perda auditiva

A audição é um dos sentidos essenciais para o ser humano. Embora ela seja a forma mais comum de comunicação, o que permite uma vida em sociedade, muitas pessoas têm manifestado problemas no sistema auditivo. Essas falhas podem atingir indivíduos de todas as idades e, para que seja diagnosticada precocemente, é muito importante que todos saibam identificar os sinais de perda auditiva.

O diagnóstico e o tratamento precoce melhoram o prognóstico. Se você desconfia que possa sofrer de perda de audição, você precisa ler este post especial que preparamos. Confira a seguir os principais sinais de perda auditiva. Acompanhe!

Dificuldade em conversas em grandes grupos

Uma simples conversa em uma roda de amigos pode ligar o alerta e chamar a atenção para um clássico sinal de perda auditiva. Isso porque aqueles que têm problema de audição podem ter muita dificuldade em compreender uma conversa com mais de uma pessoa, principalmente se elas falarem ao mesmo tempo.

Quando o cenário é um ambiente com outros sons de fundo, como música, outras rodas de conversa, barulho de cachorro latindo, trânsito ou qualquer som que se acumule ao que é dito, a dificuldade fica muito maior.

Nesses casos, a pessoa precisa “escolher” no que ela quer prestar atenção e se concentrar para acompanhar aquele som. Quando a pessoa não tem um diagnóstico e não utiliza um aparelho auditivo capaz de dar um suporte, a consequência normalmente tende a ser o isolamento social. Ela prefere não sair do que ter que enfrentar essas situações difíceis de lidar. Isso nos leva ao nosso segundo sinal de perda auditiva: o afastamento e a depressão.

Afastamento e depressão

perda auditiva

Como vimos, é comum que pessoas com dificuldade auditiva se isolem em algum momento. Esse afastamento pode acontecer devido à dificuldade de entender a conversa, por vergonha de admitir que está com algum problema auditivo, por não querer aceitar a condição, dentre outros.

Se você está passando por isso, é muito importante que busque ajuda para lidar com a surdez da melhor forma possível. Agora, se você é amigo de alguém que está apresentando esses sintomas, é essencial oferecer ajuda e incentivar que a pessoa busque um diagnóstico para que o tratamento possa devolver uma vida muito próxima ao normal.

Esforço para utilizar eletrônicos

Um importante sinal de perda auditiva é a dificuldade de utilizar eletrônicos. Falar ao telefone, por exemplo, pode ser uma tarefa muito difícil. Da mesma forma, qualquer comunicação que dependa de um aparelho que transmita o som pode não ser confortável. A partir dessa constatação, a pessoa tende a evitar o uso daquilo que a traz dificuldade, piorando a sua qualidade de vida.

Os eletrônicos sem interação direta, ou seja, sem a possibilidade de conversa, também podem sofrer mudanças no seu uso. É comum que as pessoas passem a aumentar muito o volume da televisão, causando incômodo aos outros que estão no mesmo ambiente. Inclusive, esse é um dos primeiros sinais de perda auditiva que costuma ser notado por outras pessoas.

Leitura labial

Você começou a notar que não consegue entender perfeitamente o que uma pessoa está falando. A partir disso, começa a fazer leitura labial para conseguir manter uma conversa de forma natural? Esse é um sinal importante de que a audição pode estar com problemas.

Muitas pessoas que não aceitam a situação e se negam a buscar ajuda, utilizam esse recurso para conseguir seguir a sua vida. Entretanto, ele traz muitas limitações. As conversas com mais de uma pessoa, por exemplo, são muito difíceis de serem acompanhadas dessa forma.

Zumbido

O zumbido no ouvido pode ser um sintoma resultante de muitos problemas, dentre eles a perda auditiva. Ele se caracteriza por uma sensação de ouvir um som que não está presente e pode ser muito incômodo.

Causas e Tratamentos

Agora que você já conhece alguns dos sinais de perda auditiva, chegou o momento de entender um pouco mais sobre as causas e os principais tratamentos. Dentre as principais causas para a condição estão: o acúmulo de cera nos ouvidos, a exposição excessiva a ruídos altos, o envelhecimento natural do corpo, doenças e infecções, causas genéticas, etc.

Os sinais de perda auditiva não devem ser ignorados. O diagnóstico deve ser realizado por um profissional capacitado, Além disso, as pessoas podem se beneficiar do tratamento correto.

Atualmente, os aparelhos auditivos estão tecnologicamente muito desenvolvidos. Utilizando bons dispositivos é possível conseguir se concentrar em uma conversa e ouvir claramente mesmo em ambientes ruidosos. Além disso, os aparelhos são compatíveis com os principais eletrônicos, podendo se compartilhar inúmeras informações via aplicativo. Por fim, os aparelhos também podem mascarar o zumbido, devolvendo a tranquilidade. Todos esses benefícios permitem um maior bem-estar e elevam a qualidade de vida.

Portanto, se você desconfia que sofre com algum problema de surdez, ou conhece alguma pessoa que apresente sinais de perda auditiva não deixe de incentivar ou procurar ajuda médica. O diagnóstico é realizado por meio de exames audiométricos, indolores. A partir do resultado, o médico ou o fonoaudiólogo podem indicar o melhor tratamento, que se encaixe com as necessidades e possibilidades de cada um.

Se você ficou com alguma dúvida, deixe um comentário no post que teremos muito prazer em ajudá-lo.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

M

Onde você está?

Dessa forma você terá acesso aos produtos e serviços da sua região.

M

Localizando...

Unidade mais próxima

Agendar Teste Gratuito