Atenciosamente, equipe Comunicare

      Responder
  3. Juliana de Paula

    Boa noite tenho 34 ano sou surda de um ouvido nunca procurei um médico ainda tenho algum direto benefício.

    Responder
    • Comunicare

      Prezada Sra. Juliana, bom dia! Tudo bem com a senhora?
      Agradecemos pela sua mensagem.

      O mais indicado é realizar uma avaliação auditiva.
      A partir desta avaliação, junto ao fonoaudiólogo, será indicado o melhor tratamento para a sua perda auditiva. E também o esclarecimento de maiores dúvidas.

      Convidamos à senhora para realizar uma avaliação auditiva gratuita em uma de nossas unidades de sua preferência.
      Temos 50 unidades próprias e mais de 200 pontos de atendimento em todo o Brasil.

      Basta realizar o cadastro no formulário no nosso site e a nossa equipe entrará em contato com a senhora para agendar a sua avaliação gratuita. Acesse pelo link: https://comunicareaparelhosauditivos.com/contato/

      Ou se preferir, ligue através do 0800.001.4050 (De segunda a sexta-feira, das 08h30 às 19h).

      Ficamos à sua disposição.
      Atenciosamente, equipe Comunicare

      Responder
  4. Lucineia jose marques

    Bom dia A minha filha tem perca auditiva unilateral e perca leve de outro ela tem direito ao loas?

    Responder
    • Blog Autor

      Oi! Tudo bem?
      Agradecemos pelo contato.
      O post foi com caráter informativo, não temos o knowhow para te auxiliar no que você precisa. Acreditamos que o melhor caminho seria contatar um advogado com conhecimento na área.

      Responder
  5. Elisabete Raymundo

    Bom dia meu filho teve uma perda auditiva em 2018 em decorrer de um tumor cerebral gostaria de fazer uma avalição com vcs

    Responder
    • Blog Autor

      Bom dia!
      Claro! Estamos esperando por você!
      Precisando de qualquer coisa, estamos a disposição.

      Responder
  6. Michele Rossi

    Boa tarde! A minha filha tem 14 anos e tem perda auditiva total no ouvido esquerdo sequela de meningite bacteriana que teve aos 5 meses de idade , agora ela está tendo muita dificuldade no colégio por conta de barulho fora da sala e da rua .Teria algum aparelho para ajudá-la. Já fomos em vários médicos para implante coclear , mas nenhum recomenda por conta da outra audição ser normal.

    Responder
    • Comunicare

      Bom dia! Tudo bem?
      Nesse caso, acreditamos que a melhor escolha seja buscar por um otorrinolaringologista para auxiliar.

      Sobre a sua pergunta, possuímos aparelhos auditivos para variadas necessidades, sinta-se a vontade para vir conhecer uma de nossas lojas e nossos aparelhos.

      Responder
  7. Josué da Cruz Oliveira

    Amei as informações, pois tenho perda auditiva desde os sete anos, hoje tenho 26, agora que vou começar a tratar,muito obrigado pela ajuda

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

M

Onde você está?

Dessa forma você terá acesso aos produtos e serviços da sua região.

M

Localizando...

Unidade mais próxima

Agendar Teste Gratuito