Otite

Otite é o nome designado para denominar infecções e inflamações no canal auditivo, mais precisamente na parte interna, média ou externa. Essa condição é mais comum em crianças de até 6 anos, uma vez que elas possuem a tuba auditiva em uma posição mais horizontalizada,, o que oportuniza a ação de agentes infecciosos. 

Apesar disso, em uma menor frequência, a otite também pode atingir pessoas de outras idades. Devido à incidência da doença, criamos este post especialmente para falarmos dela. A seguir você encontrará muitas informações sobre a otite como: causas, sintomas, perigos, tratamento, mitos e verdades. Acompanhe!

Causas

Embora existam diferentes tipos de otite, conforme a região do ouvido que é atingida, as causas costumam ser as mesmas. Nesse caso, normalmente, as otites são provenientes da ação de agentes infecciosos, como as bactérias (otite bacteriana) e os vírus (otite viral). Em uma forma mais rara, a otite também pode ser consequência de uma infecção por fungos (otite fúngica).

No verão, a otite mais comum é a externa, também conhecida como “otite de verão”. Ela é consequência do acúmulo de água no canal auditivo, que pode levar a infecções na parte mais externa da orelha. 

Já no inverno temos uma maior incidência de otite média, que surge como complicação de outras doenças da estação como gripes, resfriados e inflamações no sistema respiratório. 

Sintomas

A otite emite sinais de alerta e, quem os recebe, deve procurar ajuda médica em busca de um diagnóstico. Confira a seguir os principais sintomas de otite:

Perigos

A otite é uma doença tratável. Contudo, quando uma pessoa não recebe o diagnóstico correto ou demora para procurar ajuda ela pode evoluir e trazer complicações.

A perda auditiva temporária é um sintoma comum da otite, quando não tratada pode se tornar uma otite crônica, levando a uma perda de audição permanente devido ao dano. Além disso, outros perigos que podem ser desencadeados a partir da otite não tratada são:

  • Dano no nervo facial;
  • Meningite;
  • Abscesso cerebral.

Tratamento

Otite

O tratamento da otite pode variar conforme a causa, por esse motivo é indispensável a avaliação de um médico. A otite média, decorrente de problemas respiratórios, por exemplo, pode ser combatida tratando diretamente gripes e resfriados.

A otite externa, na maioria dos casos, pode ser tratada por meio de analgésicos ou fazendo o uso de remédio em gotas diretamente no local infeccionado. Caso a otite seja diagnosticada como bacteriana, provavelmente seja necessário o uso de antibióticos para conter o avanço da infecção. 

Em casos mais graves, como a otite interna, pode ser recomendado que o tratamento seja feito dentro do hospital, com acompanhamento direto de um médico. 

Mitos e verdades

No último tópico deste post escolhemos trazer alguns mitos e verdades sobre a otite. Confira!

A gripe e otite podem estar relacionadas

Verdade! A inflamação das vias aéreas decorrentes de doenças respiratórias como gripe, resfriado e sinusite podem causar proliferação de bactérias e vírus. Além disso, a secreção em excesso pode adentrar o canal auditivo. 

O vento forte pode causa otite

Mito! Embora o vento resfrie o corpo, levando a uma maior contração na região do ouvido e consequentemente uma possibilidade de dor na região, a condição climática não causa otite nos ouvidos ou qualquer infecção. 

A otite é comum no verão pelos banhos de mar e piscina

Verdade! A presença de líquido em excesso no canal auditivo pode levar à infecção na região. Por isso, é sempre recomendado secar o local com a ponta da toalha. 

A otite é um problema relativamente comum. Caso aconteça com você ou algum familiar, não deixe de procurar suporte o quanto antes. Aqui na Comunicare temos uma equipe de especialistas pronta para ajudá-lo. Lembrando que diagnósticos corretos e um bom tratamento podem preservar a audição e a qualidade de vida das pessoas.

Agora você já sabe um pouco mais sobre a otite. Se ficou com qualquer dúvida, mande mensagem aqui nos comentários que teremos prazer em responder.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

M

Onde você está?

Dessa forma você terá acesso aos produtos e serviços da sua região.

M

Localizando...

Unidade mais próxima

Agendar Teste Gratuito