zumbido no ouvido

zumbido no ouvido é caracterizado por um ruído incômodo na cabeça ou no ouvido sem que haja uma fonte externa sonora geradora do mesmo. Na maior parte dos casos, não é um sintoma de doença grave, mas pode ser um sinal de alguma alteração no sistema auditivo.

As principais causas incluem perda auditiva, exposição a barulhos, acúmulo de cera, uso de medicamentos e distúrbios. A princípio, a sinusite não é uma causa direta do zumbido, mas algumas pessoas se questionam se o incômodo no ouvido e a doença estão relacionados de alguma maneira.

A partir do momento em que o zumbido começa a atrapalhar a vida do paciente, a qualidade do sono e as atividades do dia a dia, persistindo por semanas, a ajuda médica é muito importante.

Neste post, vamos apresentar as principais causas do zumbido no ouvido e a relação com a sinusite. Confira!

Quais são as causas do zumbido no ouvido?

zumbido no ouvido é um sintoma e não uma doença. Isso quer dizer que o zumbido é um alerta do corpo de que algo não está funcionando tão bem. Confira, a seguir, as principais causas do problema.

Exposição a barulhos

Em grandes cidades, a poluição sonora é um problema muito recorrente e pode provocar sérias consequências para a saúde do ouvido. A exposição a barulhos do trânsito ou o hábito de ouvir músicas altas, principalmente em fones de ouvido, por exemplo, podem prejudicar e lesar algumas estruturas do ouvido e ocasionar o fenômeno do zumbido.

Acúmulo de cera

A cera presente no ouvido apresenta um papel fundamental para a proteção da estrutura, por isso, não devemos tentar removê-la ou fazer uso de cotonetes.

No entanto, existem casos onde ocorre acúmulo excessivo de cera, levando ao entupimento das vias auditivas, afetando, assim, o tímpano, provocando coceiras, tonturas, perda de audição, dor e zumbido.
Em casos de acúmulo de cera, o ideal é procurar um médico otorrinolaringologista para a realização da remoção de forma segura.

Uso de medicamentos

Alguns medicamentos, como antidepressivos, aspirina, diuréticos, antibióticos e drogas usadas no tratamento contra o câncer podem desencadear o surgimento do zumbido no ouvido.

Inflamação no ouvido

A inflamação no ouvido ou algumas infecções, como as otites, podem provocar a rigidez nos ossículos que o constituem, inchaço nas estruturas e portanto, podem reduzir a capacidade do ouvido de identificar claramente os sons externos, provocando e potencializando o zumbido.

Lesões no ouvido

Estruturas internas que foram prejudicadas por objetos inseridos dentro do ouvido, alta exposição ao calor e produtos químicos também podem ser causas do zumbido. A lesão mais comum nesses casos é a perfuração ou o rompimento do tímpano.

Em geral, o zumbido provocado por esse tipo de ocorrência é acompanhado de alguns sintomas característicos, como perda de audição, sangramentos e dor repentina e intensa.

Dores nos músculos

As dores nos músculos e pontos-gatilho que atingem, principalmente, a área do pescoço podem ser as responsáveis pelo zumbido no ouvido.

Os pontos-gatilho são pequenas áreas hipersensíveis localizadas em regiões musculares tensas palpáveis no músculo-esquelético que, espontaneamente ou sob estímulo, desencadeiam dor local e referida em áreas distantes ou próximas e podem influenciar na manifestação do zumbido.

Problemas na mandíbula

Algumas disfunções odontológicas, principalmente as que atingem as articulações da mandíbula, podem provocar alguns desconfortos no ouvido. Além do zumbido, problemas nos dentes também causam pontadas e estalos na parte de trás do ouvido.

Qual a relação com a sinusite?

Como explicamos, o zumbido é caracterizado por um desconforto no ouvido que parece com o barulho de um chiado contínuo, uma panela de pressão ou uma abelha. Na maior parte dos casos, as pessoas que relatam essa queixa apresentam alguma perda auditiva associada, podendo ser diagnosticada por um especialista.

Já a sinusite consiste em uma inflamação que ocorre nos seios paranasais, estruturas que ficam em volta das vias nasais. Em geral, essas vias apresentam ar em seu interior e, quando estão com excesso de secreção, tornam-se um local ideal para que vírus e bactérias se proliferem, resultando em inflamação, como a sinusite.

Uma das consequências principais dessa inflamação é o funcionamento anormal da tuba auditiva, canal que serve de comunicação entre o ouvido e o nariz. Assim, essa é uma característica que faz com que a sinusite provoque o zumbido no ouvido.

A relação e o motivo disso acontecer é porque as secreções da sinusite podem se deslocar das vias nasais e causar infecção no ouvido, provocando a otite, que pode ter como um dos sintomas o zumbido. Devido ao funcionamento prejudicado da tuba auditiva, também é possível ter a sensação de ouvido cheio. Além disso, o zumbido que já existe pode ser percebido com maior intensidade em situações de crise da sinusite.

A explicação para a relação entre sinusite e zumbido é que a tuba auditiva é encarregada de preservar o equilíbrio da pressão do ambiente externo com a pressão do ar da orelha. Com o bloqueio do canal provocado pela sinusite, a pressão no ouvido médio é menor, gerando ou tornando mais explícita qualquer alteração auditiva, como o zumbido.

Logo, para as pessoas que começam a perceber o zumbido durante uma crise de sinusite, é muito importante tratar os dois problemas ao mesmo tempo. A sinusite é uma doença crônica e o zumbido pode ter diversas causas, portanto, o ideal é procurar um otorrinolaringologista. Dessa forma, complicações relacionadas à audição podem ser minimizadas.

Como é feito o diagnóstico?

Para diagnosticar o problema e detectar qual é a origem do zumbido, são feitos diversos exames, como:

  • exame físico da parte otológica;
  • avaliação audiológica complementar, para a análise de possíveis perdas auditivas;
  • exames complementares, como por exemplo, exame de imagem do aparelho cardiovascular.

Qual é o tratamento do zumbido no ouvido?

O tratamento do zumbido depende diretamente da causa desse sintoma. No caso da perda auditiva, o profissional pode recomendar o uso de aparelhos auditivos. Em algumas condições, é necessário o uso de medicamentos específicos.

Enquanto o médico investiga as possíveis causas do zumbido, ele pode trabalhar em conjunto com o paciente para reconhecer quais são os gatilhos que intensificam a sensação, como a ingestão de algum alimento ou substância, o uso de fones de ouvido, etc.

Como vimos, o zumbido no ouvido é um problema que pode afetar muitas pessoas e apresenta múltiplas causas. Assim, algumas dicas importantes que ajudam a prevenir esse sintoma seriam, evitar exposições a sons altos, utilizar proteção auditiva e evitar o estresse. Além disso, lembre-se de marcar uma consulta com um médico regularmente para que ele possa avaliar a condição.

Gostou deste post? Então, assine a nossa newsletter e receba conteúdos diretamente em sua caixa de entrada!

37 Comentários

  1. Angelise Barros Machado

    Boa tarde!
    Fui ao médico por estar com sintomas de sinusite o médico foi olhar meu ouvido e inseriu o aparelho para verificar e doeu bastante na hora como se tivesse me dado um forte beliscão disse que eu estava com muita cera e que não dava para ver diteito, fiz 2 tratamentos para sinusite agora passou porém estou com um zumbido e muitas vezes ao dia escuto apito forte que vai diminuindo e volta o zumbido é terrível. Posso ter tido alguma lesão no ouvido na consulta que fiz ou não pode acontecer. Devido a pandemia não fui ao otorrinolaringologista. Me ajude!

    Responder
    • Comunicare

      Prezada Sra. Angelise, boa noite! Tudo bem com a senhora? Esperamos que sim!
      Obrigado pelo envio da sua mensagem.

      A senhora sabia que somos Centro de Referência no Tratamento do Zumbido? E na Comunicare, trabalhamos com fonoaudiólogos experientes focados em uma reabilitação auditiva de excelência.

      Converse com a nossa equipe de atendimento, clique no botão do WhatsApp no canto direito da tela e fale direto com nossa central de Atendimento para agendar a sua avaliação auditiva gratuita e um teste sem compromisso com a tecnologia dos nossos dispositivos. Ou se preferir, pode ligar para o telefone: 0800.001.4050

      Vamos aguardar o seu contato!
      Att, equipe Comunicare Aparelhos Auditivos

      Responder
  2. Nadir Souza Vargas

    Fui ao médico por estar com o ouvido com muita cera e um barulho com zumbido a muitos anos descobri através do médico estar com zumbido mas foi bem fraco o zunido enfim agora uns 2a3 meses voltou ele me disse para colocar cerumim para desmanchar a cera mais antibióticos e voltei ainda com o barulho do zumbido me deu Betina para tomar poderia ter desencadeado labirintite nada mas sinto uma for forte na face perto do nariz poderia ser sinusite?? Me ajude

    Responder
    • Comunicare

      Prezada senhora Nadir, boa tarde! Tudo bem com você?
      Obrigado pelo envio da sua mensagem.

      De acordo com o seu relato, o recomendado é ser feito uma avaliação com um médico otorrinolaringologista para um diagnóstico preciso para saber se esse incomodo pode ou não ser causado por uma sinusite, e assim lhe serem passadas as devidas orientações de acordo com o seu caso.

      A Comunicare é Referência no Tratamento do Zumbido, trabalhamos com fonoaudiólogos experientes e focados para uma reabilitação auditiva de excelência dos nossos pacientes. Podemos lhe ajudar com o tratamento do seu zumbido. Converse com a nossa equipe de atendimento para receber mais orientações.

      Se a senhora preferir, pode entrar em contato conosco ligando gratuitamente: 0800.001.4050 📞

      Ou também, preenchendo o formulário de contato aqui em nosso site, desta forma, a nossa equipe entra em contato com a senhora. Acesse: queroouvirbem.com.br/contato

      Ficamos no seu aguardo.
      Att, equipe Comunicare

      Responder
  3. Simone de castro

    Oi bom dia uns dois meses atrás tive labirintite com sinusite e estou tratando , mas eu fiquei quase surda do ouvido depois que começou a sinusite é a labirintite tenho barulhos no ouvido que é horrível esse outro mês vou procurar um otorrino, mas tomara que eu melhore é terrível ficar assim, gostaria de saber se vocês têm alguma dica pra mi ajudar até eu ir no otorrino.

    Responder
    • Comunicare

      Prezada Sra. Simone. Obrigado pelo contato.

      Somos Centro de Referência no Tratamento do Zumbido e trabalhamos com fonoaudiólogos focados em reabilitação auditiva de excelência, e podemos lhe ajudar quanto a isso. Agende a sua avaliação auditiva gratuita e converse com um dos nossos fonoaudiólogos experientes. Essa avaliação é gratuita e a senhora poderá realizar esse primeiro atendimento sem precisar sair do conforto e segurança da sua casa, sendo feito de forma 100% online.

      Converse com a nossa equipe, senhora Simone, você pode entrar em contato conosco ligando gratuitamente: 0800.001.4050 📞 (De segunda a sexta-feira, das 08h30 às 19h.)

      Ou também, preenchendo o formulário de contato aqui no nosso site, desta forma, a nossa equipe entra em contato com a senhora. Acesse: queroouvirbem.com.br/contato

      Ficamos no seu aguardo.
      Att, equipe Comunicare

      Responder
  4. Sandra Regina Penha da Conceição

    Boa Noite, desde final de Maio estou com ouvido tapado e com muito zumbido !!! Fiz uma endoscopia nasal e foi diagnóstica do com muito catarro e realmente estou com tosse Também já bebi antibióticos e esperei nasal mais não Melhorou ;;; é horrível estou ficando desesperada . Me ajudem ou me indiquem alguém por favor

    Responder
    • Comunicare

      Prezada Sra. Sandra. Obrigado pelo contato.

      Você sabia que somos Centro de Referência no Tratamento do Zumbido?
      Faça contato com a nossa equipe e solicite o seu atendimento com um dos nossos fonoaudiólogos experientes e focados em reabilitação auditiva de excelência. Você poderá conversar e esclarecer suas dúvidas, bem como conhecer as tecnologias dos dispositivos para o tratamento do zumbido. Esse atendimento é gratuito.

      Devido a pandemia, a senhora pode realizar esse primeiro atendimento sem precisar sair da casa, sendo feito de forma 100% online.

      Você pode entrar em contato conosco ligando gratuitamente: 0800.001.4050 📞 (De segunda a sexta-feira, das 08h30 às 19h.)

      Ou também, preenchendo o formulário de contato aqui no nosso site, desta forma, a nossa equipe entra em contato com a senhora. Acesse: queroouvirbem.com.br/contato

      Ficamos no seu aguardo.
      Att, equipe Comunicare

      Responder
  5. Roselane Ávila

    Fazem 5 dias que meu ouvido direito tampou e fiquei com uma zoeira na cabeça e escutando o eco de todos os sons em minha volta, fui no otorrino que olhou meus ouvidos e disse que estavam limpos e que não tinha nada de errado,só me aconselhou usar o que sempre uso p renite que é o spray Avamys pois minha alergia podia ter afetado os canais que ligam os ouvidos,nariz e garganta. Só sei que é mto chato isso, a ideia que tive foi usar um protetor auricular pra amenizar os sons. Perguntei p a otorrino se o cone chinês seria bom p o meu caso e ela falou horrores sobre tal procedimento mas eu fiz mesmo assim, não melhorei 100% mas ajudou e ao contrário do que ela falou saiu mta sujeira dos meus dois ouvidos! Só peço que me respondam por favor isso é normal???

    Responder
    • Comunicare

      Prezada Sra. Roselane. Obrigado pelo seu contato.

      O indicado é uma avaliação auditiva para lhe passar uma orientação precisa, pois cada caso é um caso. Aqui na Comunicare somos Centro de Referência no Tratamento do Zumbido e em Reabilitação Auditiva Excelência. Converse com a nossa equipe de fonoaudiólogos para receber mais orientações.

      Você pode entrar em contato aqui no nosso site (link abaixo) e solicitar o seu atendimento.
      https://comunicareaparelhosauditivos.com/contato

      Ou também pelo nosso atendimento telefônico. Ligue gratuitamente: 0800.001.4050
      De segunda a sexta-feira, das 08h30 às 19h.

      Ficamos à disposição.
      Atte. equipe Comunicare

      Responder
  6. Ana Paula Almeida

    Estou com um problema nos ouvidos. Sinto uma pressao entre o ouvido e nariz. O nariz está sempre seco é horrivel. Já oiço zumbidos. Ando desorientada. Ao tomar cefuroxima e cortizona e mirtazapina (antidepressivo) fiahei muito mal. Quem me pode ajudar e se possivel anudarem me a ser como era . normal isso me

    Responder
    • Comunicare

      Prezada Sra. Ana Paula, boa tarde! Como vai a senhora?
      Agradecemos o seu comentário.

      Poxa! Sabemos o quanto o zumbido é incômodo, por isso, ficamos tristes pela sua ocorrência. Mas podemos lhe ajudar.
      Somos Centro de Referência no Tratamento do Zumbido. Agende uma avaliação auditiva gratuita, Sra. Ana Paula, e conheça nossas terapias para aliviar o seu zumbido.

      Acesse o link: https://wma.comunicareaparelhosauditivos.com/agende-consulta-online-internet

      Ou ligue gratuitamente: 0800.001.4050 (De segunda a sexta-feira, das 08h30 às 19h).

      Obrigada pela sua mensagem, e ficamos à sua disposição caso queria tirar mais dúvidas e/ou agendar sua avaliação auditiva.

      Att, equipe Comunicare

      Responder
  7. Felipe

    Eu me chamo Felipe tenho 28 anos e ja sofro com zumbido a quase 5 anos, hoje já perde quase toda minha audição do lado esquerdo, ja fiz tudo que foi exames e não acharam oque ocasionou tudo isso, hoje comecei a sentir zumbido do lado direito e estou desesperado porque tudo começou com zumbido e não quero ficar totalmente surdo, penso em tirar minha vida se acontecer, porfavo me ajudem..

    Responder
    • Comunicare

      Prezado Sr. Felipe, boa tarde! Tudo bem com você?

      Obrigado pela sua mensagem e seu depoimento.
      Senhor Felipe, por favor, dê uma chance para que possamos lhe ajudar. Vamos agendar sua avaliação auditiva gratuita e avaliar o seu caso.
      Tivemos muitos pacientes que chegaram aqui na Comunicare com queixas de zumbido e perda auditiva, mas que conseguiram reverter a situação.

      Cadastre-se através do link a seguir: https://comunicareaparelhosauditivos.com/contato/
      Ou ligue 0800.001.4050 (De segunda a sexta-feira, das 08h30 às 19h).

      Agende sua avaliação auditiva gratuita e a nossa equipe entrará em contato com você para agendar.
      Ficamos à sua disposição!

      Ficaremos no aguardo do seu retorno.
      Atenciosamente, equipe Comunicare

      Responder
  8. Laís Estevão

    Boa noite há três anos tenho um zumbido no ouvido já passei em um especialista ele disse que meu ouvido está normal mas toda vez que tenho uma crise de sinusite no ou renite meus ouvidos fica zumbido muito não sei mais o que fazer

    Responder
    • Comunicare

      Prezada Sra. Laís, boa tarde! Tudo bem com a senhora?
      Agradecemos pela sua mensagem.

      O mais indicado é a senhora realizar uma avaliação com um médico otorrinolaringologista.
      Trabalhamos com médicos otorrinolaringologistas parceiros Comunicare. Podemos indicar para a senhora.

      Cadastre-se: https://comunicareaparelhosauditivos.com/contato/
      Ao cadastrar-se, a nossa equipe de atendimento entrará em contato com você.

      Ou se preferir, ligue pelo 0800.001.4050 (De segunda a sexta-feira, das 08h30 às 19h).

      Ficamos à sua disposição.
      Atenciosamente, equipe Comunicare

      Responder
  9. Joelma Rodrigues

    Boa noite!! Alguns dias estou ouvidos ecos de todos os barulhos inclusive quando eu falo .o que será me ajudem

    Responder
    • Blog Autor

      Oi, tudo bem?
      Infelizmente não temos o knowhow para ajudar solucionar o seu problema.
      Acreditamos que a melhor escolha seria buscar por um otorrinolaringologista para te auxiliar.

      Responder
  10. clovis dos santos

    boa tarde tenho 75anos estou com um zumbido no ouvido direito que esta me deichando louco me ajude por favor moro em matupa mt

    Responder
  11. Maria de Fátima Miranda

    Boa tarde, estou tendo crise de sinusite direto, os antibiótico e corticoide, não faz mais efeito,só melhor o enquanto estou tomando os remédios e depois começa tudo novamente, ultimamente, meu ouvido começou a doer, muita dó de cabeca, sem falar outros sintomas.

    Responder
    • Blog Autor

      Oi, tudo bem?
      Infelizmente não temos o knowhow para ajudar solucionar o seu problema.
      Acreditamos que a melhor escolha seria buscar por um otorrinolaringologista para te auxiliar.

      Responder
  12. Ednaldo

    Boa tarde
    Eu sempre tive zumbido no ouvido mas bem fraquinho nao incomodava e tambem sempre tive sinusite e agora apos a covid q atacou a sinusote o zumbido ficou forte e a visao estar turva e provocando desequilibrio e tonturas. Quando mecho nos olhos fico em.local c muota gente fico aguniado. Sera e labirintite ou a sinusite ta atacando os olhos? Mim ajundem.

    Responder
    • Blog Autor

      Oi, tudo bem?
      Infelizmente não temos o knowhow para ajudar solucionar o seu problema.
      Acreditamos que a melhor escolha seria buscar por um otorrinolaringologista para te auxiliar.

      Responder
    • Blog Autor

      Oi Ednaldo, tudo bem?
      Infelizmente não temos o knowhow para ajudar solucionar o seu problema.
      Acreditamos que a melhor escolha seria buscar por um otorrinolaringologista para te auxiliar.

      Responder
  13. Maria Lucena

    Boa noite! Minha filha de 16a nos está com barulho no ouvido semelhante a um ponteiro de relógio. Isso acontece quando ela está falando. Já fui ao otorrino mas ele não detectou nenhum problema. O que pode ser? Me ajudem por favor.

    Responder
    • Blog Autor

      Oi, tudo bem?
      Infelizmente não temos o knowhow para ajudar solucionar o seu problema.
      Acreditamos que a melhor escolha seria consultar novamente ou buscar por outro otorrinolaringologista para te auxiliar na busca do possível problema.

      Responder
  14. Tenho 12 anos

    Olá tenho 12 anos e estou com zumbido assim zummmmmm só q fino tenho rinite sinto o ouvido tipo fechado me ajudem

    Responder
    • Blog Autor

      Oi, tudo bem?
      Infelizmente não podemos dar uma opinião sobre isso sem um diagnóstico, para solucionar o seu problema, acreditamos que a melhor escolha seria buscar por um otorrinolaringologista para te auxiliar.

      Responder
  15. Erideilson Da Silva

    Quero fazer uma avaliação

    Responder
  16. Arlindo Martins Pinto

    Boa tarde comecei com zumbido no ouvido esquerdo uns 4 dia depois de ter desmaiado juntamente com ansiedade e síndrome de Pânico tenho perda leve nos dois ouvidos de nascença e tenho sinozite crônica tenho desvio de septo e tenho pólipo nasal

    Responder
    • Comunicare

      Oi, tudo bem?
      Infelizmente não podemos dar uma opinião sobre isso sem um diagnóstico, para solucionar o seu problema, acreditamos que a melhor escolha seria buscar por um otorrinolaringologista para te auxiliar.

      Responder
  17. Alice

    Bom dia, sinto estalos no ouvido quando engulo e fico incomodada com barulhos muito alto o que pode ser?

    Responder
    • Comunicare

      Bom dia! Tudo bem?
      Acreditamos que a melhor escolha para o seu caso seria a busca por um otorrinolaringologista para te auxiliar.

      Responder
  18. Carla Patrícia dos santos lima

    Já tenho um ano q deitada um dia derrenpente sinto um grande zuuuum no meu ouvido e houvi q o zumbido passou mas tem uns 5meses q voltou .agr tô cm zumbido .quero saber enquanto n faço exames. No ouvido oq posso fazer pra diminuir o zumbido???

    Responder
    • Comunicare

      Bom dia! Tudo bem?
      Acreditamos que a melhor escolha para o seu caso seria a busca por um otorrinolaringologista para te auxiliar.

      Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

M

Onde você está?

Dessa forma você terá acesso aos produtos e serviços da sua região.

M

Localizando...

Unidade mais próxima

Agendar Teste Gratuito