FALTAM R$ 199 PARA O FRETE GRÁTIS
Zumbido

Você sabia que, no verão, alguns excessos, como a exposição elevada à água da piscina e do mar, somados a maus hábitos, podem prejudicar e/ou agravar o zumbido no ouvido? Para diminuir as chances de isso acontecer, neste artigo vamos trazer informações sobre como cuidar dos ouvidos no verão para evitar o zumbido.

Para aqueles que ainda não sabem identificar, o zumbido é um sintoma provocado por uma imaginação auditiva. Ou seja, a pessoa ouve um barulho ou ruído, mesmo que o som não esteja presente no ambiente. Ele pode aparecer em pessoas que têm ou não perda auditiva. Veja, a seguir, os cuidados a serem tomados em relação ao zumbido, principalmente durante o verão.

Atenção ao excesso de exposição à água

O calor do verão é propício para um bom banho de mar ou de piscina. Esse aumento do tempo que se passa dentro da água, entretanto, também acarreta uma maior probabilidade de zumbido no ouvido.

Isso acontece devido à sensibilidade da região e à facilidade de acúmulo de líquido no canal do ouvido. Essa água parada pode causar infecções como as otites externas, que deixam o canal auditivo mais inchado e dolorido, reduzindo a capacidade auditiva e aumentando a percepção do zumbido.

Para aproveitar o melhor do verão e evitar o desconforto no ouvido após o banho de mar ou de piscina, você pode adotar os cuidados a seguir:

  • Vire o pescoço para baixo sempre que notar excesso de líquido ou o ouvido tapado;
  • Seque a parte externa do ouvido com a ponta de uma toalha macia;
  • Encomende protetores de ouvido sob medida para você (a Comunicare também é especialista neste produto).

Adote hábitos saudáveis

Outra causa frequente do aumento do zumbido no verão são os hábitos que costumam ser praticados durante a estação. Devido às festas e ao período de férias que acontece nessa época do ano, é comum que se coma alimentos mais gordurosos, por exemplo. Além da alimentação, as bebidas alcoólicas em excesso e o tabaco também devem ser evitados.

O consumo desses elementos de forma elevada pode causar uma contração dos vasos sanguíneos, diminuindo a irrigação na região e afetando a artéria auditiva interna, que é o único vaso presente dentro do ouvido.

Por isso, para evitar o zumbido, bebidas alcoólicas, tabaco e alimentos como frituras, carboidratos simples, doces e carnes gordurosas devem ser consumidos com moderação.

Também é preciso prestar atenção nas bebidas que contenham cafeína em doses elevadas, como o próprio café, os chás e os refrigerantes. O cuidado deve ser tomado, pois a substância é estimulante, e pode aumentar a percepção dos sons pelo sistema nervoso central, caso o zumbido já esteja instalado.

Mantenha-se afastado de caixas de som

Mesmo que você não tenha o costume de frequentar festas, na estação mais quente do ano as chances de estar em um ambiente com o som alto ou fogos de artifício aumentam.

Durante as comemorações, uma boa estratégia para cuidar dos ouvidos no verão e evitar o zumbido é se manter afastado das caixas de som. Isso porque, próximo a elas estará o maior volume de decibéis e isso pode resultar na chata sensação de zumbido. O mesmo vale para eventos com fogos de artifício: se mantenha longe do estouro e sempre que possível proteja os ouvidos.

Conheça o aparelho auditivo mascarador de zumbido

Sabemos que mesmo tomando os devidos cuidados o zumbido pode aparecer e afetar o bem-estar e a qualidade de vida. Se isso acontecer, não se preocupe! Mesmo que você não tenha perda auditiva, você pode se beneficiar utilizando o aparelho auditivo mascarador de zumbido. Ele funciona estimulando a região auditiva do cérebro para que os barulhos ilusórios deixem de ser percebidos. A equipe Comunicare pode ajudar você neste sentido.

O zumbido no ouvido que costuma aparecer durante o verão é um problema incômodo, mas que pode ser evitado tomando os devidos cuidados. Por isso, seque corretamente o ouvido após entrar na água, esteja atento à alimentação e escolha lugares com sons mais baixos durante as comemorações.

Gostou do conteúdo? Agora que você já sabe como cuidar dos ouvidos no verão para evitar o zumbido, que tal aprender um pouco mais? Confira mais um post especial sobre zumbido no ouvido no nosso blog.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

M

Onde você está?

Dessa forma você terá acesso aos produtos e serviços da sua região.

M

Localizando...

Unidade mais próxima

Agendar Teste Gratuito
M

Informe seus dados para iniciar seu atendimento.