Entenda qual o cenário do envelhecimento no Brasil

A população brasileira está vivendo cada vez mais em razão de inúmeros fatores, como mudança nos hábitos alimentares, prática de atividades físicas, maior conscientização, evolução da medicina e de medicamentos, entre outros. Sabendo-se que o envelhecimento é um processo natural na vida do ser humano, nada melhor do que passar pela fase com qualidade.

Para você entender como vem evoluindo essa dinâmica na sociedade brasileira, vamos mostrar, neste post, um panorama sobre o envelhecimento. Confira!

Veja os motivos para o aumento da expectativa de vida

Há poucos anos, as pessoas fumavam dentro dos restaurantes, nos bancos e nas lojas — enfim, ninguém sabia que a fumaça também causava câncer e outras doenças, até mesmo, para quem nunca havia experimentado o tabaco. Esse é apenas um exemplo entre muitos que revelam como as pesquisas foram fundamentais para a população mudar os hábitos de vida.

Além disso, antigamente, não existiam remédios para o controle da diabetes e muita gente morria de hipertensão sem nunca ter ido ao médico. Graças à evolução na medicina e também aos estudos científicos, aliados aos investimentos públicos e a uma maior conscientização, as pessoas foram entendendo a importância da disciplina no dia a dia, criando uma cultura em prol da qualidade de vida.

Assim, atualmente, os dados revelam que os brasileiros estão envelhecendo cada vez mais. E o melhor: com saúde! Em termos de trajetória de envelhecimento, a população será composta por cerca de 25,5% de pessoas com mais de 65 anos até 2060, como aponta o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Hoje, somente 9,2% se encontram em tal idade. Portanto, trata-se de um fenômeno em desenvolvimento impossível de ser negado.

Conheça os dados sobre o envelhecimento no Brasil

De 2012 para cá, o Brasil ganhou 4,8 milhões de novos idosos. É um crescimento de 18% do grupo etário. A maior parte é composta por mulheres, com 16,9 milhões, enquanto os homens considerados idosos somam 13,3 milhões, ou seja, já existem mais de 30 milhões de pessoas com mais de 65 anos.

Ainda segundo o IBGE, até 2034, os idosos devem atingir 15% da população brasileira. Hoje, eles representam quase 10%. No entanto, o avanço será mais significativo até 2036, quando o número de quem tem mais de 65 anos vai superar o de crianças, ou seja, trata-se de um sinalizador que deve ser respeitado pelas autoridades.

Outro fator que explica a diferença nesse índice é a queda na taxa de fecundidade. A atual taxa de 1,77 filhos para cada mulher deve cair para 1,66 até 2060, ou seja, vão nascer menos crianças enquanto a população estará em um maior processo de envelhecimento.

Powered by Rock Convert

Compreenda os desafios que os dados apontam

Diante dessa modificação no cenário urbano, muitas políticas públicas deverão ser focadas na vida dos idosos. Dessa maneira, as cidades terão a obrigação de criar mais espaços de convivência, com programações em várias áreas voltadas para quem já passou dos 65 anos.

Meios de acessibilidade, como transporte público com mais vagas, programas de envolvimento com a comunidade, casas compartilhadas e encontros de grupos para autoajuda deverão ser investimentos com foco no bem-estar das pessoas, que terão, consequentemente, uma maior longevidade.

Além disso, os próprios idosos deverão se cuidar mais, de olho na qualidade de vida. Portanto, você já pode começar hoje mesmo, tendo uma alimentação balanceada, praticando atividades físicas, participando de ações sociais, trabalhando a mente etc. — enfim, a dica é não ficar parado.

Assim, o envelhecimento da população é um retrato da própria evolução dos indivíduos. Afinal, quem não quer uma vida mais longa e com saúde?

E você, o que achou deste post? Ficou com alguma dúvida? Tem alguma experiência para contar? Então, deixe aqui o seu comentário e participe!

Digite seu e-mail para receber as melhores dicas sobre
reabilitação auditiva, zumbido e aparelhos auditivos.


agendar consulta, agendamento de consulta, avaliação auditiva, avaliação auditiva gratuita, agendar avaliação auditiva gratuita, consulta surdez, consulta aparelho auditivo, consulta fonoaudiólogo
Sem comentários
Publicar um comentário
Name
E-mail
Website

Agende seu teste gratuito

Informe seus dados que entraremos em contato com você!