teste de aparelho auditivo

4 vantagens do programa de teste de aparelho auditivo domiciliar!

A adaptação ao aparelho auditivo não ocorre de maneira imediata, pois, com a perda da audição, o cérebro perde o estímulo sonoro e precisa de um tempo para adequar-se novamente. No entanto, é possível garantir esse processo por meio de um teste de aparelho auditivo em casa.

A persistência é essencial para o sucesso da reabilitação auditiva e a possibilidade de experimentar o aparelho antes de comprá-lo promove uma melhor adequação do dispositivo para atender às necessidades específicas do paciente.

Neste artigo, vamos explicar como funciona o programa de teste de aparelho auditivo em casa e mostrar as suas vantagens e a importância para o processo de adaptação no uso do dispositivo. Continue a leitura para entender melhor!

Como funciona o programa de teste de aparelho auditivo?

Muitas vezes, o paciente faz uma compra por impulso, para, somente depois, adaptar-se. Essa é uma atitude que pode dificultar o processo de adaptação e levar a uma desistência do tratamento.

Apesar de todos os aparelhos devolverem a audição, alguns têm mais filtros do que outros. O AudioDrive — ou teste de aparelho — é um processo consultivo, no qual o paciente passa por avaliações da perda auditiva, bem como dos benefícios que um determinado dispositivo pode proporcionar quanto aos seguintes aspectos:

  • devolução da audição;
  • bom entendimento dos sons;
  • boa adaptação;
  • dificuldade do cérebro em reconhecer os sons e criar significados devido ao tempo de privação.

Esse processo de avaliação é desenvolvido por meio de um teste realizado na casa do paciente, com acompanhamento fonoaudiológico, que verifica o restabelecimento da audição no dia a dia e avalia o ganho de qualidade de vida com o uso do aparelho.

Essa avaliação é realizada com base na demanda da tecnologia necessária de acordo com as necessidades auditivas individuais. Para tanto, o paciente testa o aparelho por dois dias e volta à clinica para avaliação da necessidade de ajustes. O tempo de adaptação é variável, de acordo com as características individuais.

Qual é a importância do programa de teste de aparelho auditivo em casa?

O programa de teste é importante para que o paciente não corra o risco de realizar um investimento inadequado, evitando uma compra por impulso, que poderia influenciar de forma negativa na reabilitação auditiva.

Com base nessa experiência, é realizada uma avaliação por meio de um software especializado, no qual o fonoaudiólogo faz ajustes no aparelho de acordo com o feedback do paciente, objetivando a adequação das próteses auditivas.

Quais são as suas vantagens?

A experiência domiciliar possibilita que o paciente verifique os benefícios e as dificuldades que o aparelho apresenta em situações cotidianas. Veja, a seguir, as principais vantagens do teste!

1. Verificação do atendimento das necessidades pelo aparelho

Nem sempre as expectativas são atendidas, e o ritmo de adaptação varia de acordo com o tipo de aparelho. O teste permite a verificação do entendimento e da qualidade dos sons recebidos.

2. Análise do conforto promovido

Com o AudioDrive, é possível analisar as situações que provocam desconfortos e fazer anotações em um diário para reportá-las ao fonoaudiólogo.

Powered by Rock Convert

3. Teste em ambientes desafiadores

O teste permite que o paciente perceba o desempenho do aparelho em ambientes silenciosos e ruidosos, como em um almoço social, com várias pessoas falando ao mesmo tempo, ou em locais públicos.

4. Possibilidade de verificação, pelos familiares, dos benefícios do uso do aparelho no convívio familiar

No período de teste, a família pode observar se o paciente consegue ouvir a televisão em um volume normal e se há necessidade de repetir as frases para que ele entenda.

Quais aspectos o usuário deve avaliar para escolher o aparelho ideal?

Em uma primeira consulta, o paciente comenta sobre as principais queixas da deficiência auditiva, como situações de muitos ruídos que o impedem de entender e diferenciar os sons, necessidade de aumentar o volume da TV ou do rádio para escutá-los, entre outras.

Com base nesses relatos, a clínica orienta o paciente, no período de teste de aparelho auditivo, a observar o desempenho do dispositivo nessas atividades desafiadoras, considerando a necessidade específica de audição e as expectativas.

Como uma empresa especializada pode ajudar nesse processo?

Algumas empresas oferecem o teste gratuito do aparelho auditivo, como a Comunicare, pioneira nesse tipo de serviço, proporcionando um grande diferencial com o aplicativo Telecare. Esse utilitário pode ser acessado por meio de um aparelho celular e permite ao paciente um contato direto com o fonoaudiólogo, responsável pela reabilitação auditiva.

Com base em avaliações iniciais, a empresa empresta o dispositivo de demonstração ao paciente, para que ele o teste sem compromisso. Após 24 horas, um fonoaudiólogo do setor de qualidade entra em contato para obter informações sobre o andamento do teste e o nível de satisfação com o atendimento.

Nesse período, caso haja alguma dificuldade ou necessidade de orientação, a equipe mantém contato para aconselhamentos ao paciente. Após o teste domiciliar, é agendado um retorno na unidade para análise dos primeiros benefícios.

Em caso de necessidades de ajustes ou troca de tecnologia, o paciente refaz o processo de teste do aparelho até que ele seja considerado satisfatório e possa ser realizada a aquisição adequada de um produto novo, com as mesmas características do modelo testado.

Como escolher uma empresa para auxiliar na escolha do aparelho auditivo?

Para escolher uma empresa que proporcione a melhor experiência em atendimento e orientações para aquisição de aparelho auditivo, é fundamental buscar uma entidade idônea, com vasta experiência na área e que tenha uma equipe habilitada para avaliações e acompanhamentos.

Nesse sentido, a Comunicare apresenta um grande diferencial em relação às demais empresas, pois as vendas são efetuadas somente após a realização de teste do aparelho auditivo. Dessa forma, ela garante a escolha de um dispositivo adequado às necessidades individuais dos pacientes e evita a compra imediata, que pode resultar em erro para o tratamento.

Essa garantia é a base dos valores da Comunicare, que objetiva uma reabilitação auditiva de excelência. Além disso, ela não trabalha com vendedores de aparelhos — todo o processo é conduzido por fonoaudiólogos — profissionais habilitados que avaliam as necessidades auditivas e orientam quanto à escolha ideal.

Como verificamos neste artigo, as vantagens que o teste de aparelho auditivo apresenta são fundamentais para optar pelo dispositivo que melhor atende às necessidades de audição. Entretanto, é essencial buscar uma empresa especializada no processo de avaliação, como a Comunicare, que oferece uma equipe habilitada e muita experiência no segmento.

Gostou de saber sobre as vantagens do teste de aparelho auditivo? Então, entre em contato conosco e agende uma consulta para realizar um teste gratuito!

2 Comentários
  • Luiz Antonio e Silva

    Sou de.sao.lourenco.mg
    Preciso.do aparelho gueria.saber.preco onde fazer texted.e condicoes de.pagamemto

    14:09
    reply
Publicar um comentário
Name
E-mail
Website