FALTAM R$ 199 PARA O FRETE GRÁTIS

A alergia é um processo de reação do organismo a algum agente externo que o sistema de defesa entende como uma ameaça. Algumas pessoas podem conviver normalmente com esses elementos, e outras podem ter o que chamamos de “reação alérgica” a eles. Em períodos sazonais, é comum que as alergias afetem o canal auditivo, os olhos e as vias aéreas.
Quando as alergias afetam os ouvidos, costumam desencadear diversos sintomas, incluindo inclusive, a própria perda auditiva. Quem passa por essa situação costuma ficar assustado. Assim, para que você se informe sobre o assunto e saiba diferenciar quando os seus sintomas são decorrentes de alergias ou perda auditiva de fato, criamos este artigo esclarecendo o assunto. Siga com a leitura!
Como saber se é alergia ou perda auditiva?
A perda auditiva que acontece devido a uma alergia costuma se manifestar de forma condutiva, ou seja, o som ambiente é captado no ouvido externo, mas não consegue ser conduzido para a parte interna. Essa interrupção na transmissão do som é causada por algum problema no canal auditivo, fruto da alergia, que afeta a pele, levando ao inchaço ou a coceira. Além desses sintomas, outro que pode indicar um processo alérgico é o aumento de fluído nos ouvidos, que traz uma sensação de ouvido tapado.
Quando se trata de alergia, o caráter é temporário, ou seja, dentro de um espaço de tempo a pessoa tende a recuperar a audição normalmente. Esse tipo de perda auditiva, muitas vezes, é confundido com a repentina, já que ambas costumam acontecer de uma hora para outra.
A principal diferença entre elas é a causa do problema. A alérgica, como já vimos, acontece em decorrência de uma obstrução de som. Já outros tipos, como a perda auditiva neurossensorial súbita, se manifesta a partir de situações distintas como: infecções bacterianas ou virais, trauma, doenças que afetam o sistema neurológico, má circulação do sangue, etc.

O que fazer quando notar os primeiros sintomas?
Independente da situação, a perda auditiva temporária ou repentina tende a ser reversível. Contudo, é preciso estar atento e agir já nos primeiros sintomas para que as condições mais graves possam ser tratadas a tempo.
Portanto, mesmo que você considere que a perda auditiva é causada por uma alergia sazonal, quando os primeiros sinais de mudança na capacidade de ouvir o som aparecerem, o mais indicado é procurar um médico otorrinolaringologista para que ele possa avaliar a situação, encontrar o diagnóstico correto e sugerir o tratamento mais adequado.
Além disso, é importante realizar a limpeza dos ouvidos sempre que necessário de uma forma correta, caso contrário, pode haver uma piora na situação. Esse prejuízo acontece quando a pessoa, com o intuito de limpar, empurra a cera para dentro, aumentando o risco de inflamação e atrapalhando ainda mais a audição devido ao acúmulo de cera na região.
Para efetuar a limpeza da maneira certa, você deve utilizar a ponta de uma toalha macia e retirar a cera do ouvido externo de forma suave. Sempre que houver um possível acúmulo no canal, procure um otorrino.
As alergias que afetam as vias respiratórias, os olhos e os ouvidos são normais em períodos sazonais, como na primavera, e podem causar muito mal-estar para aqueles que sofrem com elas. A sensação de não ouvir decorrente da perda auditiva, mesmo que seja momentânea, traz muita angústia. Por isso, fique atento aos sintomas, mantenha a saúde dos seus ouvidos em dia e não deixe de procurar ajuda se perceber algo diferente. Você pode agendar agora mesma uma avaliação auditiva gratuita e sem compromisso.
Gostou de saber as diferenças entre alergias ou perda auditiva? Para aprender ainda mais, confira o artigo em que mostramos os cuidados essenciais com a audição.

2 Comentários

  1. Marinete Alberti

    Esclarecedor, eu tenho alergia e ainda trabalho em um call center, estou com ruído de metal 24 h, além de muitas vezes ter a sensação de estar tapado. Vou ver isso. Obrigada

    Responder
    • Blog Autor

      Oi, tudo bem?
      Obrigado, ficamos muito felizes com seu Feedback!

      Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

M

Onde você está?

Dessa forma você terá acesso aos produtos e serviços da sua região.

M

Localizando...

Unidade mais próxima

M

Informe seus dados para iniciar seu atendimento.