Zumbido

O zumbido no ouvido acontece quando uma pessoa tem a percepção de um som ou barulho que não existe. Essa situação pode ser muito incômoda e afetar o bem-estar do paciente. Nesses casos, podemos ter como consequência problemas de sono, dificuldade de se comunicar, depressão, isolamento social, ansiedade, estresse, etc.

Apesar de muitas pessoas considerarem o zumbido no ouvido uma doença, ele é, na verdade, um sintoma. Ou seja, ele pode ser ocasionado por diversos fatores . Por esse motivo, é muito importante que o distúrbio que causa o zumbido seja identificado e tratado.

No post de hoje falaremos sobre esse assunto. Acompanhe e descubra tudo sobre o zumbido, as causas, tratamentos e associações.

Quais as causas do zumbido no ouvido?

Como vimos, o zumbido no ouvido é um sintoma de que a pessoa está com algum distúrbio. Veja a seguir as causas que podem levar ao surgimento do zumbido.

Acúmulo de cera

A cera acumulada no canal auditivo pode ser uma das causas do zumbido no ouvido. Além do zumbido, a rolha de cera, como é chamada essa condição, também pode levar a dores, coceira e alterações auditivas.

Diabetes

A Diabetes é uma doença silenciosa, que tem como característica o aumento do nível de glicose no sangue. Devido a esse aumento, o organismo sofre prejuízos, inclusive o ouvido interno. Nesse sentido, o diabético pode desenvolver zumbido no ouvido e essa condição pode aparecer antes mesmo da doença ser diagnosticada, sendo um sintoma que merece atenção.

Idade avançada

A degeneração natural do organismo com o avançar da idade pode levar a perda auditiva e, consequentemente, ao zumbido no ouvido, sendo essa uma das causas mais comuns para o aparecimento do sintoma. O zumbido nos idosos tende a acontecer devido a danificação das células auditivas.

Doença de Menière 

A doença de Menière está relacionada a uma alteração no mecanismo que regula o líquido no ouvido interno. Dessa forma, a sua produção e absorção são afetadas. O zumbido é um dos sintomas dessa condição.

Ruídos excessivos

A perda auditiva causada pelo ruído excessivo pode ter como um dos seus sintomas o zumbido no ouvido. Pessoas que trabalham em um local com muito barulho, moram em uma área barulhenta, escutam música muito alta, ficam com frequência próximas a caixa de som estão sujeitas a desenvolver a perda auditiva.

Como tratar o zumbido no ouvido?

Zumbido

Como o zumbido é um sintoma decorrente de outro problema, é necessário que o que fez com que ele surgisse seja tratado, para diminuir o seu incômodo. No caso do acúmulo de cera, por exemplo, é necessário consultar com um especialista, para que o mesmo possa fazer a retirada do excesso. Lembrando que o uso de hastes flexíveis não é indicado pois pode acabar “empurrando” a cera.

Aqueles que apresentam zumbido devido à perda de audição, podem fazer o uso de aparelhos auditivos. O dispositivo amplifica o som, permitindo que a pessoa volte a ouvir e também pode diminuir a percepção do zumbido.

Todos os pacientes que têm queixa de zumbido , podem se beneficiar da terapia sonora, quando indicada.

A terapia sonora associada ao aconselhamento terapêutico, conhecida como Terapia de Habituação ao zumbido auxilia a pessoa a se acostumar com o zumbido por meio da plasticidade do cérebro. Diminuindo assim, o seu incômodo.

O zumbido no ouvido é um sintoma que pode significar muitas coisas. Neste artigo apresentamos algumas das principais causas para que o zumbido apareça. Por isso, é muito importante que as pessoas que apresentarem esse sintoma busquem ajuda médica para poder identificar o problema o quanto antes. Lembrando que o diagnóstico precoce traz melhores prognósticos.

Agora você já sabe um pouco mais sobre zumbido no ouvido. Compartilhe o post em suas redes sociais e permita que seus amigos também tenham acesso a essas importantes informações.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

M

Onde você está?

Dessa forma você terá acesso aos produtos e serviços da sua região.

M

Localizando...

Unidade mais próxima

Agendar Teste Gratuito