terceira idade

Terceira idade: 5 opções de lazer que todos os idosos podem aproveitar

Passatempos e atividades de lazer são essenciais para manter mente e corpo saudáveis na terceira idade. Além de favorecerem a qualidade de vida e o humor, outros benefícios podem ser percebidos, como a melhoria da concentração, da coordenação motora e da agilidade das capacidades cognitivas.

Com as atividades, é possível evitar os problemas de saúde comuns ao envelhecer. Alternativas como dança, teatro e shows servem como fonte de conhecimento e proporcionam entretenimento e momentos divertidos. O lazer também pode ser encontrado na leitura de livros e revistas, que ajudam a aguçar a imaginação e a criatividade.

Se você quer saber quais são as 5 atividades de lazer que todos os idosos podem aproveitar, não perca o nosso post. Boa leitura!

1. Cinema e teatro

Ir ao teatro ou ao cinema pode proporcionar ótimos momentos, pois transporta a pessoa para um mundo de drama, comédia, romance, aventura ou suspense. Essa atividade permite que o idoso interaja com outros indivíduos e esteja a par da cultura.

A lei brasileira garante meia-entrada para maiores de 60 anos.

2. Prática de atividades físicas

Manter o corpo ativo possibilita benefícios durante toda a vida, principalmente na terceira idade. A atividade física apresenta um poder revigorante, refletindo-se no aperfeiçoamento de diversos aspectos, como a melhoria do condicionamento físico, o aumento da disposição e a redução do estresse.

Além disso, algumas doenças podem ser prevenidas, como depressão, hipertensão e osteoporose. Isso acontece porque a prática de exercícios físicos aumenta os níveis de serotonina, hormônio relacionado às funções fisiológicas do corpo. Por isso, experimente fazer musculação, hidroginástica, caminhada, entre outros.

3. Leitura de livros

A leitura é um excelente meio de lazer para idosos com alguma limitação física ou para quem deseja ter momentos divertidos sem exigir esforço físico. Ler auxilia na estimulação do cérebro, ajudando a formação de novas conexões cerebrais e a capacidade de armazenar informações.

Caso a pessoa não consiga ler sozinha, é importante que a família crie esse hábito de leitura para o idoso com temas de seu interesse.

4. Dança

Dançar é uma atividade que une interação com outras pessoas, movimento e diversão. Por meio da dança, o idoso pode formar grupos de amizades, o que garante o benefício das relações afetivas, além de auxiliar na saúde corporal.

Não existem restrições de idade para começar a dançar, mas é preciso consultar um médico para saber se o idoso está apto a frequentar essas aulas.

5. Jogos interativos

Exercitar a mente e as funções cognitivas por meio de jogos interativos, como baralho, palavra cruzada, tabuleiro e dominó é fundamental para evitar o aparecimento de determinadas doenças neurodegenerativas, como Alzheimer e Parkinson. Logo, é importante buscar novas maneiras de promover esses exercícios, lembrando que a família exerce um papel essencial.

Como vimos, é muito importante ter momentos de lazer na terceira idade para estimular a concentração e a qualidade de vida. Por isso, é fundamental que a família promova essas atividades para que os idosos se sintam acolhidos e incentivados.

Gostou deste post? Então, assine a nossa newsletter e receba conteúdos diretamente em sua caixa de entrada!

Sem comentários
Publicar um comentário
Name
E-mail
Website