Otite: saiba quais são os tipos, as causas e os tratamentos

Otite: saiba quais são os tipos, as causas e os tratamentos

Os problemas no ouvido causam muito desconforto para as pessoas. A otite, por exemplo, refere-se a uma inflamação no ouvido médio, que é um pequeno espaço cheio de ar localizado atrás do tímpano. Essa inflamação se desenvolve devido ao acúmulo de secreção e ocasiona fortes dores na região.

Sabendo disso, também é importante destacar que existem diferentes tipos de otite, e cada um deles precisa de tratamentos diferenciados, pois a origem do problema não é um só. Portanto, é importante conhecê-los para procurar ajuda médica assim que os sintomas surgirem.

A fim de ajudá-lo a esclarecer esses conceitos, escrevemos este artigo para explicar melhor o assunto e informá-lo sobre quais são as causas e tratamentos dos tipos de otite. Vamos lá?

Quais são os tipos de otite?

A seguir, separamos os tipos mais comuns de otite que você precisa conhecer. Acompanhe!

Otite externa

Essa doença se origina quando a infecção atinge o canal auditivo externo, podendo alcançar o pavilhão auricular (orelha) e, inclusive, a porção mais externa da membrana do tímpano. Ela se desenvolve devido a bactérias que invadem a profundidade da pele ou também por causa do acúmulo de umidade nesse ambiente, que estimula o surgimento de fungos.

Causas

Além da umidade, existem outros fatores que contribuem para o desenvolvimento da otite externa, tais como:

  • brasões ou arranhões dentro do canal auditivo;
  • acúmulo de água no ouvido;
  • sensibilidade a produtos de higiene pessoal, como shampoo e sabonetes;
  • agressões ao canal auditivo com cotonetes, outros objetos ou, até mesmo, o dedo;
  • uso de alguns dispositivos, como tampões e fones de ouvido.

Tratamentos

Normalmente, o otorrinolaringologista receitará o uso de analgésicos para aliviar a dor no ouvido, podendo, inclusive, indicar um medicamento em gotas para ser administrado diretamente no ouvido. Em situações mais graves, o especialista fará uma limpeza no local e aplicará antibiótico no ouvido externo. Caso o médico ache necessário, o paciente será internado para poder tomar antibióticos mais fortes.

Otite média

A otite média é uma infecção que ocorre no ouvido médio. Essa doença costuma aparecer durante ou após resfriados, gripes, infecções respiratórias ou na garganta. Embora seja muito comum em crianças, ela pode atingir pessoas de todas as idades.

Causas

Como o nariz se comunica com essa região por meio da tuba auditiva, quadros de acúmulo de secreção no nariz podem atingir o ouvido médio por meio da tuba auditiva e causar a otite. Nesse caso, a doença se origina por bactérias ou vírus que estão presentes na obstrução.

Tratamentos

Nesse momento, o otorrino analisará a causa do problema e indicará anti-inflamatórios e analgésicos para aliviar a dor e eliminar a infecção causada pelos vírus ou bactérias. Além disso, descongestionantes também serão receitados para reduzir a congestão nasal. Antibióticos poderão ser receitados caso haja presença de sintomas intensos, como vômitos, dores fortes, febre alta e etc.

Otite interna

A otite interna é uma infecção que atinge a porção mais complexa do ouvido, pois é no ouvido interno que encontramos o labirinto e a cóclea, os quais são responsáveis pelo equilíbrio e a audição. Além disso, ele está muito próximo de estruturas importantes, como o nervo vestibular e o auditivo. Por esse motivo, as infecções nessa região são consideradas gravíssimas.

Causas

A otite interna provoca inflamações e irritações no ouvido interno. Com isso, há grandes possibilidades de o indivíduo também ter problemas de labirintite, pois é possível que a infecção atinja o labirinto. Quando isso acontece, os nervos do vestíbulo enviam sinais incorretos ao cérebro, agravando o quadro do paciente, já que os outros sentidos, como a visão, não identificam esse movimento, fazendo com que ocorra a perda de equilíbrio.

Tratamentos

Como a otite interna é considerada muito grave, o médico internará o paciente para oferecer cuidados mais intensivos para controlar a infecção e, por fim, eliminá-la o quanto antes. Ao receber alta, o profissional avaliará se será necessário a ministração de outros medicamentos em casa.

Otite crônica

A otite crônica se desenvolve quando a infecção dura mais do que quatro semanas. As causas mais frequentes são por uma perfuração do tímpano de longa data ou por uma disfunção da tuba auditiva. Nessas situações, é muito comum ocorrer a piora no quadro de inflamação, sendo necessário a consulta imediata com um especialista para avaliar o caso.

Causas

Normalmente, esse tipo de otite é causado pelo bloqueio da trompa de Eustáquio, a qual é responsável por conectar o ouvido médio à parte posterior do nariz, devido a alguma lesão no ouvido. O quadro clínico pode agravar após uma infecção na garganta ou no nariz, como no caso de um resfriado, e também depois de entrar água no ouvido médio (devido à perfuração do tímpano) durante uma natação ou um banho.

Tratamentos

Nesse momento, o médico pode receitar antibióticos em gotas (a serem aplicadas no ouvido) e, também, via oral. Durante o tratamento, é importante evitar a entrada de água no ouvido quando existe a perfuração. Essa perfuração pode ser reparada com o procedimento timpanoplastia.

Otite aguda ou de repetição

A otite aguda tem duração de mais ou menos duas semanas, mas não é considerada um caso grave desse tipo da doença. No entanto, quando ela aparece mais de quatro vezes ao ano, é denominada otite de repetição. Desenvolve-se quando há excesso de muco e líquido no ouvido, o qual não é drenado naturalmente e, com isso, inicia-se um novo processo de infecção.

Causas

A otite aguda ou de repetição também pode ser causada por vírus ou bactérias. Embora possa se desenvolver em pessoas de todas as idades, ela é mais comum em crianças de até três anos, tendo em vista que as estruturas do ouvido médio são imaturas e, devido a isso, não funcionam adequadamente.

Tratamentos

De início, o otorrino analisará cada caso para verificar a necessidade da administração de antibióticos. As dores são tratadas com analgésicos e anti-inflamatórios. Sprays nasais também podem ser receitados para ajudar no descongestionamento.

Como o aparelho auditivo pode ajudar?

Infelizmente, a otite pode causar surdez ou perda de audição. Nesse momento, o aparelho auditivo aparece como um grande aliado para recuperar a qualidade de vida do paciente. Dessa forma, é importante que, assim que a perda da audição for identificar, o paciente procure um especialista para auxiliar na adaptação.

O aparelho auditivo permite que a pessoa realize suas atividades diárias, sejam elas pessoais ou profissionais, sem a ajuda de terceiros, possibilitando que elas mantenham suas rotinas da melhor maneira possível.

Esses são os tipos de otite que você precisava conhecer. No entanto, é válido ressaltar os perigos da automedicação. Sempre que sentir qualquer incômodo no ouvido, procure um especialista imediatamente. Ele saberá diagnosticar o problema com eficiência e garantirá o melhor tratamento para o seu caso.

Que tal continuar tendo acesso a mais conteúdos relevantes como este? Assine agora a nossa newsletter que enviaremos nossos melhores artigos para o seu e-mail!

Digite seu e-mail para receber as melhores dicas sobre
reabilitação auditiva, zumbido e aparelhos auditivos.


agendar consulta, agendamento de consulta, avaliação auditiva, avaliação auditiva gratuita, agendar avaliação auditiva gratuita, consulta surdez, consulta aparelho auditivo, consulta fonoaudiólogo
6 Comentários
  • Alícia U.

    Que matéria excelente! Super informativa, gostei bastante. Aproveitando o momento, gostaria de deixar uma leitura complementar sobre um medicamento que pode tratar de otites, caso tenha interesse em saber mais: https://www.drentrega.com.br/bem-estar/dores-e-sintomas/panotil-combate-otites-e-outras-infeccoes-do-ouvido

    09:05
    reply
  • Lúcia Helena gomes neto

    Preciso saber qual o melhor tratamento pr mim fazê eu sofro muito tempo com o otiti já tiver pega da audição muito dor são ois dois ouvido ataca a garganta o laringe muito dor com inflamação pode me ajudar muito obrigada pelo atenção dispensada bom dia um grande abraço

    01:06
    reply
  • A. U

    Um ótimo texto, muito explicativo e de ótima escrita! Gostaria de deixar uma leitura complementar sobre um médicamento que trata de otite, caso tenha interesse em saber mais: https://www.drentrega.com.br/bem-estar/dores-e-sintomas/axetilcefuroxima-saiba-quais-sao-as-infeccoes-que-esse-medicamento-trata

    12:09
    reply
Publicar um comentário
Name
E-mail
Website