Saiba o que é um exame de audiometria

Saiba o que é um exame de audiometria

Aos poucos, o volume habitual da televisão já não é o suficiente; é preciso pedir para as pessoas repetirem o que falaram. Ou, ainda, não ouve quando os outros o chamam, mesmo várias vezes seguidas. Você reconhece esses sinais? Eles são sintomas de que a audição não está boa. Pensando nisso, você sabe o que é a audiometria?

Quando desconfiamos que nós ou alguém do nosso convívio não está escutando bem, é necessário buscar ajuda profissional para fazer o diagnóstico e tratamento. Um dos processos envolvidos é o exame de audiometria tonal e vocal, essenciais para medir a perda auditiva. Quer saber mais sobre o assunto? Então continue a leitura e confira!

O que é o exame de audiometria?

É o exame realizado pelo médico otorrinolaringologista ou fonoaudiólogo que tem o objetivo de avaliar a capacidade do paciente em ouvir e interpretar sons. Por meio dele, detectam-se possíveis alterações auditivas, e a partir daí o profissional responsável pode prescrever medidas preventivas e/ou tratamentos adequados, como o uso de aparelhos auditivos.

Existem dois tipos de audiometria: tonal e vocal. Enquanto o primeiro avalia as respostas do paciente a sons emitidos em diversas frequências, o segundo mede a capacidade em reconhecer a fala humana.

Como é feita a audiometria?

Ambos os tipos de audiometrias são indolores e relativamente rápidos, cerca de 40 minutos em adultos. Embora seja muito eficaz, depende diretamente da colaboração do paciente.

Numa cabine acústica com janela de vidro, o paciente coloca um fone de ouvido com microfone acoplado — este é o meio de comunicação entre ele e o examinador. Ao ouvir os sons emitidos, o paciente responde com gestos previamente combinados com o profissional.

Em dado momento, ele deve repetir as palavras ditas pelo examinador. Já em outro é colocado um aparelho vibratório sobre o seu osso mastoide, que deverá acusar suas percepções de vibração.

Não é necessário nenhum tipo de preparação do examinado, como medicação ou dieta específica. Porém, é preciso que ele se resguarde de ruídos fortes por, pelo menos, 14 horas anteriores ao procedimento.

Powered by Rock Convert

Para quem é recomendado?

É comum a pessoas acharem que esse tipo de exame é somente para idosos. Porém, isso não é verdade. Crianças em idade escolar que tenham dificuldade em concentração e aprendizado podem ter a perda auditiva detectada pela audiometria, por exemplo.

Além disso, pacientes que se queixam de ouvido tampado, com tontura e zumbido, também devem se submeter ao procedimento para averiguar os sintomas. Outra indicação é na bateria de exames admissionais em funções capazes de prejudicar a audição, como telefonista ou encarregado de maquinários que tenham ruídos altos.

Como vimos, a audiometria é um exame importante não só para diagnosticar a falha de audição, como também para prescrição de medidas preventivas e tratamento. Sendo assim, ele é essencial para quem quer preservar esse sentido e garantir mais qualidade de vida e bem-estar.

Nosso post ajudou? Que tal deixar um comentário com as suas impressões? Saiba que elas são fundamentais para que a gente faça conteúdos cada vez mais relevantes para você!

Que tal continuar tendo acesso a mais conteúdos relevantes como este? Assine agora a nossa newsletter que enviaremos nossos melhores artigos para o seu e-mail!

Digite seu e-mail para receber as melhores dicas sobre
reabilitação auditiva, zumbido e aparelhos auditivos.


agendar consulta, agendamento de consulta, avaliação auditiva, avaliação auditiva gratuita, agendar avaliação auditiva gratuita, consulta surdez, consulta aparelho auditivo, consulta fonoaudiólogo
2 Comentários
  • Evany

    Muito boa as explicaçoes sober o exame e quando procurar um profissional para avaliar, e quais as medidas devemos tomar para um tratamento edequado.

    16:02
    reply
Publicar um comentário
Name
E-mail
Website

Agende seu teste gratuito

Informe seus dados que entraremos em contato com você!