Zumbido no ouvido

Os incômodos no ouvido, como a sensação de zumbido, acontecem com uma frequência maior do que se costuma imaginar.. Para se ter uma ideia, segundo o Conselho Federal de Fonoaudiologia, no Brasil 28 milhões de indivíduos sofrem com o problema. 

Devido à importância do assunto, separamos este post especialmente para falarmos sobre ouvir zumbido no ouvido e as dúvidas que envolvem essa condição. Continue a leitura e descubra se o zumbido no ouvido sempre indica alguma disfunção ou perda auditiva, se ele pode ocorrer e parar, e o que fazer quando ele se manifesta.

O que significa ouvir zumbido no ouvido?

Ouvir zumbido no ouvido nada mais é do que escutar sons que, na realidade, não existem. A pessoa pode passar a se incomodar com o zumbido, principalmente em um ambiente totalmente silencioso.  

O zumbido sempre indica alguma disfunção?

A partir da percepção de ouvir zumbido no ouvido, uma das dúvidas que surge é se essa condição indica alguma disfunção e a resposta é sim. O zumbido, na verdade, é um sintoma de que algum outro problema está presente no organismo do indivíduo.

Por esse motivo, o zumbido deve sempre ser tratado de forma individual.
É indicado consultar com um especialista para que ele possa encontrar a origem do problema, ou seja, o que está causando o zumbido, para então tomar as providências a fim de eliminar ou melhorar o sintoma.

O zumbido está associado a perda auditiva?

O zumbido pode estar associado uma consequência da perda auditiva. No entanto, há outros motivos que podem desencadear a sensação de ouvir zumbido no ouvido. Confira alguns deles:

  • Acúmulo de cera;
  • Exposição a ruídos altos;
  • Acúmulo de líquido no ouvido;
  • Disfunção temporomandibular;
  • Efeito colateral de medicamentos;
  • Lesões no pescoço e cabeça;
  • Doenças crônicas;
  • Infecções, etc.

É possível se curar do zumbido?

Zumbido no ouvido

A resposta para esse questionamento que é um dos mais recorrentes é sim, é possível deixar de ouvir o zumbido no ouvido. Isso porque, como vimos, o zumbido é um sintoma de algum outro problema. Nesse caso, se o que causou ele for resolvido, ele tende a deixar de ser percebido pelas pessoas.

Ou seja, se o zumbido é uma consequência do acúmulo de cera no canal auditivo, a limpeza do local provavelmente ajudará o paciente a deixar de perceber o zumbido. Já nos casos em que o zumbido é proveniente da perda auditiva é possível fazer o uso de aparelhos auditivos associados com os mascaradores de zumbido, que ajudam o paciente a progressivamente deixar de ouvir  zumbido no ouvido. 

O que fazer se começar a ouvir zumbido no ouvido?

Quando uma pessoa notar que começou a ouvir zumbido no ouvido, a primeira ação dela deve ser buscar ajuda médica. Os especialistas podem avaliar e diagnosticar o que está causando o problema. A partir do correto diagnóstico se inicia o tratamento para que a causa do zumbido seja combatida, aliviando a manifestação do sintoma.

Ouvir zumbido no ouvido, embora seja uma situação recorrente e que atinge milhares de pessoas, não pode ser considerado algo normal. Portanto, sempre que o sintoma se manifestar busque saber a sua origem para ter o devido tratamento, e sempre que possível eliminar ou amenizar o incômodo.

Se quiser saber mais sobre o assunto, confira o texto especial que fizemos para você sobre o Novembro Laranja – a Campana de Combate ao Zumbido.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

M

Onde você está?

Dessa forma você terá acesso aos produtos e serviços da sua região.

M

Localizando...

Unidade mais próxima

Agendar Teste Gratuito