Comunicare Aparelhos Auditivos | Melhorando a sua audição

Entre em contato clique aqui
Você está: Home > Melhorando a sua audição

Melhorando a sua audição

Quanto mais tempo você demorar para buscar ajuda, mais difícil será se adaptar aos aparelhos auditivos, pois você já não está mais acostumado a ouvir os sons normalmente e assim, o cérebro esquece como é ouví-los. Como consequência, seu estado emocional e psicológico também podem ser afetados.

Abaixo apresentamos um passo a passo do que fazer quando existe a suspeita de uma perda auditiva:

Primeiro, procure um otorrinolaringologista, médico especializado em distúrbios de audição. Ele fará uma avaliação geral da sua orelha, verificando a presença de cerúmen ou infecção. Possivelmente, ele pedirá a realização de exames para avaliar a sua audição. Você provavelmente fará audiometria que é realizada por um fonoaudiólogo. Tem o objetivo de investigar o quanto você é capaz de ouvir – a menor intensidade audível. Ele dura aproximadamente 1 hora, é indolor e necessita muito da sua colaboração para responder aos sinais acústicos. Sinta-se a vontade para tirar todas as suas dúvidas e tente ficar o mais relaxado possível durante o exame. Procure também ser o mais aberto possível, pois quanto mais informações o fonoaudiólogo ou o otorrinolaringologista têm sobre você, mais fácil será ajudá-lo.

Com os exames em mãos, o otorrinolaringologista lhe recomendará um tratamento. Caso ele indique o uso do aparelho auditivo, você deve procurar um fonoaudiólogo. Através do resultado dos exames e da investigação das suas necessidades auditivas, ele selecionará o aparelho mais adequado para você e lhe fornecerá todas as informações sobre ele, tais como: recursos disponíveis e preço. Aproveite e esclareça todas as suas dúvidas.

Existem alguns aparelhos auditivos que são personalizados para sua orelha. É o caso dos intracanais. Caso o seu fonoaudiólogo lhe indique um desses aparelhos, ele tirará a impressão da sua orelha. Ela será enviada para o laboratório da Siemens para a produção do aparelho auditivo. Isso geralmente leva alguns dias. Na Siemens, as impressões são replicadas com muito cuidado para oferecer a melhor adaptação possível.

Na sua próxima consulta, o fonoaudiólogo ajustará seu aparelho auditivo. Os ajustes são realizados pelo computador, baseados no seu audiograma e nas suas queixas auditivas. Seu fonoaudiólogo lhe dará todas as orientações sobre como manusear o seu aparelho e ouvir melhor nos diferentes ambientes acústicos. Ele também te ensinará a colocar e retirar seu aparelho, e a fazer a limpeza dele. Na Siemens, você pode levar seus aparelhos para casa para testá-los nas várias situações auditivas que você costuma frequentar, antes de adquiri-lo. No retorno, você dará o “feedback” ao fonoaudiólogo sobre sua experiência com o aparelho.

Depois de adquirir os aparelhos auditivos, o fonoaudiólogo lhe dará todas as orientações necessárias para uma boa adaptação. Você pode precisar de ajustes adicionais em seu aparelho e agendar uma nova consulta. A Siemens possui um programa de acompanhamento após a compra do aparelho. Obtenha mais informações sobre ele entrando em contato com uma de nossas revendas.

Aprenda a apreciar novamente os sons. Aprender a ouvir com os aparelhos auditivos leva um tempo e exige um pouco de paciência no começo. Talvez você precise aprender a ignorar alguns sons indesejados, como costumava fazer quando tinha a audição normal. Não crie a expectativa de ouvir 100% em todas as situações auditivas.

Fonte: http://www.siemens.com.br/audiologia

VOLTAR PÁGINA ANTERIOR