Melhor idade: conheça 5 formas de ter qualidade de vida nesse período

Melhor idade: conheça 5 formas de ter qualidade de vida nesse período

A fase da vida que corresponde à terceira idade por muito tempo foi vista como um momento em que as pessoas não tinham mais tanta disposição e precisavam de cuidados. Também eram poucas as atividades que essas pessoas faziam, pois não havia tantos programas, especialmente voltados a essa parte da população. Mas isso mudou bastante nos últimos anos.

Agora, a terceira idade está sendo chamada de melhor idade. Ela se inicia aos 60 anos, quando a maioria recorre à aposentadoria e possui uma mudança de rotina. Essa mudança de rotina faz toda a diferença para ter ou não mais vitalidade e disposição nos anos seguintes.

Veja algumas dicas para ter qualidade de vida na melhor idade!

1. Tenha uma alimentação saudável

Se alimentar de forma saudável inclui a ida a um nutricionista, para saber quais os melhores alimentos e frequência de acordo com sua idade, metabolismo, composição corporal e meta a ser atingida. Mas algo é comum a todos: é necessário aumentar a quantidade de frutas e legumes ingeridos todos os dias.

Uma das dicas mais importantes dentro da nova rotina de alimentação saudável é cortar o sal e evitar ao máximo consumir açúcar. Esses são dois elementos maléficos para o corpo.

2. Pratique atividades físicas

Atualmente existem atividades físicas voltadas para a melhor idade. Geralmente elas são feitas em grupo, o que é excelente para fazer novos amigos e ter mais ânimo para praticá-las. Fazer exercícios vai fortalecer os ossos e os músculos, além de manter a mente ativa.

Não é preciso fazer grande esforço corporal. Caminhar algumas vezes por semana, aulas de dança, hidroginástica, yoga e pilates são algumas das atividades que ajudam muito o corpo e a mente, sem levar à exaustão.

3. Encontre um hobby

Um hobby é aquela atividade que você acredita que poderia passar mais tempo se dedicando, por pura diversão. Ter um tempo de dedicação a ela pode até ajudar a manter o foco e concentração e, assim, evitar o Alzheimer.

Esses hobbies podem ser fazer artesanato, cuidar de um jardim, ler livros, ver filmes, se reunir com amigos e família algumas vezes por semana, viajar mais ou até montar quebra-cabeças. Basta encontrar seus preferidos.

Powered by Rock Convert

4. Faça check-ups médicos

O check-up médico deve ser feito todo ano, quando há uma boa saúde. Em caso de alguma irregularidade, é preciso fazer tratamento e acompanhamento. Os exames vão mostrar caso haja necessidade de alguma suplementação vitamínica, cirurgias, reposições hormonais etc.

Mesmo que seu último check-up tenha excelentes resultados e você se sinta bem, com alta vitalidade, não deixe de fazer os exames regularmente. Algumas doenças, como a diabetes, por exemplo, podem não apresentar sintomas.

5. Adote um animal de estimação

A adoção é um ato de solidariedade e compaixão. Há milhares de abrigos animais espalhados pelo Brasil que estão com excesso de cães e gatos que ficam gratos com um novo lar. As atividades de cuidado com um animal doméstico são motivacionais e eles geralmente trazem muita alegria e uma companhia saudável.

Um animal de estimação também colabora para uma melhor qualidade de vida na melhor idade. Mas é preciso cuidado com gatos ariscos e cães muito agitados.

A melhor idade é uma fase que pode ser repleta de novas conquistas e descobrimentos. Para isso, investir em qualidade de vida é essencial. É hora de aproveitar da vida o que muitas vezes, por alguma razão, não foi possível antes, e assim, ser mais feliz.

Quer acompanhar mais dicas que podem fazer diferença para sua rotina? Siga a nossa página no Facebook!

Digite seu e-mail para receber as melhores dicas sobre
reabilitação auditiva, zumbido e aparelhos auditivos.


agendar consulta, agendamento de consulta, avaliação auditiva, avaliação auditiva gratuita, agendar avaliação auditiva gratuita, consulta surdez, consulta aparelho auditivo, consulta fonoaudiólogo
[/vc_column]
[/vc_row]

Sem comentários
Publicar um comentário
Name
E-mail
Website

Agende seu teste gratuito

Informe seus dados que entraremos em contato com você!