ouvido entupido

Conheça agora mesmo 7 causas mais comuns do ouvido entupido

Se você já passou pela situação de ficar com o ouvido entupido, sabe muito bem como isso incomoda, não é verdade? Afinal, assim como é o caso dos outros sentidos, nossa audição é essencial para a qualidade de vida e, por isso, precisamos que ela sempre funcione bem.

O ouvido pode ficar entupido quando há circunstâncias anormais no órgão, como o acúmulo de objetos, água ou cera, bem como labirintite, algum tipo de infecção e outros fatores que você verá neste artigo.

O ouvido entupido, além de prejudicar a audição, também pode vir acompanhado de outros desconfortos, como coceira, dor, febre e vertigens, dependendo da causa do problema. Dessa forma, vale a pena entender o que pode provocar o entupimento do órgão e conhecer a solução.

Por isso, continue a leitura para descobrir 7 causas do ouvido entupido e veja como você pode lidar com isso.

1. Acúmulo de cera

O cerume ocupa um papel importante na saúde do ouvido, servindo de proteção contra micro-organismos e poluentes. Entretanto, certas circunstâncias podem afetar o bom funcionamento desse mecanismo.

Por exemplo, se você limpar a cera de forma excessiva, seu corpo pode achar que é preciso aumentar a produção, causando um resultado contrário ao esperado. Por isso, o ideal é limpar apenas a parte externa do ouvido, também chamada de pavilhão auditivo, usando uma toalha ou, até mesmo, o dedo.

As hastes flexíveis, se forem inseridas em uma área mais profunda do órgão, acabam empurrando a cera. Isso faz com que ela assuma um formato parecido com o de uma rolha, obstruindo o canal que leva os sons até o tímpano, prejudicando, assim, a audição.

Quando isso acontece, é preciso ir a um otorrino para que ele faça a limpeza do acúmulo. Assim, nada de usar receitas caseiras e inserir medicamentos no ouvido por conta própria, certo? Afinal, qualquer tratamento deve ser orientado pelo médico.

2. Labirintite

O labirinto é uma região do ouvido que é responsável não só pela audição, mas também pelo equilíbrio do corpo. Existe uma doença conhecida como labirintite que afeta essa área, fazendo com que a pessoa sinta fortes tonturas, zumbido e, em alguns casos, sensação de ouvido tampado.

Embora não exista uma cura para a labirintite, há medicamentos que ajudam a controlar a doença, de forma que a pessoa possa levar uma vida normal. Assim, é importante consultar o médico para que ele indique remédios que ajudem a aliviar os sintomas.

3. Objetos obstruindo o tímpano

Na tentativa de limpar a cera do ouvido, algumas pessoas introduzem objetos no órgão, podendo obstruí-lo ainda mais. Isso talvez aconteça, por exemplo, quando uma haste flexível é inserida em uma área mais profunda e um pouco do algodão se desprende do objeto, permanecendo dentro do canal auditivo.

Até mesmo crianças podem acabar por colocar pequenos objetos no ouvido, o que causa a sensação de entupimento e, até mesmo, o risco de um ferimento grave.

Em qualquer situação em que um objeto ficar preso no canal auditivo, é essencial contar com a ajuda de um médico, para que ele mesmo faça a remoção.

Powered by Rock Convert

Talvez você se sinta tentado a inserir no órgão alguma peça longa e estreita, como uma tampa de caneta, para tentar fazer a desobstrução. Entretanto, é muito perigoso realizar esse tipo de procedimento por conta própria, já que isso pode resultar em alguma lesão que prejudique a audição.

4. Problemas odontológicos

Um dos problemas odontológicos que podem afetar o ouvido é o bruxismo. Por causa do ranger dos dentes e também do movimento incorreto da mandíbula, o aparelho auditivo pode acabar por ser afetado, causando a sensação de ouvido entupido.

Nesse caso, é importante contar com a orientação de um otorrino, além de fazer um acompanhamento com um dentista, a fim de tratar o bruxismo e o movimento da mandíbula. Afinal, além de tratar os sintomas, também é necessário corrigir a causa do problema, não é verdade?

5. Infecção

Também chamada de otite, a infecção de ouvido causa a sensação de entupimento por conta do inchaço no canal auditivo, impedindo os sons de chegarem até a parte interna. Outros sintomas incluem vermelhidão na orelha, coceira e febre baixa.

É importante conversar com um médico otorrino para que o tratamento seja conduzido de forma correta. Em primeiro lugar, talvez ele use algum medicamento em spray para aliviar a inflamação, diminuindo a dor e o inchaço.

Além disso, o profissional também analisará o motivo do problema, a fim de receitar medicamentos para combatê-lo. Afinal, não adianta apenas eliminar sintomas e não resolver a causa da inflamação, concorda?

6. Água no ouvido

Entre as principais causas de ouvido entupido, aqui está uma que você pode resolver sozinho: o acúmulo de água que, muitas vezes, acontece depois de um dia se divertindo na praia, na cachoeira ou no clube.

Quando entrar água no seu ouvido, deite-se com a orelha voltada para baixo e aguarde até que ela saia. Entretanto, se, depois de dois dias, o problema não desaparecer, é importante procurar auxílio médico para que o profissional verifique o que está acontecendo, certo?

7. Síndrome de Ménière

Relativamente rara, a síndrome de Ménière ainda não tem uma causa conhecida. A condição costuma afetar com maior frequência pessoas que tenham entre 40 e 50 anos, causando determinados sintomas, como zumbido constante, tonturas, perda de audição e ouvido entupido.

Tais sintomas aparecem de repente, duram alguns minutos ou até algumas horas e, então, desaparecem, sendo que a intensidade e a quantidade das crises variam de pessoa para pessoa. Visto que não se conhece uma cura para essa síndrome, um médico otorrino pode indicar medicamentos que ajudem a combater os sintomas.

Conforme este artigo mostrou, é perigoso introduzir qualquer coisa no ouvido, como hastes flexíveis ou remédios caseiros. Acontece que, por mais que certos problemas, como o acúmulo de cera, pareçam ser simples, tentar resolvê-los sozinho pode piorar a situação.

Por isso, se você, ou outra pessoa da sua família, estiver com o ouvido entupido, é importante procurar um médico otorrino, certo?

O nosso post foi útil? Já que estamos falando sobre problemas de ouvido, leia também o artigo em que explicamos as causas do zumbido no ouvido.

Sem comentários
Publicar um comentário
Name
E-mail
Website