sistema auditivo

[INFOGRÁFICO] Entenda como funciona o sistema auditivo

sistema auditivo

Dizem que saber ouvir é uma das principais dádivas do ser humano. No entanto, poucas pessoas conhecem como realmente funciona o sistema auditivo. Confira este infográfico e surpreenda-se com as informações!

Na batida das vibrações

O som é o reflexo de vibrações no ar. É rebatido nas dobras internas do ouvido externo. Ao entrar, várias transformações nos ossos (martelo, bigorna e estribo) e cérebro contribuem para que assimilemos a mensagem.

Orquestra sinfônica ao seu favor

Captado e rebatido internamente, o som passa pelo canal auditivo e faz vibrar o tímpano, que repassa tudo aos ossinhos, responsáveis pela amplificação. É como uma orquestra altamente sintonizada.

Powered by Rock Convert

Em certos casos, os músculos próximos ao estribo e martelo se contraem para proteger o tímpano, abafando o som.

A função dos grandes ossinhos

Apesar dos três ossinhos caberem na palma da mão, o martelo, bigorna e estribo amplificam em até 22 vezes as vibrações, facilitando o entendimento. A onda sonora segue pelo canal auditivo dentro de um tubo estruturado por um tecido ósseo. É assim que a informação chega ao ouvido interno.

Uma decodificação elétrica

Dentro do ouvido, as ondas se propagam até a cóclea, um órgão que tem uma estrutura em espiral e com líquido. Nela, as células receptoras transformam o som em sinais elétricos em razão das informações enviadas pelo nervo auditivo ao cérebro.

Trabalho conjunto

É o cérebro o responsável pela decodificação, ou seja, quando você ouve uma música, seu corpo está em total trabalho para que a letra seja perfeitamente entendida e sentida.

E aí, gostou do infográfico? Quer escutar com qualidade, prevenindo doenças? Então entre em contato com a nossa equipe!

Sem comentários
Publicar um comentário
Name
E-mail
Website