Aparelho auditivo

Os aparelhos auditivos são dispositivos desenvolvidos para permitir que as pessoas escutem e tenham uma vida mais próxima da normal. Para que ele funcione em sua máxima qualidade é necessário que o usuário aprenda a customizar o som do aparelho auditivo. Dessa forma, é possível aproveitar o máximo das funcionalidades disponíveis, em sintonia com as necessidades do usuário.

Apesar de ser uma ação importante para o melhor desempenho do dispositivo, muitas pessoas não sabem ao certo como customizar o aparelho auditivo. Se esse é o seu caso, não se preocupe! Este post foi desenvolvido especialmente para ajudá-lo nessa tarefa. Continue a leitura e descubra como fazer seu aparelho funcionar da melhor forma.

O que é a regulagem do aparelho auditivo?

Regular o aparelho auditivo nada mais é do que ajustar os sons de uma forma que fique confortável para o usuário que sofre com a perda auditiva. Para que isso aconteça, é preciso realizar adequações em alguns itens, como volume e frequência. Nos aparelhos mais modernos é possível fazer adaptações diretamente no aplicativo, conectando o aparelho ao celular, via bluetooth

O usuário pode escolher o volume do som do aparelho e se prefere que ele seja mais agudo, mais grave, etc. Cada ambiente pode ser adaptado para que o som possa ser percebido da maneira mais natural possível.

Como fazer a customização do som do aparelho auditivo?

Para customizar o som  do aparelho auditivo, baixe o aplicativo referente a marca do seu dispositivo e teste as configurações, até encontrar aquela que oferece o melhor som para as suas necessidades. Alguns ajustes* que podem ser feitos são:

  • Misturador de sons: permite ajustar as entradas de sons no aparelho;
  • Equalizador: permite ajustar o nível de baixo, médio e agudo;
  • Volume: permite ajustar o volume dos ouvidos separadamente.

O usuário pode deixar salvo as suas preferências e configurações após regular o aparelho auditivo. Confira a seguir alguns dos principais fatores que podem levar a necessidade de modificar o som do aparelho.

* Lembrando que certos ajustes podem não estar disponíveis no aplicativo. Consulte o fonoaudiólogo para saber mais.

Volume

Com o uso frequente do aparelho auditivo, é provável que você precise ajustar o volume do seu dispositivo. No início, é mais comum que o volume selecionado seja mais baixo. Nesse caso, o alto volume passa a incomodar o usuário, levando-o a realizar uma regulagem na altura do som do aparelho. Entretanto, com o passar do tempo, o processamento auditivo deve melhorar em virtude do uso do aparelho.

Oclusão

Outro fator que demanda uma modificação do som do aparelho auditivo é o chamado “efeito de oclusão”. Ele acontece quando o usuário escuta a sua própria voz duplicada, como se fosse um eco. Quando isso ocorre, é preciso regular o volume das frequências baixas e adaptar o auscultador. 

Ambiente

O ambiente em que a pessoa se encontra pode fazer com que ela necessite modificar o som do aparelho auditivo. Ambientes mais fechados e barulhentos, por exemplo, tendem a precisar de um volume mais baixo para que se perceba os sons de forma clara. 

Por que é importante investir em bons aparelhos?

Aparelho auditivo

Quando falamos em aparelhos auditivos, temos que ter claro que a tecnologia pode facilitar (e muito) a vida do usuário. Nesse sentido, é interessante saber que os aparelhos mais desenvolvidos, como é o caso daqueles produzidos por marcas líderes no mercado, como a Signia e a Widex, permitem que as configurações possam ser feitas remotamente. 

Isso significa que profissionais especialistas no assunto, como fonoaudiólogos, podem auxiliar o usuário sempre que necessário, sem que seja preciso sair de casa, por exemplo. Contudo, para usufruir deste benefício, é essencial que além de escolher um aparelho de uma boa marca, a pessoa adquira o dispositivo em uma empresa que oferece o serviço de suporte ao usuário, como a Comunicare faz. Conheça a seguir um pouco mais sobre a empresa.

Conheça a Comunicare

A Comunicare é líder no mercado de aparelhos auditivos. Há 19 anos no ramo, a empresa oferece um pós-venda de excelência. Para tanto, ela conta com profissionais especializados para prestar todo o suporte ao usuário, presencialmente ou de forma remota. Nesse sentido, o time da Comunicare está sempre pronto para realizar uma tele consulta e auxiliar nos ajustes e na regulagem do aparelho auditivo

Acertar na escolha do aparelho auditivo não é uma tarefa fácil. Entretanto, ela fica muito mais tranquila quando se pode contar com a ajuda de profissionais especializados no assunto. Após a compra do aparelho, é essencial que o usuário aprenda a customizar o som do aparelho auditivo

Para uma maior comodidade, a aquisição de aparelhos modernos, que possam ser conectados ao celular e a escolha de uma empresa que presta um atendimento de qualidade faz toda a diferença na qualidade de vida do usuário. 

Você gostou deste conteúdo sobre como customizar o som do seu aparelho auditivo? Se ficou com alguma dúvida, deixe um comentário neste artigo que teremos muito prazer em responder.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

M

Onde você está?

Dessa forma você terá acesso aos produtos e serviços da sua região.

M

Localizando...

Unidade mais próxima

Agendar Teste Gratuito