Perda de audição

A audição é um dos cinco sentidos fundamentais para os seres humanos. Junto com a visão, o paladar, o olfato e o tato, é responsável por permitir que as pessoas percebam todo o ambiente em que vivem. Devido a essa importância, quando ocorre a perda de audição essa condição afeta diretamente a qualidade de vida do indivíduo.

Por esse motivo, ela costuma vir acompanhada de um sentimento de tristeza, impotência e incerteza. A boa notícia é que o diagnóstico de perda auditiva não é uma sentença de que a pessoa nunca mais poderá ouvir. Atualmente, a tecnologia permite que aqueles que sofrem com algum grau de perda de audição tenham a chance de ouvir novamente.

Se você está passando por esse misto de sentimentos, este post é para você. Continue a leitura e descubra tudo sobre a perda de audição.

Quais as causas da perda de audição?

A perda de audição pode acontecer por diferentes motivos e a depender da razão, se manifestar em momentos distintos da vida. Algumas pessoas, por exemplo, podem nascer com problemas auditivos, em decorrência de causas hereditárias e genéticas. Já outras podem desenvolver a condição ao longo da vida, devido a outros fatores. Neste tópico listamos as principais causas da perda auditiva para você conhecer. Acompanhe.

  • Hereditariedade: causada principalmente por mutações genéticas, a perda auditiva hereditária normalmente nasce com a criança e pode ser detectada nos primeiros dias de vida, por meio do teste da orelinha;
  • Infecções: as doenças podem levar a perda de audição temporária ou permanente. Alguns exemplos comuns são otite, caxumba, meningite e sarampo.
  • Envelhecimento: o envelhecimento natural das células ciliadas pode comprometer a função auditiva, diminuindo a capacidade de percepção dos sons pelos idosos;
  • Medicamentos: alguns medicamentos, como os ototóxicos, podem levar ao zumbido e a perda auditiva;
  • Cera nos ouvidos: o excesso de cera pode bloquear a passagem de som, causando uma perda auditiva temporária;
  • Ruídos altos: a exposição frequente a ruídos altos pode comprometer a capacidade auditiva dos ouvidos.

Quais os sentimentos acompanham a perda auditiva?

As causas para a perda de audição são variadas, contudo, independente de qual seja o motivo que levou a pessoa a essa condição, os sentimentos que se manifestam no ser humano normalmente são semelhantes.

É comum sentir tristeza, depressão, ansiedade, constrangimento, raiva, negação, etc. Essa dificuldade emocional que acompanha a perda auditiva pode desencadear um isolamento social, sendo esse um dos sintomas que devem acender um sinal de alerta para a família.

É importante que as pessoas que estão passando por esse processo não lidem com a perda auditiva sozinhas. O mais indicado é contar com o apoio da família e de profissionais qualificados. Lembrando que quanto antes o diagnóstico for realizado, maiores são as chances de voltar a ouvir. No próximo tópico falaremos mais sobre a cura da perda auditiva, continue a leitura!

É possível curar a perda auditiva?

Perda de audição

Embora muitos sentimentos ruins acompanhem os problemas auditivos, há uma boa notícia para aqueles que convivem com a doença: dependendo da causa, é possível reabilitar a perda auditiva. Tratamentos com medicamentos, cirurgia, uso de aparelhos auditivos e implantes cocleares são algumas formas de amenizar os problemas de audição e preservar a qualidade de vida de quem sofre com a doença.

Para que o tratamento seja eficaz, no entanto, é de extrema importância que a pessoa consulte um especialista, assim que os primeiros sintomas surgirem. A equipe da Comunicare é altamente treinada para prestar todo o suporte àqueles que sofrem com a surdez. Com profissionais especializados, a empresa oferece todo o apoio desde a primeira consulta, auxiliando no diagnóstico, na escolha do tratamento, e no pós-venda.

Agora você já sabe um pouco mais sobre perda de audição. E caso esteja lidando com essa condição, entre em contato com Comunicare e agende uma consulta gratuita com um de nossos especialistas.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

M

Onde você está?

Dessa forma você terá acesso aos produtos e serviços da sua região.

M

Localizando...

Unidade mais próxima

Agendar Teste Gratuito