Fonoaudióloga

Saiba quando é possível fazer a reabilitação auditiva!

Somente no Brasil, quase 10 milhões de pessoas sofrem com a deficiência auditiva, segundo dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Esses números demonstram o quanto é necessário contar com o auxílio de profissionais capacitados para ajudar o paciente a fazer uma reabilitação auditiva de qualidade.

O processo de reabilitação não depende apenas de um bom profissional, mas também da colaboração do paciente. Realizar todas as atividades que são repassadas pelo fonoaudiólogo, por exemplo, é indispensável para alcançar melhores resultados.

Para explicar melhor esse assunto, convidei a Patricia Coradini — CEO na Comunicare Aparelhos Auditivos — para mostrar a você em que consiste a reabilitação auditiva, qual é o seu objetivo e quais são os benefícios que ela proporciona. Acompanhe!

Em que consiste a reabilitação auditiva e qual o objetivo?

“A reabilitação auditiva consiste em restabelecer o limiar auditivo para que as pessoas tenham acesso aos sons à sua volta e, assim, possibilitar a comunicação”, explica Patricia.

Quando a pessoa tem dificuldade de ouvir, ela busca — por meio de exames — diagnosticar o seu problema. Logo após o diagnóstico, é executado todo um trabalho de reabilitação que envolve tratamentos diversos.

Em alguns casos, o profissional pode identificar a necessidade de uma prótese auditiva, assim como o tratamento com medicamento. Ainda, existem situações que envolvem mais a parte de processamento de som, as quais englobam o funcionamento cerebral, sendo necessárias terapias complementares para auxiliar na reabilitação auditiva.

Qual é a função do aparelho auditivo?

Os aparelhos auditivos têm a função de compensar o deficit auditivo da pessoa, isto é, eles amplificam os sons que o paciente não ouve mais. Mas é válido ressaltar que essas próteses não é funcionam como um amplificador normal.

Quando as pessoas perdem a audição, ou elas não ouvem nada, ou não escutam todos os sons da mesma forma. Dependendo da característica de som, é possível amplificar os agudos e preservar os graves. O aparelho conta com um microchip, como se fosse um microcomputador, no qual é registrado o exame auditivo do paciente, informando quais sons ele consegue ouvir.

O fonoaudiólogo ajusta nesse chip questões de intensidade e frequência, amplificado somente os sons que o indivíduo não ouve. É importante que fique claro que não é o amplificador que devolverá todos os sons, ele apenas será configurado de acordo com os sons que o paciente não ouve, já o que ele escuta normalmente não sofrerá interferência.

Uma informação importante é que os aparelhos auditivos se adaptam aos diferentes ambientes. Um lugar em que o barulho está mais baixo ou forte, o aparelho é ajustado para receber o som de maneira confortável, e isso proporciona uma segurança muito grande ao paciente.

Qual é a importância de fazer a reabilitação auditiva?

A reabilitação auditiva é de suma importância “para reajustar a audição e a capacidade de comunicação do paciente”, enfatiza a CEO da Comunicare. Isso porque a pessoa precisa saber usar esse som que receberá novamente.

Powered by Rock Convert

Em alguns casos mais raros, quando o aparelho auditivo não resolve o problema da audição, os pacientes são encaminhados para o implante coclear, que é uma cirurgia na qual são implantados eletrodos na orelha do usuário.

Em quais casos é possível realizá-la?

Patricia afirma que “a reabilitação é indicada para toda pessoa que têm algum grau de perda auditiva”. A perda auditiva mais comum se dá pela idade, mas existem situações em que esse problema é causado por medicações e até componentes genéticos. Nesse último caso não há a possibilidade de cura com medicamento e a recuperação se dá com uso de dispositivos eletrônicos.

Por que é indispensável contar com um profissional especializado nesse processo?

O profissional habilitado para fazer o exame auditivo, além de interpretar e regular os aparelhos auditivos é o Fonoaudiólogo que trabalha na área da audição.

Sempre que uma pessoa for passar por uma reabilitação auditiva, ela é instruída procurar um profissional com referência em uma empresa de credibilidade para fazer todas as verificações com o aparelho. Também é recomendável experimentar a prótese no dia a dia para se certificar de que ela atende às suas necessidades

Quais são os principais benefícios obtidos com a reabilitação auditiva?

A reabilitação ajudará a estimular as habilidades auditivas, como discriminar e memorizar frequências e sons diferentes. Quando realizada por profissionais experientes, a reabilitação auditiva é capaz de alterar as estruturas cerebrais, fortalecendo e aumentando as redes neurais que são responsáveis pela audição e, assim, melhorando a compreensão da fala e da percepção dos mais variados sons.

Como a Comunicare pode auxiliar nesse processo?

A Comunicare se diferencia muito no mercado — principalmente na parte de reabilitação auditiva — porque não vende aparelhos simplesmente, ela é formada unicamente por fonoaudiólogos. A empresa não tem vendedores, 100% do atendimento é feito com profissionais especialistas na área da audição.

É tão grande o foco da empresa na reabilitação auditiva, que a equipe disponibiliza todos os equipamentos para confirmar se realmente existe uma dificuldade auditiva e qual o grau dessa perda.

Os fonoaudiólogos fazem esses exames e, junto com o paciente, decidem qual o produto ele gostaria de experimentar para ser ajustado e, assim, ver se o aparelho escolhido resolve as demandas auditivas do dia a dia.

No caso da Comunicare, é emprestado para todos os pacientes o áudio drive, que são aparelhos de demonstração para serem usados em casa e no trabalho para analisar a adaptação antes da realização da compra.

O grande diferencial da Comunicare é que a decisão por comprar um produto é consequência de um processo muito bem feito por fonoaudiólogos, permitindo que o usuário tenha segurança de que a prótese adquirida resolverá o seu problema auditivo.

A reabilitação auditiva é muito importante para melhorar a qualidade de vida dos pacientes. Sendo assim, não deixe essa opção de lado. Procure por profissionais experientes e competentes para realizar esse procedimento e garantir uma vida mais tranquila e segura.

Por falar em profissionais competentes e experientes, entre em contato com a Comunicare para saber o que a nossa equipe pode fazer para ajudar a solucionar o seu problema!

Sem comentários
Publicar um comentário
Name
E-mail
Website