sistema auditivo

sistema auditivo

Dizem que saber ouvir é uma das principais dádivas do ser humano. No entanto, poucas pessoas conhecem como realmente funciona o sistema auditivo. Confira este infográfico e surpreenda-se com as informações!

Na batida das vibrações

O som é o reflexo de vibrações no ar. Chamamos essas vibrações de ondas sonoras e, são elas que são rebatidas nas dobras internas do ouvido externo. Ao entrar, várias transformações nos ossos (martelo, bigorna e estribo) e cérebro contribuem para que assimilemos a mensagem.

Orquestra sinfônica ao seu favor

Captado e rebatido internamente, o som passa pelo canal auditivo e faz vibrar o tímpano, que repassa tudo aos ossinhos, responsáveis pela amplificação. É como uma orquestra altamente sintonizada.

Em certos casos, quando estamos expostos a sons muito fortes (som alto), os músculos próximos ao estribo e martelo se contraem para proteger o tímpano, abafando o som.

A função dos grandes ossinhos

Apesar dos três ossinhos caberem na palma da mão, o martelo, bigorna e estribo amplificam em até 22 vezes as vibrações, facilitando o entendimento. A onda sonora segue pelo canal auditivo dentro de um tubo estruturado por um tecido ósseo. É assim que a informação chega ao ouvido interno.

Uma decodificação elétrica

Dentro do ouvido interno, as ondas se propagam até a cóclea, um órgão que tem uma estrutura em espiral e com líquido. Nela, as células receptoras transformam o som em sinais elétricos para que o nervo auditivo possa levar a informação ao cérebro.

Trabalho conjunto

É o cérebro o responsável pela decodificação, ou seja, quando você ouve uma música, seu corpo está em total trabalho para que a letra seja perfeitamente entendida e sentida.

E aí, gostou do infográfico? Quer escutar com qualidade, prevenindo doenças? Então entre em contato com a nossa equipe!

 

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

M

Onde você está?

Dessa forma você terá acesso aos produtos e serviços da sua região.

M

Localizando...

Unidade mais próxima

Agendar Teste Gratuito