Referência em tratamento do Zumbido

O zumbido é um sintoma que afeta a audição e interfere no cotidiano de muitas pessoas. Apesar das consequências ruins que o zumbido traz, a boa notícia é que existe tratamento para esse problema. Grandes empresas que atuam com soluções auditivas, como a Signia e a Widex, possuem tecnologias avançadas para o tratamento de zumbido. No artigo de hoje vamos falar um pouco mais sobre elas.

O que é e quais são as causas do zumbido

O zumbido é um sintoma que traz muito incômodo para quem sofre dele. A principal característica é que a pessoa passa a ouvir um som inexistente. Essa situação pode ir e vir trazendo muito estresse e podendo levar a perda auditiva.

Embora uma elevada parte da população tenha algum tipo de zumbido (de 15 a 20%) os idosos são os mais atingidos. As principais causas que levam ao aparecimento dele são: envelhecimento e infecções no aparelho auditivo, acúmulo de cera, estresse, problemas de coluna, exposição a sons elevados e condições de saúde como problemas no coração, pressão alta, diabetes, Síndrome de Ménière, etc.

Quais são as principais tecnologias de tratamento de zumbido

Nos últimos 20 anos, muitas terapias de sons foram propostas para tentar tratar o zumbido. Entretanto, grande parte delas não obteve os resultados esperados. Com o avanço dos estudos, duas empresas líderes no setor de audiologia, no entanto, conseguiram criar soluções que funcionam para o tratamento de zumbido: a Signia e a Widex. A seguir, destacamos as principais tecnologias usadas por cada uma delas.

Signia

A Signia trabalha com três opções para combater o zumbido: a terapia sonora com sinais estáticos, os sinais modulados “ocean waves” e a terapia Notch.

Terapia sonora com sinais estáticos

Na terapia sonora com sinais estáticos, os aparelhos auditivos da Signia são programados para gerar um som que se mistura com o barulho do zumbido, desviando a atenção do cérebro. Há cinco opções de sons, que podem ser ajustados conforme a necessidade de cada pessoa e escolhidos em conjunto com o fonoaudiólogo.

Sinais modulados “ocean waves”

Os sinais modulados “ocean waves”, ou ondas do oceano, também agem desviando a atenção para o barulho do zumbido. Eles reproduzem o som do mar, ajudando a relaxar e proporcionando uma experiência auditiva mais tranquila. São quatro opções de sons para escolher, desenvolvidos por especialistas em zumbidos.

Terapia Notch

A terapia Notch é a primeira tecnologia do mundo que filtra a frequência do zumbido para proporcionar ao usuário do aparelho auditivo uma experiência mais limpa de sons.

Ela funciona captando a frequência do zumbido e, a partir disso, reduzindo a amplificação da frequência para que o barulho fique integrado ao som ambiente. O cérebro, então, “aprende” a não ouvir mais o zumbido, possibilitando uma grande melhora no bem-estar.

Widex

A Widex nos traz o Programa Widex Zen para o tratamento de zumbido. Ele é baseado na ideia de amplificar ruídos a partir do aparelho auditivo, do som ambiente, de música ou de ruídos. O objetivo é que esse som amplificado haja uma minimização na percepção do zumbido.

O programa Zen da Widex foi criado em 2012, e é funciona a partir de quatro ações:

  1. Aconselhamento: que gera informações importantes sobre o zumbido que a pessoa escuta, ajudando o sistema a mudar a interpretação negativa que ele traz;
  2. Amplificação: que auxilia aqueles que além de sofrer de zumbido também precisam lidar com a perda auditiva. Nesse caso, há um estímulo para que o cérebro e os ouvidos reduzam a diferença na percepção do som ambiente e do zumbido;
  3. Tons Fractais: que reproduz sons relaxantes que podem ser escolhidos pelo usuário para tornar o zumbido menos perceptível e aliviar o estresse;
  4. Relaxamento: que é feito por meio de exercícios de controle de som com o objetivo de diminuir o estresse gerado pelo zumbido.

A partir dessas ações e do uso dos aparelhos com tecnologia Widex o tratamento de zumbidos torna-se eficaz. Para funcionar da melhor forma possível e ajudar quem sofre com a perda de audição e com o zumbido, é interessante consultar profissionais capacitados. Eles podem auxiliar para que os ajustes sejam feitos conforme a necessidade e preferência de cada usuário.

Os aparelhos auditivos modernos, que utilizam tecnologia avançada, ajudam a aliviar o incômodo do zumbido nos ouvidos. A Comunicare é referência em tratamento de zumbido e trabalha com ambas as marcas.

Que tal agendar uma avaliação gratuita com a Comunicare e escolher a melhor opção de tratamento de zumbido para você? Entre em contato e converse com um de nossos fonoaudiólogos especialistas.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

M

Onde você está?

Dessa forma você terá acesso aos produtos e serviços da sua região.

M

Localizando...

Unidade mais próxima

Agendar Teste Gratuito