perda auditiva

Saiba como a tecnologia pode ajudar a reduzir a perda auditiva

A perda auditiva é uma condição que afeta diretamente a qualidade de vida das pessoas que a têm. Segundo o IBGE, cerca de 9,7 milhões de brasileiros têm deficiência auditiva.

Felizmente, hoje em dia, é possível contar com a tecnologia para melhorar o dia a dia de quem já não ouve muito bem. Você sabe como isso é possível?

Além dos aparelhos auditivos, outros recursos facilitam a rotina e oferecem maior bem-estar ao permitirem a audição de excelência. Você está por dentro de quais são eles? Neste post, falamos sobre as inovações tecnológicas que vieram para ficar. Continue a leitura e confira!

A evolução dos aparelhos auditivos

Antigamente, quem sofria com a perda auditiva só contava com aparelhos que reduziam os incômodos e melhoravam um pouco a audição. Embora eles ajudassem muito a vida dessas pessoas, ainda não eram o ideal.

Assim que esses equipamentos foram inventados, eram como enormes trombetas em forma de chifre. Tinham uma extremidade larga e aberta que detectava os sons. Aos poucos, eles se reduziram de tamanho até chegarem em um tubo fino que canalizava o som para dentro do ouvido.

Você sabia que os aparelhos auditivos modernos só foram viabilizados por conta das invenções de Alexander Graham Bell e Thomas Edison? Pois é isso mesmo!

Enquanto o primeiro amplificou o som eletronicamente em seu telefone usando o microfone de carbono e microfone, o segundo inventou o o transmissor de carbono., que modificava o som em sinais elétricos e que podiam ser convertidos em sons novamente.

Dessa maneira, essas duas descobertas foram utilizadas pela indústria de aparelhos auditivos melhorando a performance dos equipamentos. Já na década de 20, foram introduzidos tubos a vacuo, mas, mesmo assim as baterias eram grandes e incômodas.

A revolução industrial e a produção em larga escala permitiu a criação de equipamentos cada vez menores, principalmente no século XX, que eles se tornaram digitais.

Graças à tecnologia de ponta, hoje em dia, os aparelhos auditivos ganharam novos recursos, além de proporcionarem uma audição de ótima qualidade. Com eles, é possível ter uma rotina mais prática e qualidade de vida.

As inovações nos aparelhos auditivos

A tecnologia é tudo o que facilita o trabalho e o dia a dia do homem. Ficou curioso para saber sobre as inovações que podem melhorar a vida de quem tem perda auditiva? Então, acompanhe, a seguir, algumas delas.

Aparelhos com tecnologia Bluetooth

Sabe o Bluetooth do celular, que permite trocar dados e atender ligações com outro dispositivo sem fio e sem precisar da internet? Então, ele também alcançou os aparelhos auditivos, trazendo melhor audição.

Existem modelos com esse recurso que permitem que o usuário conecte eletrônicos ao aparelho auditivo, como o celular, para receber chamadas diretamente ou, até mesmo, como a televisão, para ouvir a programação preferida.

Dessa maneira, o áudio tem qualidade muito superior, proporcionando uma melhor experiência a quem tem perda auditiva. Além disso, é por meio dele que os aplicativos (de que falaremos mais para frente) funcionam.

Aparelhos auditivos recarregáveis

A maioria dos aparelhos auditivos é à bateria. Quando ela acaba, deve ser trocada por uma nova. Atualmente, é possível encontrar alguns tipos que são recarregáveis, assim como os smartphones.

Com duas horas de carga, dá para usar o dispositivo o dia todo. Já com 5 horas, é possível utilizá-lo durante 24 horas. Outro ponto interessante desse modelo é que dá para recarregar no carro, o que confere ainda mais praticidade.

Controle por aplicativos

Os aplicativos invadiram a nossa vida para trazer mais agilidade e eficiência. Pensando nisso, os aparelhos auditivos não ficaram de fora dessa inovação tecnológica.

Imagine que, por meio deles, o fonoaudiólogo consegue ajustar o aparelho auditivo conforme as necessidades do paciente. Essa praticidade economiza o tempo de ambos! Além do mais, dá para controlar as funções do dispositivo com o app adequado.

Dessa maneira, os aparelhos auditivos ficam cada vez menores e mais discretos, já que não precisam ter o controle diretamente em sua estrutura. Isso ajuda tanto no conforto quanto na praticidade de quem tem perda auditiva.

Controle remoto

Há pacientes que não se acostumam com as tecnologias dos smartphones e, por isso, não conseguem controlar o volume do aparelho auditivo e nem fazer outros ajustes por meio dos aplicativos.

Para eles, existem os dispositivos que têm um controle fácil de manusear e que faz toda a configuração como o desejado. Com ele, dá para aumentar ou diminuir o volume, trocar os programas ou visualizar o nível de bateria, por exemplo.

O acesso aos aparelhos auditivos com tecnologia avançada

Muitas pessoas ainda têm dúvidas de onde encontrar esses aparelhos auditivos com tecnologia mais avançada Vale dizer que é preciso buscar por empresas sérias e com atendimento individualizado, como a Comunicare Aparelhos Auditivos.

Só assim, você terá uma adaptação satisfatória e todo o apoio necessário para ouvir bem e com qualidade. Afinal, é isso o que desejamos ao procurar por um dispositivo auditivo, não é verdade?

Outro ponto importante é o atendimento remoto oferecido pela Comunicare Aparelhos Auditivos em que um fonoaudiólogo faz todos os ajustes do dispositivo junto ao paciente, porém a distância. Isso é essencial para ter a segurança de ser bem assistido por um profissional capacitado e especializado em qualquer lugar em que você esteja.

Além disso, é preciso observar o estilo de vida do paciente para determinar qual é o tipo de dispositivo mais adequado. Por exemplo, um idoso que não sabe mexer em um smartphone não ficará à vontade com um aparelho auditivo que tem controle via aplicativo.

Por isso, é fundamental um serviço em que a prioridade é fazer o paciente se sentir bem e realizado. Isso você só consegue com quem entende do assunto e atende de maneira personalizada.

A perda auditiva afeta diretamente o bem-estar de quem a tem. Felizmente, podemos contar com a tecnologia para melhorar a audição e devolver a qualidade de vida ao paciente. Para isso, existem diversos aparelhos auditivos com funções e recursos especiais que facilitam o dia a dia e promovem uma interação social ainda maior.

Você já sabe onde encontrar o aparelho auditivo ideal? Então, conheça a Comunicare Aparelhos Auditivos. Uma empresa voltada para a reabilitação auditiva de excelência. São mais de 100 pontos de atendimento em todo o país. Entre em contato conosco e saiba mais!

Sem comentários
Publicar um comentário
Name
E-mail
Website