atividades fisicas

Saiba como convencer o idoso a fazer atividades físicas

As atividades físicas são de extrema importância para quem deseja se manter saudável e ter uma boa qualidade de vida. No entanto, quando a pessoa chega na terceira idade sem esse hábito, realmente fica muito difícil de convencê-la sobre a importância de se exercitar todos os dias. Mas isso não pode ser motivo de deixá-la de lado e não incentivar essa atividade tão prazerosa.

As atividades físicas fazem muito bem às pessoas de qualquer faixa etária, mas para os de idade mais avançada, elas contribuem para aumento na qualidade de vida e prevenção de doenças, como obesidade, diabetes e pressão alta.

Neste artigo, mostraremos quais ações você precisa tomar para convencer o idoso quanto à importância de realizar atividades físicas. Acompanhe as nossas dicas!

Promova uma experiência prazerosa

Como o idoso não tem o hábito de se exercitar com frequência, é importante que você torne essa experiência prazerosa para ele. Uma dica é convencer os amigos dele a também adotarem esse hábito saudável. Assim, um motiva o outro a não desistir.

Outra ideia é você incentivá-lo pelo exemplo. Convide-o a se exercitar com você. Façam caminhadas, andem de bicicleta ou realizem outra atividade que proporcione prazer para ambas as partes. Torne esse momento divertido.

Facilite ao máximo a atividade física

Como o idoso não tem o costume de se exercitar, você precisa facilitar ao máximo a atividade física. Então, nada de levá-lo para fazer musculação ou outro exercício que exija maior condicionamento. O ideal é sugerir atividades leves, como dançar, caminhar, fazer yoga etc.

Isso é importante para você não comprometer a saúde e bem-estar do idoso. Lembre-se de que ele precisa de cuidados especiais, pois seu metabolismo já não é mais como antes, e isso retarda a recuperação em caso de lesões, por exemplo.

Apresente ao idoso os benefícios da prática

Além dos benefícios que listamos na introdução, mostre ao idoso o quanto ele ganhará em qualidade de vida, após começar a praticar as atividades físicas. Ele se sentirá mais disposto para realizar suas atividades diárias, fortalecerá seus músculos e melhorará seu equilíbrio, diminuindo os riscos de quedas.

Dessa forma, ele terá a oportunidade de fortalecer seu condicionamento físico e, assim, reduzirá as chances de depender de terceiros para realizar seus afazeres em razão de problemas de saúde.

Marque uma consulta com um médico

A consulta com o geriatra do idoso também é muito importante nesse processo, pois ele pode:

  • avaliar se o idoso está apto a praticar exercícios físicos;
  • indicar as atividades mais adequadas para o idoso realizar.

Além disso, muitos idosos querem ouvir do seu médico que eles podem realizar atividades físicas. Então, durante a consulta, o profissional pode incentivar a prática e motivar o idoso a sair da sua zona de conforto.

As atividades físicas ajudam a pessoa a se desconectar dos problemas e, com isso, as doenças emocionais, como ansiedade e depressão, diminuem. Os exercícios não proporcionam nenhum malefício ao corpo humano — desde que liberados pelo médico, o idoso pode realizá-los todos os dias.

Aproveite a oportunidade e compartilhe este artigo nas suas redes sociais para que mais pessoas saibam como convencer idosos a praticarem atividades físicas!

2 Comentários
  • OTAVIANO DE SOUZA CAMPOS

    Olá muito boa tarde de sexta feira 13…
    Fui indicado pelo meu médico essa empresa, na realidade o que mais impactua na relação comercial desse tipo de prótese, são preços, de acordo com a necessidade do paciente e diagnóstico exarado pelo especialista, seria investimento na saúde e qualidade de vida, assim penso.
    Mas, vou fazer meu cadastro para uma futura avaliação.

    Grato

    Otaviano Campos

    17:09
    reply
Publicar um comentário
Name
E-mail
Website