Fogos de artifícios

O uso de fogos de artifício para comemorar acontecimentos especiais, como o Ano Novo, o Natal, a vitória do time de futebol, a formatura ou algum momento alegre é uma prática comum. Embora a beleza das cores no céu encante os olhos, os ouvidos podem sofrer com essa tradição.

Se você costuma soltar fogos de artifício em festividades, ou gosta de assistir a queima dos fogos, não se preocupe. Há algumas alternativas mais silenciosas para manter a tradição e proteger os ouvidos. Confira neste post os perigos dos fogos de artifício para a audição e o que você pode fazer para substituí-los.

Saiba quais são os perigos dos fogos de artifício para a audição

Os fogos de artifício costumam ser barulhentos. Para se ter uma ideia, o volume de som recomendado para uma audição segura é 85 decibéis (dB), e o som dos fogos explodindo podem ultrapassar 120 dB.

Essa mudança de decibéis alta e repentina pode provocar um trauma acústico, levando a diversos problemas para a saúde auditiva. Os mais severos são a perda temporária ou até mesmo definitiva da audição.

Fique atento a alguns sintomas que podem indicar problemas pós queima de fogos

Além da perda auditiva, há outros sintomas que podem indicar que a explosão dos fogos de artifício resultou em prejuízos para a audição. Confira a seguir alguns deles.

Zumbido

O primeiro sintoma que deve servir como sinal de alerta é a sensação de zumbido. Ele é caracterizado pela percepção de um som que na verdade não existe. Embora o sintoma tende a ser temporário, ele causa muito desconforto e afeta a qualidade de vida.

Pessoas que sofrem com zumbido de forma recorrente, mesmo que não apresentam perda auditiva, podem se beneficiar do uso de aparelhos auditivos mascaradores de zumbido. Caso você apresente algum sintoma de zumbido no ouvido, procure ajuda de especialistas.

Ouvido tapado ou entupido

A sensação de ouvido tapado ou entupido é outra possível consequência do ruído dos fogos de artifício. Nesse caso, as pessoas têm dificuldade em entender o que está sendo dito. O som fica mais abafado, limitando a comunicação.

Sintomas variados

Além do zumbido e do ouvido entupido, esteja atento a outros sintomas que, associados à exposição ao barulho dos fogos, podem indicar que os ouvidos foram afetados:

  • Pressão nos ouvidos;
  • Dor de cabeça;
  • Tontura;
  • Ouvidos sensíveis;
  • Estalo nos ouvidos;
  • Dificuldade para ouvir.

Aprenda a proteger seus ouvidos

Se você sabe que vai ficar exposto a fogos de artifício durante alguma festividade, é possível adotar medidas para proteger os seus ouvidos e curtir o momento. Veja a seguir algumas estratégias para que a sua audição não seja afetada.

Aposte nos protetores de ouvidos

A primeira delas é apostar nos protetores de ouvidos, também conhecidos como protetores auriculares. Eles têm a função de reduzir a percepção do som, protegendo os ouvidos de possíveis danos decorrentes do barulho elevado da explosão dos fogos.

Fique longe do local da explosão

Uma dica bastante prática e até mesmo óbvia é que você se posicione longe do local da explosão. Os adultos devem estar distantes, pelo menos, 15 metros de onde os fogos explodem. Já as crianças, por terem os ouvidos mais sensíveis, devem manter-se afastadas 50 metros da explosão.

Lembrando que quanto mais longe você ficar, menores são as chances de acontecer qualquer prejuízo à sua audição. Por isso, quando for inevitável, chegue cedo e se posicione estrategicamente para não perder a comemoração, e ainda preservar a audição.

Ajuste seu aparelho auditivo

Se você usa aparelho auditivo, antes de assistir a uma explosão de fogos de artifício, não se esqueça de ajustar o dispositivo para funções que diminuam o ruído e não amplifiquem o som.

Conheça alternativas para substituir os fogos de artifício

Além de proteger os ouvidos, é possível também substituir a queima dos fogos de artifício das comemorações, por outras ações que também são bonitas e alegres. A seguir trouxemos algumas ideias para você conhecer.

Projeções virtuais no céu

A tecnologia é uma aliada quando pensamos em alternativas para substituir os fogos de artifício em festividades. Uma ideia que tem sido utilizada são as projeções virtuais de imagens variadas no céu. Para colocar em ação essa ideia, entretanto, é necessário ter um bom aparato como um grande projetor de cinema.

Fogos silenciosos

Algumas empresas têm apostado na ideia de fogos silenciosos. Essa tecnologia ainda está sendo desenvolvida, uma vez que, na teoria, os fogos devem estourar ou quando lançados, ou no céu. Os modelos que não estouram no céu são os que tem menos barulho, mas não deixam de reproduzir algum som. Os fogos mais silenciosos possuem decibéis muito menores. Portanto, se você decidir soltar fogos de artifício, busque as opções que reproduzem menos som.

Soltar fogos de artifício é uma tradição antiga, que encanta, mas que pode trazer problemas para a audição. Além dos malefícios para os ouvidos, há ainda outras campanhas por trás da diminuição do uso desse artefato, como a preocupação com crianças com autismo, animais e bebês.

Então, gostou de saber um pouco mais sobre os perigos dos fogos de artifício para os ouvidos, as opções para substituí-los e os sinais de que seu ouvido foi afetado? Se você tem alguma história para nos contar sobre fogos de artifício e perda auditiva, deixe um comentário no post e compartilhe conosco!

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

M

Onde você está?

Dessa forma você terá acesso aos produtos e serviços da sua região.

M

Localizando...

Unidade mais próxima

Agendar Teste Gratuito