Perda auditiva infantil

Os problemas relacionados à saúde auditiva podem aparecer em diferentes fases da vida, inclusive na infância. A perda auditiva em crianças é relativamente comum. Conforme a Academia Americana de Otorrinolaringologia – Cirurgia de Cabeça e Pescoço, uma a cada 1 mil crianças têm perda de audição severa ao nascer. Esse número aumenta para seis a cada 1 mil quando falamos em perda auditiva leve ou moderada.

Se você desconfia que seu filho esteja apresentando dificuldade de ouvir, ou quer entender mais sobre o assunto este post é para você. Continue a leitura e conheça 5 causas da perda auditiva em crianças e quais as consequências caso ela não seja tratada.

1) Fatores genéticos

A surdez congênita (que já nasce com a criança) pode acontecer devido a fatores genéticos e hereditários. Normalmente, ela está associada a mutação de genes, principalmente conexina 26. Além disso, ela também pode ser decorrente de algumas síndromes que têm padrão hereditário, como: síndrome de Melnick-Frases, de Jervell e Lange-Nielsen, de Pendred, de Stickler e de Usher.

2) Problemas no pré-natal

Pré-natal

Além das causas hereditárias, a surdez congênita pode ser resultado de intercorrências durante o período pré-natal. Doenças como toxoplasmose, rubéola, citomegalovírus, herpes e sífilis, quando adquiridas durante a gestação, podem causar má formação e levar a perda auditiva.

Dessa forma, a mulher precisa estar atenta às indicações médicas relacionadas à vacina e à alimentação. Por exemplo, é essencial realizar sempre os exames solicitados. Essa conduta visa a preservação da saúde da mãe e do bebê, e evita muitas complicações, como as relacionadas à perda auditiva em crianças.

3) Acúmulo de cerume

Exame auditivo

O cerume, popularmente conhecido como cera nos ouvidos, é um motivo comum da perda auditiva em crianças. A cera é um importante elemento de proteção do nosso organismo. Em suma, a sua principal função é impedir que microrganismos invadam o canal auditivo.

Quando a cera é encontrada em excesso nos ouvidos, ela pode bloquear a percepção de sons, levando a perda de audição leve. Além disso, ela também pode trazer problemas auditivos quando com a intenção de limpar os ouvidos, a criança empurra a cera para dentro.

4) Doenças

As infecções são causas comuns da perda auditiva infantil. Dentre muitas, a otite é um motivo frequente de perda de audição nas crianças. Ela é caracterizada por uma inflamação que pode vir acompanhada de dor ou não nos ouvidos e normalmente se manifesta em conjunto com um quadro gripal.

Além da otite, doenças como meningite, sarampo, rubéola e caxumba podem levar a problemas auditivos nas crianças. A boa notícia é que todas essas doenças podem ser prevenidas tratando resfriados e gripes e se vacinando. Por isso, esteja sempre atento à caderneta de vacinação dos pequenos para que ela esteja em dia.

5) Acidentes

Os acidentes, principalmente graves, podem causar a perda auditiva infantil. Situações que levam a traumatismo craniano, trauma sonoro ou perfuração do tímpano tendem a afetar a audição.

Sobretudo nesses casos, é indispensável realizar o atendimento médico o quanto antes. O profissional capacitado avaliará a situação e saberá prescrever a melhor conduta para a recuperação.

Se o seu filho não responde aos sons ou apresenta atraso na fala é preciso ligar o sinal de alerta, ao passo que esses são sinais claros de perda auditiva em crianças. Como vimos, as causas são variadas e o mais importante é que o diagnóstico seja feito de forma precoce.

Certamente, quanto antes a perda auditiva infantil for tratada, maiores são as chances de a criança viver a sua vida normalmente, ainda que ela necessite usar aparelhos auditivos. Portanto, esteja sempre atento ao desenvolvimento do seu filho, e sempre que notar algo que indique problemas de saúde procure ajuda. A Comunicare conta com profissionais capacitados e especialistas para prestar o melhor atendimento aos pequenos!

Compartilhe o post nas suas redes sociais e permita que seus amigos também possam estar atentos à saúde auditiva das crianças.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

M

Onde você está?

Dessa forma você terá acesso aos produtos e serviços da sua região.

M

Localizando...

Unidade mais próxima

Agendar Teste Gratuito