FALTAM R$ 199 PARA O FRETE GRÁTIS

O zumbido é um problema auditivo comum, que afeta aproximadamente 30 milhões de pessoas no mundo todo. Ele pode ou não ser acompanhado de perda auditiva e tende a piorar muito a qualidade de vida de quem sofre com ele.

Um dos fatores afetados pelo zumbido são os aspectos neuropsicológicos dos seres humanos, que estão relacionados ao comportamento das pessoas. Se você tem curiosidade em entender um pouco mais sobre o assunto, este post é para você!

A seguir mostraremos o que é o zumbido e quais são as influências dessa condição nos aspectos neuropsicológicos e na saúde. Continue acompanhando!

O que é o zumbido?
O zumbido é a percepção de um barulho quando este é ausente. A pessoa tem a sensação de ouvir sons, mesmo no silêncio. Essa condição interfere muito no bem-estar de quem sofre com o problema, atrapalhando, inclusive, tarefas rotineiras do cotidiano.

As principais causas do zumbido são:
acúmulo de cera no canal auditivo;
exposição frequente a ruídos sem a proteção adequada;
perda de audição devido à idade avançada;
doenças como a diabetes e a síndrome de Ménière.

Quando o motivo causador do zumbido é identificado, o tratamento para combatê-lo torna-se mais eficiente. Basicamente, há duas formas de eliminar o incômodo: fazendo uma terapia sonora ou utilizando aparelhos auditivos mascaradores de zumbido.

A terapia ajuda a pessoa a se acostumar com a presença do zumbido, reduzindo de forma progressiva a percepção do som inexistente. Em certo ponto, aqueles que sofrem com o problema deixarão de ouvir o zumbido.

O aparelho auditivo também funciona “treinando” o cérebro a se acostumar com o som, por meio da estimulação acústica. Ele pode ser utilizado tanto por quem não tem nenhum problema de audição, como por quem tem qualquer grau de perda auditiva.

O que são os aspectos neuropsicológicos?
Os aspectos neuropsicológicos são os fatores que estão ligados a processos cognitivos do ser humano, relacionados ao Sistema Nervoso e ao funcionamento do cérebro. O correto funcionamento desse conjunto de funções permite que a pessoa viva bem e tenha um dia a dia tranquilo.

Alguns dos aspectos neuropsicológicos que influenciam nas atitudes do ser humano são: a atenção e o foco, a memória, a capacidade de raciocínio, o comportamento, as emoções, a capacidade de julgar e analisar situações e pessoas.

Afinal, como o zumbido e os aspectos neuropsicológicos se relacionam?
Agora que você já sabe o que é o zumbido e conhece os aspectos neuropsicológicos, chegou o momento de entender como esses fatores se relacionam.

A explicação é simples: os problemas neuropsicológicos, que afetam muito a qualidade de vida do indivíduo, podem ser desencadeados pela percepção de som ausente, ou seja, pelo zumbido.

As principais causas neuropsicológicas associadas ao zumbido são:
Fatores emocionais como o estresse, a ansiedade e a depressão;
Fatores cognitivos como a falta de concentração e a interferência negativa no raciocínio;
Fatores ligados ao sono como a dificuldade de dormir e os constantes despertares noturnos.

Quando uma pessoa sofre com o zumbido, ela pode ter o bem-estar prejudicado. Ao ouvir constantemente um barulho, o indivíduo tende a desencadear os fatores emocionais. Além disso, os aspectos cognitivos também são afetados pelo som constante. Como consequência, a qualidade do sono pode ficar comprometida.

O zumbido é uma condição que traz muitos prejuízos para quem sofre com ele. Como vimos, os aspectos neuropsicológicos tendem a ser afetados pela percepção de som inexistente. A boa notícia é que é possível tratar o zumbido com a terapia ou utilizando um bom aparelho auditivo.

E então, esse conteúdo sobre a relação entre o zumbido e os aspectos neuropsicológicos foi esclarecedor? Se você sofre com o zumbido, não deixe de consultar um médico ou um fonoaudiólogo para realizar um diagnóstico e receber o tratamento adequado. Faça uma avaliação gratuita na Comunicare e cuide da sua saúde auditiva.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

M

Onde você está?

Dessa forma você terá acesso aos produtos e serviços da sua região.

M

Localizando...

Unidade mais próxima

Agendar Teste Gratuito
M

Informe seus dados para iniciar seu atendimento.