aparelho auditivo mascarador de zumbido

Saiba como funciona o aparelho auditivo mascarador de zumbido!

O zumbido (ou tinnitus) é um sintoma no qual o paciente tem a sensação de percepção de um som no ouvido sem haver uma fonte física ou causa externa identificável (Goodhill, 1950)

Ele pode ser originado por vários fatores, e, muitas vezes, a solução é a utilização de um aparelho auditivo mascarador de zumbido.

Os pacientes se referem ao problema identificando-o de diversas formas, como um som irritante, semelhante a um apito agudo, chiado, abelha ou quando termina a programação de um canal de TV. A identificação da causa, na maioria dos casos,  requer vários exames e o trabalho em conjuntos entre os profissionais envolvidos (médico, fonoaudiólogo, etc).

Neste artigo, vamos comentar como funciona um aparelho auditivo para zumbido, para quem ele é indicado e os modelos que podem ser encontrados. Continue lendo para saber mais!

O que é o aparelho auditivo mascarador de zumbido?

O aparelho auditivo mascarador de zumbido é um dispositivo com tecnologia que funciona com terapias para treinar o cérebro a parar de escutar os zumbidos tonais. O principal objetivo é utilizar a estimulação acústica (som) para dar atividade e estimular toda a região auditiva do cérebro, restabelecendo assim, a atividade neural normal, ou seja, fazendo com que o paciente deixe de perceber o zumbido com o passar do tempo.

Benefícios da terapia para zumbido

As terapias para o zumbido proporcionam mais tranquilidade. Uma delas, muito conhecida, é a Tinnitus Activities Treatment (TAT), que se baseia na plasticidade cerebral. Ela faz o cérebro se habituar ao som até ele não ser mais percebido.

De acordo com estudos, essa terapia proporciona uma grande melhora do sintoma. Além disso, a utilização do aparelho auditivo pode proporcionar vários outros benefícios, como a redução da fadiga e do estresse provocado pelo esforço para escutar quando se tem uma perda auditiva associada.

Powered by Rock Convert

Para quem o aparelho é indicado?

O avanço da tecnologia aplicado aos equipamentos auditivos fornece solução e programações específicas para o zumbido, mesmo para os pacientes que não apresentam perda auditiva.

Dessa forma, para as pessoas com audição normal, o aparelho auditivo pode ser usado como uma técnica para a promover a estimulação acústica no modo gerador de som. Já para as que apresentam perda auditiva e zumbido, ele pode ser utilizado no modo misto, ou seja, atender e tratar os dois objetivos.

Como o aparelho funciona?

Alguns aparelhos têm geradores de som que, por meio de sons estáticos, modulados (ocean waves) e/ou filtros (Terapia Notch), têm a capacidade de reduzir parcial ou completamente a percepção do zumbido e, consequentemente seu impacto na qualidade de vida do paciente. A terapia aplicada ao aparelho para mascarar o zumbido, além de, reduzir ou eliminar a percepção do zumbido, também promovem o relaxamento. Com os sinais modulados, “ocean waves” por exemplo, o paciente tem a sensação que está ouvindo as ondas do mar.

Como vimos, o aparelho auditivo mascarador de zumbido funciona com terapias sonoras que substituem os ruídos “fantasmas” por sons agradáveis e confortáveis.

Os diversos modelos disponibilizados pela Comunicare oferecem opções para atender a necessidades específicas.

Gostou deste artigo? Para saber mais sobre as possibilidades de tratamento para o zumbido, entre em contato conosco!

6 Comentários
  • Carlos Reis da Silva

    Bom dia!
    Já algum tempo que sinto um zumbido irritante no ouvido direito,fiz exame de audiometria e testes com aparelho onde esta constatado a necessidade de uso de aparelho,até já encaminhei o pedido pelo sus. Fui informado que deve de demorar mais de um ano para chegar o aparelho.
    Tenho todos os exames e testes de acompanhamento desde 2013 até dezembro passado,perda auditiva de 35% do ouvido esquerdo e de 55% ouvido direito. Gostaria de saber valores dos aparelhos, pois, acredito que terei que adquirir por conta da demora já esperada do sus.
    Favor me passar valores,testes eu já possuo todos os que os médicos pediram. Obrigado!

    10:02
    reply
  • José Barbosa da Silva

    preciso conhecer

    14:03
    reply
  • Alderico Franzen

    Estou com zumbido uns 5 anos é mais forte o esquerdo e tenho perda de audição.

    21:03
    reply
Publicar um comentário
Name
E-mail
Website