Perda auditiva

A perda de audição normalmente vem acompanhada de angústia, incerteza e medo de não poder ouvir novamente. Neste cenário, uma das primeiras ações de quem sofre com essa condição é procurar conhecer quais são os tipos de tratamento para a perda auditiva.

Antes de conhecê-los, entretanto, é essencial saber que, embora existam esses tratamentos, para restabelecer a audição depende da causa que levou a ela. Neste sentido, é possível restabelecer a audição somente aquelas que são decorrentes de problemas temporários, como acúmulo de cera ou infecção nos ouvidos.

As outras causas de perda de audição como: envelhecimento, problemas hereditários, exposição a ruídos excessivos, ototoxicidade, acidentes, etc., podem ser tratadas, mas não tem cura. Nesses casos, o tratamento permite que a pessoa recupere as suas funções auditivas com a ajuda da tecnologia. Confira a seguir os principais tratamentos de perda auditiva.

Aparelhos auditivos

O primeiro tratamento para perda auditiva é o uso de aparelho auditivo. Esse dispositivo eletrônico funciona amplificando os sons, permitindo que as pessoas que sofrem com déficits auditivos consigam ouvir e conversar de uma forma mais clara.

Para que a experiência seja completa e incrível, é muito importante escolher um aparelho auditivo de qualidade. Os melhores modelos utilizam tecnologia de ponta, eliminando ruídos e trazendo um som claro, muito próximo ao natural.

Além disso, as marcas de aparelhos líderes no mercado, como a Signia e a Widex, oferecem opções de aparelhos que trazem vantagens como: design premiado, carregamento facilitado, boa duração da bateria, dispositivos discretos, conexão com aplicativo e muito mais!

Os aparelhos auditivos da Signia e da Widex podem ser encontrados exclusivamente na Comunicare. A empresa é representante das duas marcas no país e possui inúmeras lojas espalhadas pelo Brasil, para oferecer o melhor atendimento ao usuário. Para ter uma melhor experiência, você pode conversar com um fonoaudiólogo da Comunicare para verificar qual dispositivo se encaixa melhor com as suas características e necessidades.

Implante coclear

O implante coclear é um tratamento de perda auditiva realizado por meio de cirurgia. Nesse caso, a pessoa recebe um implante de um dispositivo que tem como objetivo substituir a função da cóclea . Por meio dele, os sons são convertidos em ondas mecânicas e posteriormente em sinais elétricos, permitindo a audição. Basicamente, o implante coclear realiza todo o trabalho que seria feito pelos ouvidos, e ele é indicado para aqueles que sofrem perda auditiva profunda

Medicamentos

A perda auditiva temporária causada pela inflamação do ouvido pode ser tratada com o uso de medicamentos quando indicados pelo médico otorrinolaringologista. Nesse caso, o diagnóstico precoce é altamente recomendado. Para tanto, é preciso consultar um médico assim que os primeiros sintomas aparecerem. Dessa forma, a infecção tem menores possibilidades de progredir e causar complicações que possam prejudicar a audição de forma permanente.

Limpeza

Outro tipo de perda auditiva temporária é o acúmulo de cera nos ouvidos. Essa situação pode bloquear a entrada do som, fazendo com que a pessoa tenha dificuldade de ouvir. O tratamento para essa situação é a limpeza dos ouvidos. É necessário realizar uma consulta médica para que o profissional da saúde capacitado possa realizar o procedimento. Lembrando que o uso de hastes flexíveis na parte interna dos ouvidos é contraindicado, pois “empurra” mais a cera para dentro dos ouvidos, aumentando o problema.

Bônus: os principais sintomas de perda auditiva

Perda auditiva

Falamos muito neste post sobre diagnóstico e tratamento precoce. Para que isso aconteça, entretanto, é fundamental que a pessoa que está sofrendo com a perda auditiva conheça os sintomas. Sendo assim, criamos um último tópico bônus para que você conheça os sintomas mais comuns da perda de audição:

  • Dor nos ouvidos
  • Zumbido nos ouvidos;
  • Dificuldade de manter uma conversa;
  • Aumento frequente do volume da televisão e eletrônicos;
  • Secreção;
  • Ouvido fechado;
  • Pedido frequente para repetir o que foi dito;
  • Isolamento;
  • Falar muito alto;
  • Leitura labial.

O tratamento da perda auditiva é indispensável para que as pessoas melhorem a sua qualidade de vida. O uso de aparelhos auditivos é uma das principais formas de voltar a ouvir e conversar de forma natural. Escolher aparelhos modernos com tecnologias avançadas, como os da Signia e da Widex comercializados pela Comunicare, garante um bom desempenho, proporcionando uma escuta mais clara e próxima ao natural.

Está esperando o que para iniciar o seu tratamento de perda auditiva agora mesmo? Entre em contato com a Comunicare e teste gratuitamente as opções que melhor atendem às suas necessidades!

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

M

Onde você está?

Dessa forma você terá acesso aos produtos e serviços da sua região.

M

Localizando...

Unidade mais próxima

Agendar Teste Gratuito