Aparelhos auditivos

Os aparelhos auditivos são dispositivos que têm como objetivo possibilitar a escuta de sons pelos seus usuários. Apesar de a tecnologia estar a favor de quem sofre com problemas de audição, muitas vezes esse processo é complicado e cheio de incertezas. Por esse motivo, os usuários buscam informações sobre como se adaptar aos aparelhos auditivos e levar uma vida mais próxima possível da normal com eles.

É importante ressaltar que o processo de adaptação de um aparelho auditivo pode não ser imediato, principalmente para aqueles que convivem com a perda de audição há algum tempo. Essa situação faz com que a capacidade do cérebro de identificar alguns sons diminua, tornando a adaptação aos aparelhos mais desafiadora.  

Se você está começando a usar aparelhos auditivos, e está procurando entender mais sobre eles, este post é para você! A seguir você encontrará 5 dicas sobre como se adaptar aos aparelhos auditivos e aproveitar o que de melhor eles têm a oferecer. Acompanhe!

1) Busque apoio de amigos e familiares

A primeira dica para se adaptar aos aparelhos auditivos com uma maior facilidade é não fazer isso sozinho. O apoio de familiares e amigos é fundamental, e pode tornar esse caminho mais leve e fácil.

Portanto, converse com seus familiares, conte para eles as suas angústias, medos, e também as suas conquistas. Aproveite a presença deles para treinar o uso do aparelho auditivo, lembrando que quanto maior o tempo de prática, mais rápida será a adaptação. 

2) Tenha paciência com seu processo

Outro ponto importante para aqueles que estão procurando entender como se adaptar aos aparelhos auditivos é ter paciência. Dependendo do nível e do tempo que a pessoa sofre com a perda auditiva, a recuperação da audição por meio dos aparelhos pode ser um pouco mais lenta. Em grande parte das vezes, o cérebro pode demorar de 3 a 6 meses para responder aos estímulos sonoros e se adaptar ao aparelho auditivo.

Portanto, é essencial ter paciência e acreditar no processo. As pequenas mudanças acontecem com o tempo e, ao final, o resultado é a capacidade de ouvir, manter conversas e levar uma vida mais próxima possível do normal, levando em conta o tempo de perda auditiva.

3) Certifique-se de que o aparelho está ajustado corretamente

O usuário pode perder um tempo precioso da adaptação utilizando um aparelho auditivo que não está ajustado corretamente para as suas necessidades. Por esse motivo, é muito importante contar com a ajuda de um especialista para configurar e ajustar da melhor forma possível o aparelho.

Na Comunicare tudo acontece de forma simples! O cliente pode comprar de forma imediata porque todas as lojas da rede contam com equipamentos capazes de avaliar se o aparelho está configurado de forma adequada, garantindo assim, uma adaptação bem mais fácil e segura.

4) Tenha o acompanhamento de um fonoaudiólogo

O acompanhamento com um fonoaudiólogo é a chave de sucesso para quem começa a utilizar e está buscando saber como se adaptar aos aparelhos auditivos. O primeiro passo quando falamos de fonoaudiólogo e perda auditiva é sempre adquirir o aparelho em uma empresa que ofereça esse serviço. Além disso, é necessário também observar se os profissionais são especialistas no assunto, ou seja, se eles são audiologistas. Na Comunicare, por exemplo, toda a equipe é qualificada para dar suporte nesse processo.

Neste cenário, o fonoaudiólogo tem como função avaliar, tratar e reabilitar os pacientes. Ele realiza o exame audiométrico, auxilia na escolha do aparelho, faz os ajustes necessários para que o dispositivo atenda às necessidades do usuário, aumenta a motivação para que a pessoa não desista do aparelho, etc. Todos esses benefícios ajudam na adaptação aos aparelhos auditivos, aumentam a autoestima e as chances de que o tratamento não seja interrompido. 

5) Converse com outros usuários

Aparelhos auditivos

A nossa última dica para quem está buscando como se adaptar aos aparelhos auditivos é conversar com outras pessoas que estão passando ou já passaram pelo mesmo processo de adaptação. 

Encontrar outros usuários de aparelhos auditivos permite que a pessoa aumente o seu conhecimento sobre o assunto e não se sinta só. Ao conversar sobre o assunto, aqueles que fazem uso dos aparelhos auditivos podem compartilhar as experiências, as angústias, as dúvidas e as ações que colocaram em prática para melhorar a adaptação.

Aqueles que estão buscando informações sobre como se adaptar aos aparelhos auditivos e chegaram até aqui conseguiram entender que o uso de aparelhos auditivos modernos e de boa qualidade, o apoio da família e de outros usuários, e a ajuda de um fonoaudiólogo facilita o processo.

Agora que você já descobriu nossas 5 dicas sobre como se adaptar aos aparelhos auditivos, que tal mostrar para os seus amigos? Compartilhe este post em suas redes sociais e permita que mais pessoas se beneficiem dessas informações!

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

M

Onde você está?

Dessa forma você terá acesso aos produtos e serviços da sua região.

M

Localizando...

Unidade mais próxima

Agendar Teste Gratuito