O que é um audiograma?

A finalidade do audiograma, como funciona um audiograma e como ele detecta a perda auditiva

audiograma, fonoaudiólogo, fonoaudióloga

O audiograma é um gráfico onde o teste auditivo é marcado. O grau da perda auditiva é medido em dB para frequências-chave definidas. A frequência é medida em Hertz, abreviado como “Hz”. As curvas mostradas em Decibéis (dB) descrevem o limiar de audição individual de uma pessoa em comparação à média normal de audição, que gira em torno de 0dB (zero Decibéis). Então, devido as diferenças individuais, os limiares até 20dB são considerados normais.

O audiograma um pouco mais detalhado

Símbolos são colocados no audiograma mostrando o limiar da pessoa para cada frequência chave em relação às conduções óssea e aérea. O audiograma mostra o nível mais baixo que o som é percebido. Isso é também conhecido como limiar auditivo. Símbolos distintos são usados para distinção entre medição da condução aérea e óssea, assim como para qual orelha cada medição se refere. Então, você pode ver os níveis de sonoridade e frequências para diferentes sons de fala no audiograma ao lado.

Devido ao formato dessa área de fala, essa figura é também conhecida como “banana da fala”. As vogais são sons de frequência grave com mais intensidade que as consoantes, que são sons agudos e fracos. As vogais fornecem a impressão de intensidade enquanto as consoantes fornecem o entendimento e a distinção entre as palavras (ex: faca ou vaca).

audiograma

Fonte: http://www.siemens.com.br/audiologia

Digite seu e-mail para receber as melhores dicas sobre
reabilitação auditiva, zumbido e aparelhos auditivos.


Agende uma avaliação auditiva gratuita!

Antes de realizar a compra do seu aparelho auditivo, leve-o para um teste gratuito no conforto da sua casa.
Preencha o formulário e entraremos em contato para agendar o teste.