perda auditiva leve

perda auditiva leve pode trazer consequências negativas à vida de uma pessoa. Embora não seja a fase mais avançada da doença, ela também prejudica a qualidade de vida de quem sofre com esse grau de perda auditiva.

A vida pessoal é uma das áreas mais afetadas, pois as pessoas com perda auditiva não se sentem confortáveis em participar de muitas coisas, como reunião de amigos e familiares, por exemplo. Além disso, o lado profissional também sofre impactos negativos devido às falhas na comunicação.

Dessa forma, o uso do aparelho auditivo como forma de tratamento torna-se fundamental para evitar e minimizar os problemas e dificuldades que a perda auditiva causa. Para você entender a importância do tratamento, convidei a fonoaudióloga de treinamento da Comunicare, Janine Santos Ramos, para contar por que quem sofre com perda auditiva leve precisa usar aparelho auditivo. Acompanhe!

Como funciona o grau de perda auditiva?

Dentro da fonoaudiologia, no ramo da audiologia, existem critérios para classificar o grau da perda auditiva. Esses critérios não são medidos em percentual, portanto, a perda é classificada em:

  • leve;
  • moderada;
  • moderadamente severa;
  • severa.

Essa classificação é baseada em um cálculo feito pela média de algumas frequências sonoras. O resultado numérico dado indicará o grau da perda auditiva.

O laudo audiológico não é baseado somente no grau, mas também em outras informações sobre a perda auditiva, como, tipo, configuração, lateralidade, etc. Porém, neste artigo vamos aprofundar o assunto sobre as consequências que o grau da perda auditiva pode trazer, mais especificamente, a perda auditiva de grau leve.

Independente de ser uma perda auditiva de grau leve, severo ou profundo, o paciente está em privação sensorial, ou seja, não está recebendo e ouvindo o som que ele poderia receber, portanto, não está dentro dos padrões de normalidade. Pensando nisso, ele precisará de tratamento e, na maioria das vezes, o tratamento mais eficaz é com o aparelho auditivo, que tem como um dos objetivos, devolver a audibilidade dos sons ao paciente.

No caso de uma perda auditiva leve, há dificuldade em ouvir falas e conversas de intensidade mais fraca, principalmente em situações de ambientes ruidosos e desafiadores. Já em um ambiente mais silencioso não há grandes dificuldades.

A fonoaudióloga explica que “na maioria das vezes, a perda auditiva dos pacientes começa de forma gradual, não do dia para a noite. Embora existam casos de perda súbita, isso é mais raro”.

Dessa forma, as pessoas demoram um pouco para perceber a perda auditiva. Mas alguns sinais podem fazer com que isso seja percebido mais rápido, possibilitando uma intervenção o mais precoce possível. Como em qualquer tratamento de saúde, quanto mais rápido ocorre a intervenção, melhor.

Há casos em que o paciente descobre a perda auditiva leve quando está investigando outra situação, como o zumbido. Às vezes, o paciente começa com a queixa de zumbido e, depois, durante a investigação da causa do zumbido, descobre que tem uma perda auditiva leve de base. Outro sintoma pode ser percebido quando o paciente começa a ter dificuldade em compreender falas em ambientes mais ruidosos.

O que é perda auditiva leve?

perda auditiva leve refere-se à incapacidade de ouvir sons suaves e mais fracos (canto dos pássaros, pessoa falando mais baixo, etc), além da dificuldade em entender em ambientes mais ruidosos.

Como a perda auditiva leve pode afetar a vida de uma pessoa?

A partir do momento em que, por causa da perda auditiva leve, a pessoa deixa de realizar algumas atividades de sua rotina, sua vida já está sendo afetada pela perda de audição. É muito comum que elas deixem de participar de reuniões com amigos e familiares, já que se sentem frustradas por ter dificuldades de desenvolver uma conversa simples em ambientes com mais ruídos, mais barulhentos como restaurantes, bares, festas de aniversário, etc.

Tudo isso faz com que a pessoa se isole, o que aumenta as chances do desenvolvimento de problemas emocionais, como depressão e ansiedade.

Por que o uso do aparelho auditivo é tão importante?

Os aparelhos auditivos são capazes de mudar a vida de uma pessoa, independente do grau de perda auditiva. Com o acompanhamento e tratamento adequado, o usuário tem a oportunidade de retomar o controle de sua vida e voltar à sua rotina normal, sem precisar da ajuda de terceiros.

Janine explica que “na Comunicare temos aparelhos auditivos para todos os tipos e graus de perda auditiva. Atendemos todas as necessidades de potência e tecnologia.”

Assim, a Comunicare tem tudo o que o paciente precisa em relação à qualidade sonora e tratamento auditivo, além de potência e tecnologia para corrigir a perda auditiva e entregar a performance ideal que trará solução auditiva em seu dia a dia, ela também oferece o acompanhamento por fonoaudiólogos altamente treinados para garantir reabilitação auditiva de excelência..

Em relação ao acompanhamento entregue pela Comunicare após a colocação do aparelho auditivo, vale ressaltar que essa etapa é fundamental para o sucesso do tratamento. O acompanhamento de todas as fases da adaptação por profissionais capacitados faz toda a diferença para o paciente aderir ao tratamento. A assistência e o suporte que ele receberá de um fonoaudiólogo, depois que começar a usar o aparelho, é muito importante.

Você conhece o Styletto Conect da Comunicare? É um aparelho inovador, com alta tecnologia sonora, com conectividade Bluetooth e carregamento sem fios. Considerado ideal para quem tem um estilo de vida muito ativo e busca por um aparelho com design moderno, ele foi desenvolvido para oferecer ao usuário mais praticidade e conveniência para quem sofre com a perda auditiva leve.

Quer conhecer um pouco mais do trabalho realizado na Comunicare? Agende agora mesmo a sua consulta e prepare-se para melhorar a qualidade de vida de quem sofre com a perda de audição!

10 Comentários

  1. Quenia

    Boa tarde,me chamo Quenia,tive uma perda súbita de audição do lado esquerdo..mista moderada a profunda.umbido o tempo todo me altera em TD ,n consigo dormir bem e n ouço com clareza
    Tenho curva tipo A em ambas as orelhas e n tenho condições de comprar um aparelho..e alguém puder me doar..por favor me ajudem

    Responder
    • Comunicare

      Prezada Sra. Quenia, boa noite! Tudo bem com você?
      Obrigado pelo envio da sua mensagem.

      Converse com a nossa equipe de atendimento para receber informações referente ao seu caso, a senhora pode preencher o nosso formulário de contato e solicitar um atendimento para saber mais informações : bit.ly/atendimento-distancia

      Ficamos à disposição.
      Atenciosamente, equipe Comunicare

      Responder
  2. Quenia

    Boa tarde,me chamo Quenia,tive uma perda súbita de audição do lado esquerdo..mista moderada a profunda.zumbido o tempo todo me altera em TD ,n consigo dormir bem e n ouço com clareza
    Tenho curva tipo A em ambas as orelhas e n tenho condições de comprar um aparelho..se alguém puder me doar..por favor me ajudem

    Responder
    • Comunicare

      Prezada Sra. Quenia, boa noite! Tudo bem com você?
      Obrigado pelo envio da sua mensagem.

      Converse com a nossa equipe de atendimento para receber informações referente ao seu caso, a senhora pode preencher o nosso formulário de contato e solicitar um atendimento para saber mais informações : bit.ly/atendimento-distancia

      Ficamos à disposição.
      Atenciosamente, equipe Comunicare

      Responder
  3. BRUNO RONALDO

    INFORMAÇÕES

    Responder
    • Comunicare

      Prezado, Sr. Bruno. boa noite! Tudo bem com você? Esperamos que sim?
      Obrigado pelo envio da sua mensagem.

      Como podemos lhe ajudar?

      Ficamos à disposição.
      Atenciosamente, equipe Comunicare

      Responder
  4. Gilmara Gomes dos Santos

    Olá meu nome é gilmara devido a uma crise de síndrome de meniere tive perda de audição súbita no ouvido direito fiz tratamento com corticoide mais não tive sucesso no tratamento. Não tenho condições de comprar um aparelho faço acompanhamento no hospital São Paulo, mais o susto não fornece aparelho para que tem perda auditiva leve e também tenho um zumbido horrível estou com esse problema a 5 anos😢😔🙇

    Responder
    • Comunicare

      Prezada Sra. Gilmara. Obrigado pelo seu contato.

      Converse com a nossa equipe de Atendimento sobre o seu caso.
      Você pode entrar em contato conosco ligando gratuitamente: 0800.001.4050

      Ou também, preenchendo o formulário de contato no nosso site, desta forma, a nossa equipe entra em contato com você. Acesse: queroouvirbem.com.br/contato

      Atenciosamente, equipe Comunicare

      Responder
  5. Jefferson Naves Borges

    Boa tarde tive uma trauma acústico por arma de fogo uma perda leve na audição estou com zumbido não consigo dormir Nei com remédios faz 6 dias hoje 23/05/21 muito triste com a situação já fui em dois médicos diferente me disseram que pode ser reversível estou tomando remédios poderia me ajudar

    Responder
    • Blog Autor

      Oi, tudo bem?
      Acreditamos que a melhor escolha seria buscar por um otorrinolaringologista para te auxiliar.

      Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

M

Onde você está?

Dessa forma você terá acesso aos produtos e serviços da sua região.

M

Localizando...

Unidade mais próxima

Agendar Teste Gratuito