FALTAM R$ 199 PARA O FRETE GRÁTIS

A perda auditiva é um problema comum que atinge um número elevado de pessoas. Ela acontece por diversos motivos, como acidentes, exposição a ruídos excessivos, devido ao envelhecimento natural do ser humano, etc.
Uma das principais dúvidas de quem é acometido pela diminuição da audição é o que fazer quando os primeiros sintomas aparecem e qual profissional procurar para obter ajuda.
O responsável por tratar a perda auditiva é o fonoaudiólogo. Para que você conheça um pouco mais sobre o trabalho desse profissional, o artigo de hoje foi reservado especialmente para falar sobre ele. Continue a leitura e descubra o que faz um fonoaudiólogo e como ele pode indicar o melhor aparelho auditivo.

O que é a fonoaudiologia?
A fonoaudiologia é a área que estuda e lida com a comunicação do ser humano. Os profissionais que atuam nela cuidam de todo o processo auditivo e de fala que envolvem ações como conversar, ouvir, mastigar, deglutir, etc.
Durante uma consulta com o fonoaudiólogo, o profissional deve trabalhar no diagnóstico de possíveis problemas, na prevenção para que não aconteçam e no tratamento, caso já existam sinais aparentes.
É importante ressaltar que quanto antes esse profissional for procurado, maiores são as chances de amenizar a perda auditiva, uma vez que o tratamento precoce com aparelhos tende a ser bastante eficaz. Por isso, sempre que desconfiar de algum sintoma como o zumbido, é interessante agendar uma consulta.

Como um fonoaudiólogo pode ajudar a pessoa com perda auditiva?
Agora que você já sabe que o fonoaudiólogo é o profissional responsável por tratar a perda auditiva, chegou o momento de conhecer como funciona o trabalho dele.
A primeira informação interessante de saber é que para trabalhar com a perda auditiva é necessário que o fonoaudiólogo seja também um audiologista, ou seja, tenha especialização no ramo da ciência que estuda a audição.
Após estar apto a atender pessoas que sofrem com a perda de audição, o fonoaudiólogo, durante a consulta, pode avaliar, tratar e reabilitar esses pacientes, sempre buscando adequar as necessidades e possibilidades de cada um dos melhores aparelhos disponíveis no mercado.

Audiometria
O exame de audiometria normalmente é a primeira ação prática do fonoaudiólogo durante as consultas. A partir dele, é possível identificar o tipo de perda auditiva e o grau que ela se encaixa. Após esse diagnóstico o próximo passo é a escolha do aparelho auditivo, quando este for indicado.

Aparelho auditivo
Ao iniciar o uso de um aparelho auditivo, mesmo que se tenha um grau leve de perda, é necessário passar por uma adaptação. Isso acontece porque o cérebro volta a ouvir sons que ele não estava mais percebendo. Esse novo cenário necessita de um acompanhamento frequente, até que se tenha aprendido novamente a escutar cada um dos sons.

Motivação
Além do diagnóstico e da indicação do aparelho adequado, a consulta com o fonoaudiólogo também ajuda a motivar as pessoas que sofrem com a perda auditiva. O acompanhamento contínuo tende a trazer melhores resultados, uma vez que ajustes podem ser feitos para que se ouça cada vez melhor.

Benefícios
Além do exame de audiometria, da indicação do melhor aparelho auditivo para cada caso e do aumento da motivação em continuar o tratamento, outros benefícios de ter um acompanhamento com fonoaudiólogo para tratar a perda auditiva são:
Acompanhamento com ajustes frequentes que aumentam a qualidade de vida;
Maior probabilidade de sucesso do tratamento;
Treinamento auditivo desenvolvendo habilidades de audição;
Prevenção da progressão da perda auditiva devido à reabilitação;
Aumento da autoestima, especialmente para os idosos.

O papel do fonoaudiólogo é essencial para se ter sucesso no diagnóstico, na prevenção, na reabilitação e no tratamento da perda auditiva. Cada indivíduo é único e tem as suas próprias demandas, rotina de vida e necessidades. Por isso, o fonoaudiólogo é tão importante. No momento de indicar um aparelho auditivo ele considerará todas as variáveis para que cada pessoa tenha a melhor experiência possível.
E então, gostou de conhecer um pouco mais sobre a importância do acompanhamento de um fonoaudiólogo no processo de perda auditiva? Aqui na Comunicare contamos com um time especializado de fonoaudiólogos prontos para atendê-lo. Agende uma consulta e converse gratuitamente com um profissional da nossa equipe!

2 Comentários

  1. Paulo Marcio Macedo

    gostaria de conhecer seus aparelhos, obrigado

    Responder
    • Comunicare

      Bom dia, Paulo! Tudo bem?
      Fique a vontade para conhecer uma de nossas lojas e os produtos que trabalhamos!
      Você mora em qual cidade? Vamos buscar a unidade mais próxima de você.

      Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

M

Onde você está?

Dessa forma você terá acesso aos produtos e serviços da sua região.

M

Localizando...

Unidade mais próxima

Agendar Teste Gratuito
M

Informe seus dados para iniciar seu atendimento.