3 dicas para retardar a velhice e ter mais qualidade de vida

3 dicas para retardar a velhice e ter mais qualidade de vida

O envelhecimento é um processo natural e inevitável. Contudo, é possível retardar a velhice e conquistar mais qualidade de vida com hábitos saudáveis e algumas medidas preventivas.

Atualmente podemos encontrar diversos cosméticos e procedimentos estéticos que podem contribuir para uma aparência mais jovem. Entretanto, são soluções superficiais que não tratam o organismo em sua totalidade.

Neste artigo, reunimos algumas dicas eficazes que formam o tripé para uma vida mais saudável, contribuindo, por consequência, para o retardamento da velhice, com mais disposição e alegria de viver.

Continue a leitura para saber mais!

1. Mantenha uma alimentação saudável para retardar a velhice

Os grandes vilões do envelhecimento precoce são os radicais livres. Além de serem responsáveis por várias doenças, como o Alzheimer e outras, eles também favorecem o aparecimento de linhas de expressão, manchas na pele e rugas.

Trata-se de moléculas com cargas negativas, que produzimos constantemente. Elas se formam quando tomamos sol, entramos em contato com agentes poluentes ou nos exercitamos.

Uma forma eficaz para combater e reduzir esses efeitos é consumir nutrientes com cargas positivas que neutralizam os danos no organismo. Veja a seguir os principais alimentos antioxidantes:

  • ácido fenólico — frutas cítricas, morango, brócolis, repolho, berinjela, uva, tomate, cenoura e grãos integrais;
  • betacaroteno — vegetais amarelo-alaranjados e verde-escuros;
  • catequinas: uva, chá-verde e morango;
  • flavonoides — frutas cítricas e uvas;
  • isoflavonas — soja;
  • licopeno: tomate;
  • matchá e cúrcuma (ou açafrão da terra);
  • quercetina — vinho e casca de uvas;
  • vitamina A — abóbora, cenoura, batata-doce, damasco seco e mamão;
  • vitamina C — frutas cítricas (laranja e limão, entre outras) e vegetais com folhas verde-escuras (brócolis e couve);
  • vitamina E — castanhas, óleos vegetais, amêndoas, nozes e germe de trigo.

Uma alimentação balanceada é composta por alimentos naturais, como frutas, verduras, legumes e grãos integrais. Nesse sentido, a farinha branca, o açúcar refinado e os produtos industrializados devem ser evitados, pois, contêm conservantes e toxinas que aceleram o processo de envelhecimento.

Também é fundamental beber pelo menos 2 litros de água por dia para que o metabolismo funcione de forma correta, facilitando a absorção dos nutrientes.

2. Pratique exercícios físicos regularmente

Praticar exercícios físicos é uma atividade benéfica para qualquer faixa etária, mas especialmente para a terceira idade. Eles auxiliam a retardar o envelhecimento, pois ativam a circulação sanguínea, promovendo a flexibilidade, a agilidade mental e o tônus muscular.

Powered by Rock Convert

Dessa forma, é importante fazer pelo menos 30 minutos de exercícios por dia, com atividades adequadas ao estado físico e das preferências de cada pessoa.

Nesse sentido, a caminhada se apresenta como uma boa opção, já que proporciona múltiplos benefícios, como:

  • aumento da massa óssea;
  • melhora do equilíbrio;
  • prevenção da obesidade;
  • aumento da capacidade cardíaca;
  • bem-estar mental.

De acordo com um estudo científico, publicado no periódico Preventive Medicine, há uma relação direta das atividades físicas com o retardo do envelhecimento celular. Adultos que fazem exercícios de alta intensidade obtém uma redução de 9 anos nesse processo — quando comparados com as pessoas sedentárias.

3. Tenha uma boa qualidade de sono

Segundo especialistas, é importante dormir de 7 a 8 horas por noite para que ocorra todo o processo de equilíbrio hormonal, fundamental para um bom funcionamento do organismo.

Durante o sono ocorre uma remoção de componentes tóxicos acumulados durante o dia. Dessa forma, quando não dormimos de forma adequada há um desequilíbrio nos hormônios e um consequente aumento de radicais livres.

Conforme vimos, é possível retardar a velhice adotando hábitos saudáveis em nossa rotina. O tripé para a manutenção de uma aparência mais jovial se fundamenta em uma alimentação natural, exercícios físicos e uma boa qualidade de sono.

Gostou das dicas? Então, siga as nossas redes sociais! Estamos no Facebook, LinkedIn, Instagram e YouTube, com mais conteúdos sobre qualidade de vida!

Digite seu e-mail para receber as melhores dicas sobre
reabilitação auditiva, zumbido e aparelhos auditivos.


agendar consulta, agendamento de consulta, avaliação auditiva, avaliação auditiva gratuita, agendar avaliação auditiva gratuita, consulta surdez, consulta aparelho auditivo, consulta fonoaudiólogo
Sem comentários
Publicar um comentário
Name
E-mail
Website

Agende seu teste gratuito

Informe seus dados que entraremos em contato com você!