FALTAM R$ 199 PARA O FRETE GRÁTIS

Novembro Laranja: Campanha nacional de alerta para o zumbido

A saúde auditiva, muitas vezes, passa despercebida pelas pessoas. É comum que elas convivam com incômodos relacionados à audição, como o zumbido, sem buscar ajuda. E quando resolvem procurar a opinião de especialistas o problema já está agravado, tornando o tratamento mais difícil.

Para chamar a atenção sobre a importância da saúde auditiva, do diagnóstico precoce e do tratamento de problemas de perda de audição foi criada a campanha Nacional Novembro Laranja. Ela alerta especialmente para o combate ao zumbido, a misofonia e a hiperacusia. O post de hoje foi criado especialmente para falarmos sobre esse assunto. Continue a leitura e descubra o que é o Novembro Laranja.

O que é o movimento Novembro Laranja?
O Novembro Laranja foi criado pela médica otorrinolaringologista e professora Dra. Tanit Ganz Sanchez, no ano de 2006. Desde então a campanha acontece todos os anos no penúltimo mês e tem como objetivo chamar a atenção e alertar para a importância da saúde auditiva, conscientizando sobre o zumbido e outras condições.

No Brasil, quase 30 milhões de pessoas convivem e têm o bem-estar afetado por esse distúrbio. Por isso o Novembro Laranja torna-se tão importante. Apesar de haver campanha durante todo o mês, é no dia 11 de novembro que se celebra o Dia Nacional de Conscientização do Zumbido.

Inicialmente o Novembro Laranja foi nomeado somente de Campanha Nacional de alerta ao zumbido. Entretanto, no ano de 2012, inspirado no “Outubro Rosa” ele recebeu um “apelido” mais informal e passou a ser chamado de “Novembro Laranja”. A associação com cores ajuda na divulgação da campanha e aumenta o engajamento e a participação de todos.

Qual é a cronologia de acontecimentos do Novembro Laranja?
A seguir desenvolvemos uma pequena linha do tempo descrevendo os principais acontecimentos que envolvem o Novembro Laranja para que você conheça:
2006: Criação da Campanha Nacional de Alerta ao Zumbido;
2009: O instituto Ganz Sanchez passou a promover a campanha;
2012: A campanha passou a se chamar “Novembro Laranja” e continuou mantendo seu foco no combate ao zumbido;
2017: Outros problemas auditivos, a Misofonia e a Hiperacusia, também passaram a ser conscientizados no Novembro Laranja;
2018: O instituto Ganz Sanchez registra a campanha do Novembro Laranja.

O que é o zumbido, a misofonia e a hiperacusia?
Se você está se perguntando o que são essas condições que são combatidas no Novembro Laranja, calma que vamos explicar cada uma delas a seguir.

Zumbido
O zumbido diz respeito a audição de um barulho ou ruído quando, na verdade, não há som algum sendo reproduzido. Ele pode acontecer devido a perda auditiva, exposição a sons altos, acúmulo de cera, etc. Apesar de não ser grave, um diagnóstico cedo e um tratamento adequado amenizam o problema e melhoram a qualidade de vida.

Misofonia
A misofonia é uma hipersensibilidade do ouvido que acontece sempre com sons baixos e repetitivos, como mascar chiclete. Normalmente, eles passam sem serem percebidos por outras pessoas, entretanto, quem sofre de misofonia se incomoda muito com esses barulhos.

Hiperacusia
A hiperacusia faz com que a pessoa não tolere ouvir diversos sons ambientes, mesmo que o volume deles não seja elevado. Barulhos como água da torneira, ou ventilador do teto podem causar um grande incômodo e até mesmo provocar dor.

O Novembro Laranja busca conscientizar a população sobre a importância da saúde auditiva, diminuindo as probabilidades de que males como o zumbido, a misofonia e a hiperacusia continuem atingindo pessoas com frequência.
É importante estar atento aos sinais do corpo e sempre que algo não estiver bem procurar ajuda médica para que diagnósticos possam ser feitos com antecedência, aumentando a eficácia do tratamento. Aqui na Comunicare temos fonoaudiólogos especialistas no assunto para oferecer o melhor atendimento e contamos com aparelhos com tecnologia de ponta, além disso, somos referência em tratamento de zumbido.

Agora que você já sabe a importância do Novembro Laranja e do diagnóstico precoce, entre em contato com a Comunicare e agende um teste gratuito.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

M

Onde você está?

Dessa forma você terá acesso aos produtos e serviços da sua região.

M

Localizando...

Unidade mais próxima

Agendar Teste Gratuito
M

Informe seus dados para iniciar seu atendimento.