surdez neurossensorial

Você sabe o que é a surdez neurossensorial? Tire suas dúvidas!

Você sabia que, até o ano de 2050, talvez existam 900 milhões de pessoas surdas no mundo? Isso segundo pesquisa da Organização Mundial de Saúde (OMS). Já no Brasil, são 10 milhões de surdos conforme dados de 2010 fornecidos pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os tipos e causas da perda da audição podem variar muito, como exemplo temos: surdez neurossensorial, surdez causada por infecções, surdez devido à perfuração do tímpano, entre outras.

No entanto, o mais importante é saber que existem tratamentos para curar ou melhorar a audição e, com isso, obter mais qualidade de vida, conviver melhor em sociedade e ser mais produtivo no trabalho.

Continue lendo o post, aprenda um pouco mais sobre surdez neurossensorial e solucione algumas dúvidas. Boa leitura!

O que é surdez neurossensorial?

O nosso ouvido é dividido em ouvido externo, em que se encontra o canal auditivo (local por onde entra o som) e membrana timpânica; orelha média, em que encontramos os ossículos martelo, estribo e bigorna; e ouvido interno, em que estão a cóclea e as células ciliadas.

As ondas sonoras entram pelo ouvido externo e promovem a vibração da membrana timpânica. Essas vibrações são amplificadas na parte média e transformadas em pulsos elétricos na região interna. A seguir, os pulsos são conduzidos ao cérebro pelo nervo auditivo para que ocorra a decodificação e interpretação do som.

perda auditiva neurossensorial é aquela que acontece no ouvido interno ou na comunicação entre o ouvido e o cérebro. A perda auditiva neurossensorial ocorre devido às lesões no nervo da audição ou nas células ciliadas.

Esse tipo de surdez é permanente e mais comum na velhice. O prejuízo pode ser superficial ou profundo, dependendo da extensão da região lesionada. No entanto, existem tratamentos que melhoram as condições de ouvir.

Quais são suas causas?

Envelhecimento

Com o passar dos anos, o corpo perde sua capacidade de se regenerar rapidamente, com isso, os sentidos ficam afetados. Entre eles, está a audição que vai diminuindo. No entanto, não existe uma idade preestabelecida em que a perda auditiva acontecerá.

Por causa disso, é tão importante consultar o médico e realizar os exames de rotina para verificar a capacidade de ouvir e saúde auditiva.

Causas congênitas

O bebê nasce com perda auditiva devido à vários fatores de risco, dentre eles, podemos citar como exemplo, asinfecções que ocorreram com a gestante durante a gravidez. Elas são provocadas por sífilis, rubéola e toxoplasmose. As gestantes devem fazer o pré-natal corretamente para evitar complicações dessas doenças.

Diabetes e hipertensão

Essas doenças têm a característica de prejudicar o sistema circulatório. Portanto, a microcirculação que acontece na região do ouvido interno é diminuída e, assim, o tecido local pode morrer devido à falta de nutrientes.

Traumas

Os traumatismos que ocorrem na região da cabeça e pescoço podem afetar estruturas internas e danificar a comunicação entre o ouvido e o cérebro.

Frequentes infecções de ouvido

Se a infecção acontece de forma recorrente, a microcirculação da região da cóclea e das células ciliadas pode ser diminuída. E, assim como no caso do diabetes e hipertensão, o tecido local não sobreviverá sem nutrientes.

Exposição a altos ruídos

Os sons acima de 85 decibéis podem lesar as estruturas do ouvido. Portanto, a exposição constante a esses barulhos causa um prejuízo progressivo à audição. Evite locais com sons altos e, se o ambiente de trabalho for barulhento, não se esqueça de usar os equipamentos para sua proteção.

Doenças autoimunes e otosclerose

As doenças autoimunes auriculares são aquelas em que o próprio corpo agride as estruturas do ouvido interno. Não há como preveni-las, no entanto, existe tratamento para que a doença fique estabilizada.

Já a otosclerose é uma doença hereditária que causa um crescimento anormal dos ossos na região média do ouvido.

 

Medicamentos ototóxicos

Algumas substâncias danificam a composição do sistema auditivo quando usadas em altas dosagens ou por longos períodos. Por isso, só use medicamentos indicados e sob a orientação de um médico.

Quais são seus principais sintomas?

Os sintomas da surdez neurossensorial surgem ao longo da vida (se não for um caso congênito). E, com o passar dos anos, eles vão progredir. Então, fique atento se:

  • tiver dificuldade para ouvir qualquer tipo de som;
  • não entender o que o outro fala;
  • pedir para que a outra pessoa repita a fala frequentemente;
  • sentir dificuldade para identificar a origem do som (perda unilateral da audição);
  • fizer esforço para ouvir conversas em ambientes barulhentos, como em uma festa ou em uma rua movimentada;
  • não conseguir ouvir a televisão ou rádio no volume de costume;
  • sentir um zumbidono ouvido.

Como é feito o diagnóstico dessa doença?

surdez neurossensorial é diagnosticada pelo médico otorrinolaringologista. Esse profissional vai realizar uma consulta clínica inicialmente. Nesse momento, você fornecerá todas as informações por ele solicitadas. Prepare-se com antecedência, pois as possíveis perguntas são:

  • Você sente alguma dor no ouvido?
  • Tem infecções de ouvido recorrentes?
  • Você escuta bem?
  • Entende o que as pessoas falam com você?
  • Já sofreu algum traumatismo craniano?
  • Você tem diabetes ou hipertensão?
  • Tem a sensação de zumbido no ouvido?
  • Há quanto tempo os sintomas surgiram?
  • Eles estão piorando com o passar do tempo?

O médico vai avaliar o ouvido e verificar se existe alguma alteração na região mais externa que impossibilite a passagem do som. Em seguida, solicitará exames mais específicos, como a audiometria. O resultado demonstrará a capacidade e a sensibilidade auditivas. O exame deve ser realizado por um fonoaudiólogo.

Quais são os tratamentos mais comuns para surdez neurossensorial?

O médico deve ser procurado rapidamente após o aparecimento dos primeiros sintomas para que o dano causado no sistema auditivo não se estenda.

surdez neurossensorial é permanente, porém, existe tratamento. Primeiramente, o tratamento consiste em suspenser ou curar o que está causando a perda auditiva. Em seguida, o paciente fará uso de um aparelho auditivo. Em alguns casos, em que a surdez é grave, pode ser colocado um implante coclear durante um procedimento cirúrgico.

Depois de tudo que você leu, pode perceber que a surdez neurossensorial tem tratamento, e a prevenção se baseia nos cuidados para evitar as causas da doença. Portanto, evite os fatores que a desencadeiam. Procure por clínicas especializadas em audição que tenham recursos terapêuticos para avaliar e tratar seus sintomas. Porque ouvir é ter qualidade de vida.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre surdez neurossensorial, entre em contato conosco e conheça os serviços e produtos que podemos lhe oferecer! Aguardamos você!

 

6 Comentários

  1. Edna da silva

    Trabalho como telefonista há 7 anos tenho 54 anos e tenho 24 anos de registro em carteira estou com zumbido no ouvido fiz audiometria no médico do trabalho aonde a fonodiologa me disse que tenho perda auditiva neurossensorial nos 2 ouvidos estou preocupada pois não estou escutando muito bem e com zumbido forte nos ouvidos e com dor de cabeça gostaria de ajuda pois estava lendo as matérias referente perda de audição pois trabalho ainda estou de férias desde de agradeço

    Responder
    • Comunicare

      Prezada Sra. Edna, boa noite! Tudo bem com você?
      Obrigado por seu contato.

      A Comunicare é Centro de Referência no Tratamento do Zumbido e em reabilitação auditiva de excelência. Você pode conversar com um de nossos fonoaudiólogos para esclarecer suas dúvidas e saber como funciona o tratamento e a tecnologia dos nossos dispositivos. Essa avaliação é gratuita e você poderá nesse primeiro atendimento fazer de forma 100% à distância, através do nosso teleconsultas. E você pode também fazer um teste com nossos aparelhos auditivos, de forma gratuita, fale com a nossa equipe de atendimento para saber mais.

      Você pode entrar em contato conosco aqui pelo nosso site, basta acessar o link abaixo
      https://comunicareaparelhosauditivos.com/contato

      Ou nos ligue gratuitamente: 0800.001.4050
      De segunda a sexta-feira, das 08h30 às 19h.

      Vamos aguardar o seu contato.
      Atte. equipe Comunicare

      Responder
  2. Sergio santos

    Boa noite meu nome é Sergio gostaria de saber se perda auditiva neurossesoeural moderada a severa e considerado de eficiência e se tem tratamento

    Responder
    • Comunicare

      Prezado Sr. Sérgio. Obrigado pelo seu contato.

      Converse com a nossa equipe de fonoaudiólogos experientes e focados em reabilitação auditiva e combine um atendimento para o senhor. Através desse atendimento, a nossa equipe poderá melhor lhe orientar de acordo com o seu caso e também apresentar a tecnologia dos nossos dispositivos das marcas Premium Signia e Widex para uma reabilitação auditiva de excelência. Esse atendimento é gratuito.

      Você pode entrar em contato pelo link abaixo ou também pelo nosso atendimento telefônico.
      https://comunicareaparelhosauditivos.com/contato

      Ligue gratuitamente: 0800.001.4050
      De segunda a sexta-feira, das 08h30 às 19h

      Vamos aguardar o seu contato.
      Atte. equipe Comunicare

      Responder
  3. RENAN DA SILVA

    Boa noite!
    Estou sobre investigação médica, a princípio uma surdez súbita no ouvido esquerdo onde só ouço zumbidos. Estou tomando prednisolona 20mg para tentar reverter essa situação que já fazem 11 dias. O remédio estou tomando a 5 dias, porém não tive nenhum avanço.
    É possível recuperar a audição completamente?
    Caso não tenha uma melhora com medicamento terei que usar aparelho pra sempre ou há possibilidade de usar por um tempo e recuperar?

    Responder
    • Blog Autor

      Oi, tudo bem?
      Infelizmente não podemos dar uma opinião sobre isso sem um diagnóstico, para solucionar o seu problema, acreditamos que a melhor escolha seria buscar por um otorrinolaringologista para te auxiliar.

      Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

M

Onde você está?

Dessa forma você terá acesso aos produtos e serviços da sua região.

M

Localizando...

Unidade mais próxima

Agendar Teste Gratuito