perdendo audição

A nossa capacidade de ouvir pode diminuir ao longo da vida. Os motivos para se ter um ouvido perdendo audição são variados. Entretanto, o mais comum é que essa perda aconteça em razão da idade e do envelhecimento natural do corpo. Se essa não for a causa da perda auditiva, ela ainda pode estar relacionada à exposição a barulhos altos, infecções, perfuração de tímpano ou uso indevido de tecnologias.

Se você está desconfiado que tem um ouvido perdendo audição, escrevemos este post especialmente para ajudá-lo. Sendo assim, a seguir separamos as principais informações sobre o assunto. Continue a leitura e descubra: os sintomas iniciais da perda auditiva, a importância do diagnóstico precoce e o que fazer após a confirmação de que se tem um ouvido perdendo audição.

Quais são os sintomas iniciais da perda auditiva?

A perda auditiva pode ser leve, moderada, severa ou profunda. Pessoas que têm dificuldade em ouvir sons mais baixos, em uma intensidade menor do que 30 decibéis, e não identificam algumas vogais ou consoantes, têm um grau leve de perda auditiva.

A perda auditiva moderada, por sua vez, dificulta a audição de sons abaixo de 50 decibéis. Nesse caso, uma conversa em tom normal já não pode ser compreendida. Entretanto, a pessoa consegue captar ruídos altos, como um aspirador de pó.

Na perda auditiva severa não é possível identificar sons abaixo de 80 decibéis, impossibilitando escutar uma pessoa falando. Por fim, a perda auditiva profunda corresponde a uma ausência total de audição.

Independente de qual seja o grau, é importante que você conheça os sintomas iniciais a perda auditiva:

  • Dificuldade para conversar em lugares barulhentos;
  • Dificuldade para conversas com grupos grandes;
  • Percepção de sons quando não existem (zumbido);
  • Hipersensibilidade a sons altos;
  • Necessidade de realizar leitura labial;
  • Sensação de que as pessoas estão murmurando;
  • Comentários de que você fala muito alto;
  • Dificuldade para ouvir sons provenientes de eletrônicos;
  • Aumento do volume de televisão e outros aparelhos;
  • Necessidade de pedir para repetir com frequência o que foi dito;
  • Isolamento social e depressão.

Qual a importância do diagnóstico precoce?

perdendo audição

Embora os sintomas chamem a atenção, principalmente de quem sofre com o ouvido perdendo audição, é muito comum que as pessoas posterguem a ida ao médico e convivam com o problema. Muitas fazem isso por vergonha, medo, falta de tempo, dentre outros motivos.

Apesar disso, é muito importante que o diagnóstico seja realizado de forma precoce. Ao agendar uma consulta para averiguar o problema, logo aos primeiros sinais, aumentam as chances de que o quadro não evolua. Nesse sentido, a pessoa que está em uma perda auditiva leve, por exemplo, tem uma menor possibilidade de evoluir para moderada ou severa.

Além disso, atualmente, existem soluções para quase todas as causas de ouvido perdendo audição, como o uso de aparelhos auditivos ou implantes cocleares. Essas tecnologias oferecem uma maior qualidade de vida, autoestima e bem-estar.

O que fazer após a confirmação do diagnóstico?

Depois de receber o diagnóstico de perda auditiva é importante que você saiba que o primeiro passo foi dado. Nesse sentido, as próximas ações são justamente para fazer você conseguir ouvir melhor. Para tanto, é interessante que você busque novamente uma ajuda médica. Na Comunicare temos profissionais à disposição para auxiliar nessa caminhada.

Você pode agendar atendimento remoto, facilitando a logística, principalmente para quem tem uma rotina com muitos compromissos. Além disso, a Comunicare trabalha com marcas líderes no mercado, oferecendo as melhores soluções para quem sofre com o ouvido perdendo audição.

Perceber que está com o ouvindo perdendo audição pode ser desesperador em um primeiro momento. Apesar do susto, é fundamental buscar ajuda para que o diagnóstico seja realizado o mais rápido possível, a fim de se ter um melhor prognóstico.

Se você notar que está com ouvido perdendo audição, entre em contato com a Comunicare agora mesmo e agende uma consulta com um dos nossos especialistas.

2 Comentários

  1. Maria Rosinez Monteiro Costa

    Já usei aparelho auditivo , preciso trocar porque danificou, e que vê outras opções

    Responder
    • Comunicare

      Prezada Sra. Maria, boa tarde! Tudo bem com a senhora?
      Aqui na Comunicare, trabalhamos com duas marcas premium Signia e Widex.

      A senhora pode realizar um teste gratuito com os aparelhos auditivos das marcas premium, líderes no mercado de aparelhos auditivos.

      Nossa equipe entrará em contato com a senhora para esclarecer algumas dúvidas e para agendarmos o seu teste gratuito.

      Ficamos à sua disposição.
      Atenciosamente, equipe Comunicare

      Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

M

Onde você está?

Dessa forma você terá acesso aos produtos e serviços da sua região.

M

Localizando...

Unidade mais próxima

Agendar Teste Gratuito